Alongamento: o que é e quais os benefícios para a saúde?

0

Não importa se você é atleta profissional, uma pessoa que se exercita regularmente na academia ou em casa ou alguém que simplesmente não gosta de fazer exercícios físicos, com certeza você já ouviu dizer que a prática regular de atividades físicas é uma grande aliada da nossa saúde física e mental. E, entre as atividades mais recomendadas para todos os tipos de pessoa – desde os mais jovens até os idosos, em todos os níveis de condicionamento –, merece destaque o alongamento. Tem gente que torce o nariz para essa prática, mas os benefícios do alongamento para o nosso corpo são muitos.

Alongamento: o que é e como fazer

Benefícios do alongamento
Foto: Fabiano Silva

Se você tem interesse em saber quais são os benefícios do alongamento, antes de qualquer coisa é preciso entender o que é e como praticar essa atividade para aproveitar o que ela tem de melhor. Resumidamente, alongar é o mesmo que esticar os músculos. E, entre tantas funções que desempenham, segundo especialistas, são eles (os músculos) os responsáveis por permitir que nosso corpo se movimente no dia a dia. O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, aliviando, portanto, as tensões sobre elas.

Existem diversos tipos de alongamento para trabalhar os músculos das pernas, braços, quadris, ombros, pescoço e coluna. Mas, antes de começar a se alongar de qualquer jeito, o ideal é que você procure um profissional. Isso porque, se feito de forma errada, o alongamento pode trazer complicações futuras e não benefícios. Além disso, segundo o personal trainer Márcio Lobo, “Para desenvolver de fato a mobilidade nas articulações e aprimorar a elasticidade, é necessário realizar uma sessão de alongamento mais completa”.

Mas, e quanto ao alongamento que somos incentivados a fazer antes de fazer as atividades físicas? Segundo o personal, os benefícios do alongamento nesse caso estão voltados para aquecer e preparar o corpo para o que vem pela frente. “Alongar antes dos exercícios servirá como aquecimento, já que, normalmente, é dinâmico e rápido”, conta. Ainda segundo o profissional, é importante que o alongamento seja feito depois que o corpo estiver aquecido. Ele alerta que “Alongar a musculatura fria pode causar lesões”.

Alongamento
Foto: Taco Fleur

Quais são os benefícios do alongamento?

Agora que você já sabe que alongar é uma prática que melhora a flexibilidade, a elasticidade e a força muscular, vamos falar sobre os benefícios do alongamento – que são muitos. É bom ficar claro que essa prática não é recomendada só para quem se exercita regulamente. Isso porque pessoas sedentárias também precisam dos músculos para se movimentar. E para além do que alongar faz pelas fibras musculares, saiba que a prática massageia os órgãos internos e ainda colabora para a melhora da circulação sanguínea. Sendo assim, confira quais são os principais benefícios do alongamento e alongue-se diariamente.

– Alivia a tensão muscular;

– Relaxa corpo e mente;

– Aumenta a flexibilidade;

– Melhora a postura;

– Reduz o risco de lesões;

– Alivia dores após o exercício;

– Colabora no tratamento de dores na coluna;

– Promove consciência corporal;

– Aquece os músculos antes das atividades físicas;

– Previne tendinites;

– Auxilia na recuperação de lesões;

– Ajuda a ter noites de sono mais tranquilas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy