Banho de eucalipto: benefícios e como preparar

0

Que tal um ritual terapêutico simples e eficiente para aqueles dias em que você está se sentindo cansado e sem energia? O banho de eucalipto, que acalma e relaxa, é uma boa escolha para reativar a energia vital, além de ter benefícios para a saúde. De uma forma prática, você pode se favorecer com as propriedades dessa planta. Saiba mais.

Quais são os benefícios do banho de eucalipto?

Banho de eucalipto - chuveiro
Foto: Luis Wilker Perelo

O eucalipto é uma árvore originária da Austrália, que há muito tempo vem sendo utilizada para diversos fins. Um dos usos mais comuns da planta é a inalação do seu vapor, que ajuda a aliviar problemas respiratórios. Mas, o eucalipto também tem o poder de afastar insetos e amenizar dores nas articulações. Além disso, o banho da planta relaxa e acalma, ao mesmo tempo em que proporciona energia. “Tem dias que nos sentimos cansados e isso é absolutamente normal. O banho de eucalipto é uma maneira agradável de fazer uma boa limpeza energética e combater o desânimo”, conta a terapeuta holística Aline Soares.

Folhas de eucalipto
Foto: Pixabay

De acordo com pesquisas científicas, o eucalipto tem, ainda, propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, estimula o sistema imunológico e previne doenças bucais. Geralmente, não há problemas em usar o eucalipto no banho, mas, a terapeuta sugere um teste: “Nem todas as pessoas se adaptam bem ao cheiro e tem casos em que se pode desenvolver uma alergia. Por isso, o ideal é que os primeiros banhos sejam feitos com poucos ramos da planta. Assim, a pessoa pode ir sentindo se é bom ou não para ela”.

Como preparar um banho de eucalipto?

Folhas de eucalipto
Foto: Laura Lisauskas

Entre as diversas vantagens do banho de eucalipto, não podemos deixar de destacar a facilidade para prepará-lo. “Tudo que precisamos para um bom banho energético e calmante são de folhas – frescas ou secas – de eucalipto e água quente”, ensina Aline. Mas, antes de qualquer coisa, é bom saber que esse ritual não pode ser feito com frequência. A terapeuta alerta que “Em excesso, o eucalipto pode causar tonturas, reações alérgicas e vômitos. Por isso, o recomendado é que o banho seja feito no máximo uma vez por semana”. O banho de eucalipto também não é indicado para grávidas, crianças pequenas e pessoas asmáticas.

No chuveiro

Uma opção bem simples para tomar esse banho revigorante é pendurar alguns ramos de eucalipto dentro do box do banheiro. Lave as folhas, espere secar e, então, coloque-as próximas ao chuveiro. O vapor irá liberar as propriedades da planta. Depois, jogue o ramo fora, de preferência em um jardim.

Com água morna

Outra forma de preparar um bom banho de eucalipto é fazendo um chá com as folhas da planta. Para isso, ferva dois litros de água, desligue o fogo e coloque um punhado na água. Abafe e aguarde até que esse chá (que deve ter cor verde-acastanhada) atinja uma temperatura agradável para o banho e, então, filtre. Depois de tomar o banho de higiene, derrame essa água sobre o corpo, do pescoço para baixo, e espere secar naturalmente.

Na banheira

Dissolver folhas de eucalipto ou usar óleo essencial na banheira também é uma boa escolha para aproveitar os benefícios desse banho. Você pode, assim como no item anterior, preparar um chá e despejar na banheira ou, ainda, pingar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto dissolvido na água da banheira. Faça um banho de imersão de cerca de 20 minutos e, então, saia renovado!

Banho com óleo essencial
Foto: Steve Buissinne/Pixabay
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy