Benefícios da caminhada para o corpo feminino

Que a prática regular de exercícios físicos tem muitos benefícios para a saúde física e mental não é novidade para ninguém. A caminhada é uma atividade bastante popular, principalmente por ser de baixo impacto e de fácil execução, já que não demanda aparelhos ou espaços delimitados. Levando em conta que mulheres e homens são diferentes, podemos afirmar que os benefícios da caminhada para o corpo feminino não são exatamente os mesmos em relação ao masculino, embora a atividade seja benéfica para todos. No entanto, mulheres tendem a reduzir a produção de colágeno já a partir dos 25 anos e são as mais acometidas por doenças como a depressão e a ansiedade, por exemplo.

Mulheres e homens envelhecem de forma diferente

Foto: Fabiano Silva

Fisicamente, homens e mulheres são diferentes, graças à composição corporal e aos hormônios que produzimos. Segundo pesquisas, o envelhecimento masculino é mais sutil. Na mulher, o metabolismo tende a ficar mais lento ainda quando ela é considerada jovem (por volta dos 30 anos de idade), a produção de colágeno diminui a partir dos 25 e ocorre perda de massa magra e de massa óssea. Isso porque, de acordo com o que sugerem os estudos, as mulheres sofrem alterações hormonais mais bruscas ao longo da vida que os homens. A testosterona, por exemplo, que seria responsável pela viscosidade da pele, vai diminuindo gradativamente neles. Já nas mulheres, após a menopausa, a queda é repentina.

Sendo assim, não é difícil concluir que homens e mulheres envelhecem de maneiras diferentes. Por isso, os benefícios da caminhada para o corpo feminino são outros e talvez seja possível arriscar dizer que essa atividade é mais benéfica ainda para a mulher – e não apenas no quesito físico, a mente feminina também se beneficia muito com a prática desse exercício simples e funcional. Portanto, se você está buscando uma atividade para melhorar sua saúde física e mental e sua qualidade de vida, caminhe!

Quais os benefícios da caminhada para o corpo feminino?

Foto: Alexas Fotos

Levando em conta que envelhecemos de maneiras diferentes porque fisicamente não somos iguais, os benefícios da caminhada para o corpo feminino em relação ao masculino não são os mesmos. Mas, em termos gerais, caminhar promove benefícios para ambos os gêneros. O personal trainer Márcio Lobo afirma que “É possível tonificar os músculos e perder peso caminhando. Além disso, a caminhada proporciona mais mobilidade às articulações, previne a perda de massa óssea e reduz o risco de fraturas. Especialistas recomendam caminhar pelo menos 30 minutos por dia para reduzir a dor nas articulações, a rigidez muscular e as inflamações”. Andar também aumenta a produção de serotonina e proporciona sensação de bem-estar.

Já em relação à mulher, especificamente, os fatores que levam a caminhada a ser tão benéfica consideram as diferenças hormonais e estruturais. Sendo assim, com a ajuda de Márcio,criamos uma lista com os principais benefícios da caminhada para o corpo feminino. Confira:

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– Fortalece os músculos;

– Aumenta o metabolismo e ajuda no controle do peso;

– Reduz os riscos de doença como a esclerose múltipla, o câncer de mama e a osteoporose;

– Alivia os sintomas da TPM;

– Previne o envelhecimento precoce;

– Combate a síndrome dos ovários policísticos;

– Alivia os sintomas da depressão e da ansiedade.

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