Conheça os benefícios do abacate e a melhor maneira de consumir

0 350

O abacate é uma fruta muito presente no dia a dia dos brasileiros, barata e fácil de ser encontrada nos mercados. A versatilidade da fruta é o que mais chama atenção dos consumidores, que fica gostosa tanto em receitas salgadas ou doce. Apesar do alto consumo, muitas pessoas não sabem quais são os benefícios por trás do consumo do abacate e quais as vitaminas presentes nessa fruta. Saiba mais sobre o assunto e como incluir na sua dieta.

Benefícios do abacate

Se consumido de maneira adequada e aliada a diversos outros hábitos saudáveis, o abacate por trazer diversos benefícios para a saúde. Saiba quais são eles:

1- É bom para os olhos: o abacate contém luteína e zeaxantina, que são antioxidantes, importantes para a saúde dos olhos. Esses fitoquímicos são responsáveis por minimizar os danos externos nos olhos, incluindo os raios ultravioletas. Além disso, a fruta pode ajudar os olhos a se manterem saudáveis por mais anos, prolongando a saúde do mesmo.

2- Fortalece o coração: a fruta possui gordura boa, que ajuda no controle do colesterol e assim, protegendo o coração de doenças cardiovasculares. O consumo do abacate também diminui a pressão alta, contribuindo ainda mais na prevenção de doenças.

3- Contribui para a saúde dos ossos: o abacate é rico em vitamina K, que é importantíssima para a saúde dos ossos. Além disso, possui diversos nutrientes como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio, que também contribuem para a saúde do mesmo. Juntos, os nutrientes e as vitaminas fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.

4- Gravidez saudável: vitamina B9 ou ácido fólico, é importante para a saúde das mulheres grávidas, do feto e também para as tentantes. O ácido fólico pode ajudar a prevenir o aborto espontâneo ou outras doenças que podem acometer o feto. E o abacate é rico nessa vitamina.

5- Afasta o estresse e previne depressão: por causa da glutationa, um antioxidante que é produzido também pelo organismo, o abacate ajuda a controlar o cortisol, o hormônio que contribuí para o estresse e a depressão. Consumindo o abacate, esse nutriente irá regular e os sintomas irão diminuir. Além disso, também é rico em vitamina B3, que ajuda no controle da ansiedade.

6- Previne constipação: se você sofre com intestino preso ou desregulado, aposte no consumo de abacate. A fruta é rica em fibras, importantíssima para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. A gordura boa presente no abacate ainda ajuda na evacuação.

7- Auxilia no emagrecimento: por ser rico em fibras, o abacate por ser um grande aliado na busca de perda de peso. Esses nutrientes dão uma sensação de saciedade, assim, evitando as famosas beliscadas durante o dia e também controla o açúcar do sangue, diminuindo a fome em excesso.

+ Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

Quais os malefícios do abacate?

Por causa da sua gordura e a quantidade de calorias, o abacate passou a ser considerado um vilão da dieta, mas não faz mal a saúde se consumido da maneira correta. Assim como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação e adequado uma quantidade de porção para cada pessoa. Para consumir corretamente e aproveitar todos os benefícios da fruta, é importante se consultar com um nutricionista.

Qual a melhor forma de consumir abacate?

Para ser mais saudável, a melhor forma do consumo é natural, mas é possível encontrar receitas deliciosas e fitness para aproveitar o sabor do abacate. Pode ser consumido por até três vezes na semana e o ideal é que fique entre 100g diárias. Veja algumas ideias para consumir.

+ 10 receitas com avocado que irão surpreender seu paladar

Vitamina de abacate – benefícios do abacate

Vitamina de abacate
Benefícios do abacate – Nestlé

Ingredientes

– meio abacate pequeno maduro
– 1 folha pequena de couve
– 2 colheres (sopa) de leite em pó
– 1 colher (chá) de mel
– 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

1- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo;
2- Sirva.

Nestlé

Salada de abacate

Salada de abacate
Panelinha

Ingredientes

Salada

– 1 bulbo de erva-doce
– 3 xícaras (chá) de tomate-cereja (cerca de 400 g)
– 2 colheres (chá) de orégano seco
– 1 abacate
– caldo de ½ limão
– folhas de salsinha para decorar

Molho

– ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco
– ¼ de xícara (chá) de leite
– 2 colheres (sopa) de caldo de laranja
– 1 colher (sopa) de caldo de limão
– ¼ de maço de maço de salsinha
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Salada

1- Lave a erva-doce sob água corrente. Sobre uma tábua, corte-a ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas. Reserve;
2- Lave os tomates e corte-os ao meio. Tempere com sal e orégano. Reserve;
3- Corte o abacate em cubinhos de 1 cm e tempere com sal e o suco de limão. Reserve;
4- Lave as folhas de salsinha. Não é preciso picá-las;
5- Numa tigela, coloque todos os ingredientes, regue com o molho e misture delicadamente. Salpique com as folhas de salsinha e sirva a seguir.

Molho

1- No liquidificador, bata todos os ingredientes por 1 minuto ou até obter um molho homogêneo;
2- Acrescente e misture na salada.

 

Por: Panelinha

Pudim saudável de abacate e chia

Pudim saudável de abacate e chia
Feitiçaria Fit

Ingredientes

– 1 abacate maduro
– 2 a 3 colheres (sopa) de mel
– 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
– 2 colheres (sopa) de semente de chia
– 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

1- Misture o abacate, o adoçante, o extrato de baunilha e as sementes de chia em um liquidificador ou processador;
2- Adicione o leite e misture gradualmente até atingir uma consistência cremosa;
3- Despeje o pudim em taças/tigelas e refrigere por pelo menos 2 horas;
4- Salpique com amêndoas fatiadas e sirva.

Por: Feitiçaria Fit

Fontes:

[Why is avocado good for you?. Medical News Today, 2021. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/270406>. Acesso em: 25, outubro e 2021]

[Abacate é aliado da perca de peso. Viva Bem, 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/07/05/abacate-e-aliado-da-perda-de-peso-veja-outros-7-beneficios.htm>. Acesso em: 25, outubro e 2021]

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy