Emagrecer e bronzear: conheça esses e outros benefícios da cenoura

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A cenoura é um dos alimentos mais usados na cozinha brasileira porque é versátil e saborosa. Vai bem em saladas, sucos, refogados, bolos, suflês, lanches, caldos, tortas, como purê e mais uma infinidade de receitas. Mas, mais que isso, essa raiz contém nutrientes importantes para a nossa saúde. E tem mais: ela é pobre em calorias e rica em fibras. Por isso, pode dar uma forcinha na dieta. Além disso, o betacaroteno ajuda no bronzeamento. Saiba mais sobre os benefícios da cenoura e como consumir esse alimento incrível.

Quais são os benefícios da cenoura?

Cenoura
Foto: Albert Fietz

A cenoura pode ser consumida crua ou cozida e também adicionada no preparo de diversas receitas. É um alimento muito versátil e também muito popular na culinária brasileira. No mercado, ela está disponível em diferentes cores, mas a mais comum é a laranja, que é rica em alfa e beta carotenos, nutrientes que favorecem a absorção de vitamina A. “A cenoura também é fonte de outras vitaminas, como a C, antioxidantes e fibras. Possui propriedades antibacterianas e antissépticas, tem poucas calorias e baixo índice glicêmico quando consumida crua”, afirma a nutricionista Carolina Gastaldo.

Dica da nutri: armazene a cenoura submersa em água na geladeira e ela continuará firme e crocante por 15 dias. Confira, agora, os principais benefícios da cenoura:

Colabora para o emagrecimento saudável

Por ser pobre em calorias e rica em fibras, a cenoura é capaz de dar uma forcinha na dieta de emagrecimento. Nesse caso, aposte em sucos detox – com couve, por exemplo, inclua a raiz crua na salada, faça sopas e cremes com pouca gordura. Mas não se esqueça que sozinho nenhum alimento faz emagrecer.

Beneficia o sistema imunológico

De acordo com a nutricionista, graças às suas propriedades antibacterianas e antissépticas, a cenoura colabora com o nosso sistema imunológico. Isso porque, além de conter alfa e betacarotenos, que favorecem a absorção de vitamina A, a raiz tem alta concentração de vitamina C.

Cenoura previne doenças da visão

Se você já ouviu dizer que cenoura faz bem para a vista, acredite, pois é verdade. “O betacaroteno é um pigmento presente na cenoura, que auxilia na prevenção de doenças da visão”, conta Carolina. A cenoura protege protetora contra a degeneração macular e a catarata.

Ajuda a bronzear

Suco de cenoura
Foto: Pixabay

Dar uma forcinha na hora de pegar um sol é um benefício bastante popular desde os tempos da vovó que também se dá graças ao betacaroteno. Antes de se expor ao sol, a nutricionista recomenda: “Para um bronzeado saudável, aposte no suco de cenoura com laranja e, claro, não se esqueça do protetor”.

Ajuda no controle da glicemia

A cenoura é um vegetal pobre em amido, assim como o brócolis e a abobrinha. Além disso, estudos sugerem que o consumo desse alimento é benéfico para pessoas com diabetes porque tem baixo índice glicêmico, vitaminas e fibras, que ajudam a reduzir o nível de glicose no sangue.

Cenoura colabora na digestão

Rica em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina, celulosa e lignina, por exemplo, a cenoura é aliada do bom funcionamento do sistema digestivo. O consumo frequente desse vegetal ajuda o intestino a funcionar corretamente. Nesse caso, dê preferência para a cenoura crua – inclua em saladas e sucos.

Previne o envelhecimento precoce e o câncer

Estudos indicam que os antioxidantes, os polifenois e uma substância chamada falcarinol – um pesticida natural – são responsáveis por prevenir doenças como o câncer de mama, de pulmão, de estômago e de cólon. Além disso, a união de betacaroteno e vitamina C ajuda a retardar o envelhecimento, já que previne o dano celular.

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