Preenchimento labial: guia completo sobre como aumentar os lábios

Lábios carnudos são um fenômeno atual da indústria da beleza. É o chamado preenchimento labial, uma técnica médica que garante volume e contorno a boca. Entre as maiores dúvidas estão os tipos de procedimento, quais os cuidados necessários depois, quanto tempo dura e, principalmente, o resultado final.

O cirurgião plástico Benjamim Alencar, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e com sede no Rio de Janeiro, expõe todos os fatos para que você saiba exatamente o que esperar ao realizar o procedimento. O especialista adianta que a intervenção tem tudo para render bons resultados. Contudo, profissionais e pacientes precisam tomar certos cuidados.

Os lábios têm características peculiares: eles têm movimentos, contornos e profundidade. Alguns traços aparecem com o movimento – ao sorrir os lábios vão mais para a direita ou para a esquerda ou para o centro e isso faz toda a diferença na hora do preenchimento. Por isso, é imprescindível a escolha de um profissional especializado.

Qual o melhor produto para preenchimento labial?

Foto: Reprodução

O preenchimento labial deve ser, antes de tudo, seguro. Para isso é usado o ácido hialurônico, uma molécula de açúcar que serve como lubrificante, especialmente em articulações e cartilagens da pele, conferindo hidratação e elasticidade, que além disso é produzida pelo próprio organismo.

O preenchimento com gordura autógena – do próprio corpo -, vem sendo adotado por alguns profissionais. É uma técnica de nanotecnologia, que, antes da aplicação, trata a gordura ‘microscopicamente’.

Quanto tempo dura um preenchimento de lábios?

Sobre a duração do preenchimento labial, o Dr. Benjamim diz que depende do metabolismo do paciente, a quantidade desejada e o produto usado. “Geralmente você pode esperar de seis meses a três anos, em média. Mas não é só o tempo que importa. Ácidos hialurônicos que duram mais também produzem menos colágeno”, explica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quantos ml de preenchimento labial?

Em média, o preenchimento leva 1ml de ácido hialurônico. De acordo com Dr. Benjamim, os lábios de cada pessoa precisam ser examinados quanto à simetria e forma geral, para que o material de enchimento possa ser colocado adequadamente. “Se alguém quer um lábio mais cheio, a melhor opção é adicionar gradualmente o preenchimento ao longo do tempo, para que pareça natural”, diz ele.

Em outras palavras, não espere sair com lábios drasticamente diferentes após uma aplicação se você ainda quiser que pareçam naturais.

Como é feito o procedimento?

O ácido hialurônico é injetado com uma agulha que já vem junto com o produto, enquanto no procedimento com gordura é usada com uma microcânula. Nos próximos dez minutos, é preciso modelar o local com uma leve massagem. Por isso é importante que o paciente esteja bem anestesiado. Depois desse tempo, a substância se estabiliza e isso ajuda a eliminar qualquer bolinha ou assimetria que tenha ficado. A gordura, por conta da cânula, ainda pode ser administrada na hora e retirada com uma leve pressão.

Foto: reprodução/Pinterest

Em que região do lábio é injetado o produto?

Normalmente, os pacientes fazem preenchimento no lábio superior por ser sempre o mais fino. Neste caso, o produto é colocado pela linha do vermelhão, onde as mulheres costumam passar o lápis de contorno labial. Se a ideia é dar mais volume de preenchimento, a substância é aplicada lado interno da boca.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O preenchimento labial dói?

De acordo com o cirurgião, os produtos de ácido hialurônico podem vir associados com lidocaína (um medicamento com efeito anestésico), mas “alguns médicos associam anestésicos tópicos (creme anestésico) na região dos lábios. Além disso, também pode ser feito um bloqueio anestésico local na região para diminuir ainda mais o desconforto nos pacientes.

Foto: Reprodução/Pinterest

É possível reverter o resultado?

Assim como aconteceu com Kylie Jenner, outros adeptos de procedimentos estéticos podem ter interesse em reverter a intervenção para recuperar o visual antigo. De acordo com o especialista, é possível reverter de acordo com o método de preenchimento labial.

No caso do ácido hialurônico, será aplicada uma enzima chamada hialuronidase com uma pequena quantidade de corticoide. A mistura ajuda a dissolver a substância rapidamente, e assim reduz o volume labial.

No entanto, se paciente tiver realizado o procedimento feito com gordura, não será possível reverter a longo prazo, apenas durante o preenchimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quanto custa o preenchimento labial?

Se você quiser saber quanto custa um preenchimento labial, faça uma avaliação. Apenas através dela é possível determinar como será o procedimento e seu valor, pois é algo individual.

Por fim, o cirurgião plástico explica que o preenchimento labial é uma técnica rápida e que não vai afastar o paciente das atividades diárias. No entanto, como todo procedimento, existem riscos. Por isso, é imprescindível buscar um profissional de confiança.

Além disso, a avaliação profissional antes de realizar o preenchimento é indispensável para detectar se o paciente está apto a passar pelo procedimento. Só profissionais experientes devem executar o preenchimento. “Eles precisam conhecer bem a anatomia da boca para evitar lesão de estruturas importantes, como nervos e vasos. Qualquer procedimento, mesmo minimamente invasivo, também deve respeitar cuidados com ambiente para evitar infecções”, alerta o cirurgião plástico.

Comentários (1)
Comentar