Alongamento: o que é e quais os benefícios para a saúde?

0 47

Não importa se você é atleta profissional, uma pessoa que se exercita regularmente na academia ou em casa ou alguém que simplesmente não gosta de fazer exercícios físicos, com certeza você já ouviu dizer que a prática regular de atividades físicas é uma grande aliada da nossa saúde física e mental. E, entre as atividades mais recomendadas para todos os tipos de pessoa – desde os mais jovens até os idosos, em todos os níveis de condicionamento –, merece destaque o alongamento. Tem gente que torce o nariz para essa prática, mas os benefícios do alongamento para o nosso corpo são muitos.

Alongamento: o que é e como fazer

Benefícios do alongamento
Foto: Fabiano Silva

Se você tem interesse em saber quais são os benefícios do alongamento, antes de qualquer coisa é preciso entender o que é e como praticar essa atividade para aproveitar o que ela tem de melhor. Resumidamente, alongar é o mesmo que esticar os músculos. E, entre tantas funções que desempenham, segundo especialistas, são eles (os músculos) os responsáveis por permitir que nosso corpo se movimente no dia a dia. O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, aliviando, portanto, as tensões sobre elas.

Existem diversos tipos de alongamento para trabalhar os músculos das pernas, braços, quadris, ombros, pescoço e coluna. Mas, antes de começar a se alongar de qualquer jeito, o ideal é que você procure um profissional. Isso porque, se feito de forma errada, o alongamento pode trazer complicações futuras e não benefícios. Além disso, segundo o personal trainer Márcio Lobo, “Para desenvolver de fato a mobilidade nas articulações e aprimorar a elasticidade, é necessário realizar uma sessão de alongamento mais completa”.

Mas, e quanto ao alongamento que somos incentivados a fazer antes de fazer as atividades físicas? Segundo o personal, os benefícios do alongamento nesse caso estão voltados para aquecer e preparar o corpo para o que vem pela frente. “Alongar antes dos exercícios servirá como aquecimento, já que, normalmente, é dinâmico e rápido”, conta. Ainda segundo o profissional, é importante que o alongamento seja feito depois que o corpo estiver aquecido. Ele alerta que “Alongar a musculatura fria pode causar lesões”.

Alongamento
Foto: Taco Fleur

Quais são os benefícios do alongamento?

Agora que você já sabe que alongar é uma prática que melhora a flexibilidade, a elasticidade e a força muscular, vamos falar sobre os benefícios do alongamento – que são muitos. É bom ficar claro que essa prática não é recomendada só para quem se exercita regulamente. Isso porque pessoas sedentárias também precisam dos músculos para se movimentar. E para além do que alongar faz pelas fibras musculares, saiba que a prática massageia os órgãos internos e ainda colabora para a melhora da circulação sanguínea. Sendo assim, confira quais são os principais benefícios do alongamento e alongue-se diariamente.

– Alivia a tensão muscular;

– Relaxa corpo e mente;

– Aumenta a flexibilidade;

– Melhora a postura;

– Reduz o risco de lesões;

– Alivia dores após o exercício;

– Colabora no tratamento de dores na coluna;

– Promove consciência corporal;

– Aquece os músculos antes das atividades físicas;

– Previne tendinites;

– Auxilia na recuperação de lesões;

– Ajuda a ter noites de sono mais tranquilas.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy