Descubra 4 alimentos que levam a uma pele radiante

0 34

Para ter uma pele bonita e radiante os cuidados devem ir além da rotina de sckincare, é preciso cuidar de dentro para fora também. E a forma mais simples e eficaz de ter o maior órgão do corpo humano, a pele, saudável, é consumindo alimentos de qualidades e saudáveis. Claro, existe uma seleção de alimentos importantes que facilitam nesse processo de ter uma pele mais linda. Conheça posteriormente cada um deles.

Peixes: rico ômega 3

Os peixes como sardinha, salmão e atum, são ricos em ômega-3, que contribuem para uma pele mais saudável. O ômega-3 tem ação antioxidante e anti-inflamatória, ou seja, se você sofre com alergias na pele, psoríase e acne, esse alimento pode te ajudar a reduzir ou acabar com esses problemas. Os benefícios dos alimentos com ômega-3 não para por aí, os peixes também combatem o envelhecimento precoce da pele e a deixa mais hidratada.

alimentos para pele peixes
(Foto: Freepik/Reprodução)

Frutas

Existe uma gama grande de frutas que fazem bem para a pele e para o corpo todo. Frutas como goiaba, mamão, laranja, acerola, kiwi, limão, morango e abacaxi são ricos em Vitamina C, que ajudam a ter a pele bonita aumentando a elasticidade com a produção do colágeno, previne e diminuem marcas de expressão.

Além disso, as frutas são antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce.  Já as frutas como mamão e manga, são ricas em betacarotenos, protegem a pele nos raios UVA e UVB. Outra seleção, das frutas com bastante água, como melancia, ajudam a pele a ficar mais hidratada.

alimentos para a pele frutas
(Foto: Pexels/Reprodução)

Frutos secos

Os frutos secos, assim como as frutas, possuem propriedades antioxidante, ou sejam, ajudam no combate ao envelhecimento precoce da pele. Além disso, são ricos em diversos minerais como zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E e selênio. O zinco, combate a produção exagerada das glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade e a acne. Já o magnésio, ajuda na hidratação e é ideal para mulheres com a pele ressecada. As vitaminas do complexo B, não cicatrizantes e aumentam a resistência da pele.

alimentos para pele peixes
Alimentos para a pele (Foto: Freepik/Reprodução)

Verduras e leguminosas

As verduras e os legumes são ricos em diversas vitaminas e minerais, por isso devem ser incluídos na alimentação diária. Alguns legumes, contém betacaroteno, que é importante para a saúde da pele. Combate os radicais livres, aumentando a elasticidade da pele e combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, se você está em busca de um bronzeado perfeito, aposte nos alimentos com betacaroteno, como cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, e batata-doce.

alimentos para a pele legumes e verduras
Alimentos para a pele (Foto: Pexels/Reprodução)

Quais alimentos prejudicam a pele?

Assim como alguns alimentos ajudam na beleza da pele e até previnem o envelhecimento, outros alimentos são prejudiciais e podem contribuir para o aumento da oleosidade e até acne.

  • Alimentos com farinha branca como pães, bolos e biscoitos: a farinha branca tem um alto poder glicêmico, que causam a inflamação das glândulas sebáceas, podendo contribuir com o aparecimento de acne.
  • Fast food: além da presença da farinha branca, nos pães dos lanches e na massa da pizza, esses alimentos são ricos em gorduras saturadas, que pioram o processo inflamatório do organismo.
  • Açúcar refinado: é responsável pelo aumento de insulina no sangue. Com isso, acontece o aumento de hormônios que podem deixar a pele mais oleosa e com acne.
  • Carne vermelha: assim como os fasts foods, a carne também tem gordura saturada, que pioram o processo inflamatório do organismo.
  • Bebida alcóolica: além de outros problemas de saúde relacionados com o consumo de álcool em excesso, a bebida pode ser prejudicial para a pele, pois dificulta a absorvição do zinco e isso contribui para uma pele mais oleosa.

Qual é a importância da água para a pele?

A nossa pele é composta por 30% de água e é importante para todos os órgãos do corpo. A água ajuda a manter a hidratação natural da pele, prevenindo o envelhecimento precoce e previne (junto com uma alimentação adequada), o aparecimento de celulite.

Se você está sofrendo com pele ressecada ou oleosa, ou qualquer outro problema, é importante consultar um dermatologista para o tratamento adequado e o diagnóstico exato. Além disso, antes de mudar a alimentação, deve-se consultar com um nutricionista, assim, será colocado na sua dieta todos os nutrientes e minerais necessários para o seu organismo.

Fonte: Tua Saúde / Dermaclub / Cláudia

Leia também outros assuntos sobre alimentação saudável:

Benefícios do brócolis: conheça 6 propriedades desse alimento para sua saúde.
Vitamina A: conheça os benefícios e sinais de alerta para a deficiência

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy