Aplicação de botox: o que é, duração, mitos e verdades, como funciona a aplicação.

0

A aplicação de botox ainda é, hoje em dia, o procedimento mais procurado por homens e mulheres quando o assunto é rejuvenescimento. A toxina botulínica ainda é uma das aliadas mais constantes das clinicas estéticas e dermatológicas em todo o mundo para correção de pequenas imperfeições e na busca da beleza perfeita!

Conheça um pouquinho sobre a aplicação de botox, quanto tempo dura o procedimento, se vale a pena e diversos mitos e verdades explicados por especialistas no assunto!

 

O que é botox?

O botox, ou toxina botulínica, é uma substância utilizada em procedimentos estéticos, na melhora e atenuação de rugas e sinais de expressão

Além disso, aplica-se botox para o tratamento de diversas doenças musculares e neurológicas. Dessa maneira, ele impede a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária da musculatura. Assim, auxilia na redução dos sinais e dos sintomas relacionados a algumas doenças.

Principalmente, o botox é famoso por sua aplicação na medicina estética. Ele é administrado por meio de injeções simples intramusculares (que não doem nadinha!) e promovem a melhora geral da aparência da pele.

Dessa maneira, você parece mais jovem, bonita e com uma pele mais viçosa e radiante!

Aplicação de botox transforma o rosto em mais jovem e bonito
Imagem: Reprodução / Pexels

Quanto dura uma aplicação de botox?

A toxina botulínica não remove definitivamente as rugas do seu rosto. Dessa maneira, não espere uma transformação permanente e para sempre no seu rosto! Com o tempo, a aplicação de botox perde o efeito, e deve ser reaplicada para manutenção dos efeitos desejados!

Assim, segundo Camila Nemoto, dermatologista da Clínica Harmoniza, a toxina botulínica tem efeito temporário e local, bloqueando os movimentos musculares da região aplicada. Porém, após um período de, geralmente, 6 a 8 meses, o organismo reativa a movimentação do local. Ao término desse período é necessário procurar o dermatologista para fazer uma reaplicação.

 

Como funciona a aplicação?

A aplicação da toxina botulínica em funciona em espaços dermatológicos, clínicas de estética e cirurgias plásticas, com toda a segurança possível.

Dessa maneira, de forma correta, e em baixas concentrações em determinados locais do nosso organismo (como testa, queixo, perto dos olhos), a aplicação de botox bloqueia sinais nervosos promovendo relaxamento muscular e paralisia temporária.

Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, em entrevista ao Estadão, o procedimento de aplicação de botox, que objetiva corrigir rugas e sinais de envelhecimento é mais comum entre mulheres, partir dos 35 anos.

Nessa faixa etária, há diminuição gradual do colágeno no organismo, aumento da flacidez da pele e maior evidência das contrações dos músculos no rosto, o que leva a muitas mulheres (e homens) a procurarem modos de corrigir essas pequenas imperfeições.

 

Mitos e verdades da aplicação de botox

Existem muitos mitos e histórias contadas para além das verdades nas clínicas de estética e dermatologia por todo o mundo.

Mas é preciso estar atenta aos fatos e a ciência da aplicação de botox para não cair em ciladas e descobrir as melhores formas de encontrar o procedimento perfeito para suas necessidades! Conheça os maiores mitos e verdades sobre a aplicação de botox!

Aplicação de botox deve ser refeita de seis em seis meses
Imagem: Reprodução / Pinterest

Aplicação de botox é a mesma coisa que preenchimento?

Mito! O botox é diferente de preenchimento. A toxina botulínica atua na paralisação temporária das fibras musculares de determinada região. Assim, as rugas desaparecem!

Já o preenchimento, que pode ser utilizado em preenchimento labial, nas olheiras e no famoso bigode chinês, reduz a flacidez e dá volume, melhorando a aparência do contorno da pele! São dois procedimentos incríveis complementares, mas não são iguais!

 

O efeito é imediato

Mito! Segundo Juliana Sales, cirurgiã plástica especialista em entrevista à revista IstoÉ, o resultado da aplicação pode ser visto de três a cinco dias após o procedimento, variando individualmente.

 

A aplicação de botox pode transmitir botulismo

Mito! Apesar de o botox realmente ser proveniente da bactéria que produz botulismo, ele tem uma segurança incrível! Isso porque, a substância é purificada e utilizada em baixas concentrações, tudo dentro das medidas de segurança necessárias para sua proteção e aplicação!

 

A aplicação de botox pode causar deformações faciais

Verdade! Quando não aplicada de forma segura, a toxina botulínica pode deformar, sim, as suas expressões faciais. Por isso, faça a aplicação do botox com médicos e profissionais capacitados, para buscar a beleza com segurança!

Além disso, siga corretamente os procedimentos pré e pós aplicação de botox, para obter um efeito mais seguro e duradouro!

 

Grávidas não podem aplicar botox

Verdade! Segundo um artigo de revisão da literatura científica sobre a aplicação de toxina botulínica em pacientes grávidas e lactantes, não é indicado a aplicação deste procedimento nestas pacientes, por não haver estudos confiáveis que comprovem sua segurança e a do bebê.

Por isso, ao descobrir a gravidez, dê uma pausa nas aplicações de botox, em benefício da sua maternidade!

Mulheres cada vez mais jovens buscam por aplicação de botox
Imagem: @nurseinjectornikki (Reprodução / Instagram)

A aplicação de botox vai além de um procedimento estético

Verdade! O botox funciona a fim melhorar e consertar diversas condições e problemas físicos relacionados ao movimento da musculatura. Segundo estudo de doutores da UNIFESP, a aplicação de botox pode auxiliar na redução da saliva em pacientes com esclerose lateral amiotrófica.

Além disso, ela pode ajudar em problemas relacionados à bexiga, ao suor excessivo, bruxismo e muitas outras patologias, sendo uma grande aliada da medicina, odontologia e fisioterapia.

Dessa maneira, a aplicação de botox, quando feita com profissionais qualificados, referências dentro de suas áreas, pode ser muito benéfica.

Assim, além de permitir a busca pela beleza perfeita, ainda cuida e trata diversas doenças, sendo considerada, ainda, um dos melhores e mais promissores tratamentos da medicina moderna!

 

Quer saber mais sobre os procedimentos estéticos mais procurados? Então leia também:

Micropigmentação labial é opção para destacar ainda mais o sorriso

Micropigmentação de sobrancelha: dúvidas e cuidados com fotos do antes e depois

Rinomodelação: tudo sobre preenchimento de nariz com ácido hialurônico

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy