Alisamento capilar: o que é, como fazer, cuidados e os principais mitos

1

Você já conhece a técnica de alisamento capilar? Mesmo com a alta valorização dos fios naturais, temos a liberdade de mudar! E o alisamento capilar é uma das técnicas mais legais e mais saudáveis para tornar os fios mais lisos e com menos volume!

Dessa maneira, conheça todas as verdades do alisamento capilar, como fazer o seu e os principais mitos que podem assustar quem deseja mudar o visual ainda esse ano!

 

O que é alisamento capilar?

A técnica de alisamento capilar é simples! Durante o procedimento, diferente da técnica de selagem dos fios ou de uma escova de cabelo comum feita em casa, a estrutura dos fios de cabelo, tanto dos mais lisos para os mais encaracolados, é modificada por produtos químicos que se ativam nos cabelos por meio do aquecimento.

Dessa maneira, os ativos utilizados pela maioria das escovas progressivas conseguem remodelar o fio de cabelo, modificando sua estrutura drasticamente. E promovendo, assim, um efeito chapado super desejado!

 

Mulher em salão realizando alisamento capilar
Imagem: Reprodução / Pexels

Quem pode fazer?

A notícia mais legal é de que todo mundo pode fazer alisamento capilar! A técnica é totalmente democrática e equilibra a condição dos seus fios com uma química apropriada, a fim de nutrir, hidratar, e também alisar.

São inúmeros os modelos de procedimentos que podem ser adotados! Desde as mulheres que têm o cabelo liso e querem um visual mais chapado até às crespas que querem alterar a textura e o formato dos fios, todas podem alisar os cabelos, se desejarem.

Por isso, o que muda é a técnica usada para conseguir o resultado. Afinal, são tipos diferentes de cabelo e cada um exige um cuidado específico.

 

Como fazer alisamento capilar?

O principal ponto sobre o alisamento capilar é procurar profissionais com responsabilidade, que irão tratar o seu cabelo de forma carinhosa e cuidadosa.

Dessa maneira, para que o efeito do liso seja duradouro, mas que seus fios continuem nutridos e hidratados, é muito importante escolher técnicas e escovas de alisamento capilar que não utilizem formol em sua composição.

 

Mulher passa dia no salão fazendo alisamento capilar
Imagem: Reprodução / Unsplash

Quais cuidados tomar na hora de alisar os cabelos?

Antes, durante e depois de uma técnica de alisamento capilar, mantenha cuidados especiais com seu cabelo! Eles vão te permitir um liso dos sonhos, sedoso, cuidado e muito macio!

 

Cuidados antes de alisar os fios

Antes de aplicar uma progressiva nos cabelos, é super necessário um tratamento nutritivo que recupere a saúde dos fios quebrados. Ainda, acerte o corte do seu cabelo! Dessa maneira, você irá eliminar as pontas duplas e maltratadas antes mesmo de começar o seu alisamento capilar!

Por isso, nutra seu cabelo por diversas semanas antes do procedimento, mantenha seu corte em dia e escolha a melhor técnica com segurança! Os tão sonhados fios lisos e sedosos, sem nenhum frizz, estão te esperando!

 

Depois do alisamento capilar

Após o procedimento de alisamento capilar, fique super atenta a diversos pequenos cuidados diários! Por isso, é importante saber diferenciar as informações verdadeiras dos mitos, que sempre assustam quem faz esse tipo de procedimento.

Dessa forma, um dos pontos principais de cuidados com os fios após o alisamento capilar é evitar que a progressiva se degrade. Por isso, evite banhos de mar e piscina muito longos e shampoos que levem sal em sua formulação. Também não é aconselhado usar shampoos antiresíduos. Sua formulação é bem resistente e pode degradar de forma mais rápida o seu alisamento capilar.

Dessa forma, é muito importante não descuidar dos cuidados normais com o seu cabelo! Mesmo após a progressiva, mantenha um cronograma de nutrição e hidratação que deixem seu cabelo saudável e cada vez mais bonito.

Mulher morena de cabelos lisos com alisamento capilar
Imagem: Reprodução / Pexels

Principais mitos do alisamento capilar

Mulheres em salão compartilham vários mitos e mentiras sobre as técnicas do alisamento capilar. As fake news de salão são tão comentadas que, de um dia para outro, se tornam quase verdade. Fique atenta!

Por isso, você não precisa mais acreditar neles! Assim, separamos alguns dos principais mitos sobre as técnicas de progressiva para você não cair nessa cilada, antes mesmo de alisar os seus cabelos!

 

1) Todos os alisamentos progressivos possuem formol

MITO! Hoje em dia, existem muitas técnicas de alisamento progressivo sem formol e, na verdade, o formol nos cabelos já se tornou proibido pela ANVISA. Por isso, escolha uma escova para alisamento capilar sem formol, os resultados serão maravilhosos.

 

2) Depois do alisamento, é preciso ficar três dias sem lavar o cabelo

MITO! Antigamente, durante o alisamento capilar, principalmente aqueles que levavam compostos nocivos, as cabeleireiras incentivavam mulheres a ficar alguns dias sem lavar o cabelo depois do procedimento, para “selar” a escova.

Isso não é verdade! Dessa forma, lá mesmo no salão seu cabelo já fica liso, através do aquecimento dos seus fios com o produto químico da escova progressiva. Depois disso, a estrutura dos fios já foi modificada, e o seu liso perfeito já foi selado!

 

3) O alisamento progressivo provoca a queda de cabelo

MITO! Na verdade, fique atenta sempre às mudanças do seu cabelo. A queda, assim como quebras dos fios ou transformações na saúde do seu cabelo como um todo está associada a práticas erradas e falta de cuidados básicos durante e após o alisamento capilar.

Dessa forma, escolha um salão de beleza de qualidade! Ele irá cuidar com carinho do seu cabelo como o tesouro que ele é! Não caia em ciladas!

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy