Benefícios do brócolis: conheça 6 propriedades desse alimento para sua saúde.

0

Você conhece os benefícios do brócolis? Vegetal simpático e muito delicioso, está presente na mesa de muitos brasileiros pelo seu sabor e seus efeitos nutricionais importante. Além disso, vêm ganhando ainda mais nosso coração com a descoberta de inúmeros benefícios que promove na saúde, de maneira geral.

Por isso, o brócolis é incomparável. É difícil encontrar um alimento natural que reúna tantas propriedades e as alie com tanto sabor! Por exemplo, o brócolis é rico em betacaroteno, substância conhecida pelo seu poder de controlar doenças do coração e seu efeito antioxidante.

Dessa maneira, o mais legal no alimento é que ele pode ser aproveitado, do caule ao topo. Todo ele é nutritivo, saboroso e fibroso, com uma composição perfeita entre nutrição, leveza nutricional, fibras e minerais. Conheça um pouco mais sobre os benefícios do brócolis para sua saúde e nunca mais deixe de incorporar essa delícia na sua cozinha.

 

Potencialize os benefícios do brócolis para toda sua família
Imagem: Reprodução / Pexels

O que é brócolis

Se você é uma pessoa que está sempre com disposição para inovar na sua culinária, o brócolis já é um velho amigo seu. Isso porque ele é uma das verduras mais nutritivas e saborosas encontradas na nossa alimentação saudável. O brócolis é sinônimo de comida boa.

Dessa maneira, essa verdura tão bonitinha traz muitos benefícios para nossa saúde, desde proteção e prevenção de doenças, como no controle de taxas altas de colesterol e controle de problemas crônicos.

Ele é um alimento nutritivo, acessível e fácil de preparar. É rico em substâncias essenciais ao nosso corpo, como vitaminas e minerais, componentes importantes para combater inúmeros problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e tipos comuns de câncer.

Os benefícios do brócolis não param por aí. Dessa maneira, as florzinhas desse vegetal são capazes de fornecer substâncias chamadas glucosinolatos, que têm capacidade de melhorar a saúde geral do organismo e prevenir o surgimento de diversos tipos de cânceres.

 

6 benefícios do brócolis

Além do sabor incomparável, o brócolis é bem aceito na cozinha brasileira pelas suas propriedades benéficas à nossa saúde. Essa verdura pode atuar desde os nossos ossos até no nosso sistema imunológico, fortalecendo nossas defesas, de dentro para fora. Ainda, existem diversos estudos que demonstram as propriedades e benefícios do brócolis contra câncer.

Por isso, descubra seis incríveis benefícios do brócolis para a sua saúde e leve agora essa delícia para a mesa da sua família!

Prato preparado com inúmeros benefícios do brócolis
Imagem: Reprodução / Pexels

É rico em vitaminas, minerais e antioxidantes

O primeiro benefício do brócolis é sua quantidade incrível de componentes importantes para nossa nutrição e manutenção da saúde em geral! Substâncias como as vitaminas C e E, além de minerais, fibras e vários fitoquímicos fortalecem nosso organismo, mantendo nosso corpo funcionando de forma perfeita.

Esses componentes ajudam a retardar o envelhecimento da pele, diminuem processos inflamatórios e fortalecem nossas células contra patógenos externos, além de muitos outros benefícios.

 

Melhora o sistema imunológico

O brócolis tonifica nosso sistema imune, protegendo nosso corpo de possíveis agentes patogênicos que nos deixam doentes. Isso porque ele possui grandes quantidades naturais e benéficas de vitaminas A, C, E e K, além de minerais como manganês, cálcio, e ferro.

Assim, esses nutrientes são responsáveis por fortalecem o sistema imunológico e combater infecções oportunistas!

 

Um dos melhores benefícios do brócolis é fortalecer os ossos

Além de todas essas propriedades, o brócolis pode fortalecer os ossos do nosso organismo, por ser fonte abundante de minerais como magnésio, cálcio, zinco e vitamina K.

Dessa maneira, ele promove a mineralização do tecido ósseo e no seu fortalecimento geral, deixando nossos ossos e articulações saudáveis. Ainda, a alimentação rica em brócolis em todas as idades previne o desenvolvimento da osteoporose.

 

Combate o envelhecimento

Essa verdura é ótima também para quem deseja manter a pele jovem por mais tempo! O brócolis possui substâncias antioxidantes e flavonoides.

Dessa forma, elas atuam na produção e manutenção de fibras colágenas, que melhoram a elasticidade da pele. Já os flavonoides são bioativos que possuem a capacidade de combater radicais livres que promovem o envelhecimento celular. Por isso, ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele.

Alie os benefícios do brócolis a outros alimentos saborosos e nutritivos
Imagem: Reprodução / Pixabay

Reduz o colesterol

Quer proteger o seu corpo contra os malefícios do colesterol ruim? A ingestão do brócolis na sua alimentação pode ser a solução! Isso porque ele é um alimento rico em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol.

Dessa forma, tem a capacidade de diminuir sua reabsorção pelo corpo, controlando seus níveis de forma equilibrada no organismo.

Previne contra doenças cardiovasculares

Um dos melhores benefícios do brócolis são suas propriedades para o coração e circulação. Além de prevenir contra os efeitos do colesterol ruim, ele mantém a saúde dos vasos sanguíneos, controlando a normalidade da pressão arterial.

O brócolis também é rico em uma substancia chamada sulforafano, potente anti-inflamatória capaz de prevenir o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

Crie uma mesa colorida para potencializar os benefícios do brócolis
Imagem: Reprodução / Pexels

Preparos para potencializar os benefícios do brócolis

Não há dúvidas quanto às diversas propriedades e benefícios dessa delícia de vegetal! Ainda existem muitas outras características do brócolis que pesquisadores, médicos e agrônomos se dedicam a estudar, todos os dias!

Por isso, esteja sempre com sua saúde em dia, em contato com seu nutricionista, para combinar as delícias do brócolis a outros alimentos deliciosos e cheios de benefícios!

Dessa forma, inove na sua cozinha! Assim, a verdura pode ser preparada para sua família de diversas formas!
Desde cozido e refogado, até cru em uma salada deliciosa, o importante é não deixar essa delícia de fora! As crianças podem gostar de experimentar o brócolis ao forno, gratinado! Que tal?

Ele ainda pode ser o ingrediente principal de diversas receitas especiais para juntar a galera em volta da mesa! Assim, aposte em tortas, suflês, pizzas e lasanhas vegetarianas, risotos e massas com essa delícia! Bem conhecido na cozinha mediterrânea, ele combina bem com carnes e batatas.

Por isso, alie nutrição, sabor e muita criatividade para não perder nenhuma propriedade do brócolis. Assim, alie seus benefícios a exercícios físicos, sucos deliciosos e refrescantes e muito amor, para potencializar uma vida saudável para sua família!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy