Sem disposição? 10 alimentos para aumentar a energia

0 281

Os alimentos são importantes para a nossa saúde como um todo, é através deles que conseguimos os nutrientes e vitaminas necessários para aguentar o dia a dia. Se está faltando disposição e energia, alguns alimentos podem estar sendo deixados de lado e assim atrapalhando o aumento de energia do corpo. Da mesma forma que a alimentação pode ser a solução de um problema, pode ser também a causa.

Alguns alimentos são capazes de aumentar a energia que está faltando para encarar a rotina. Mas lembre-se, antes de mudar qualquer alimentação, é importante se consultar com um nutricionista. Além disso, se mesmo se alimentando de forma saudável e praticando exercícios físicos, a sua energia não está legal, procure um médico para avaliar o seu caso e iniciar um tratamento adequado.

Leia também: Sopas para emagrecer: receitas que ajudam a perder peso

Banana

alimentos para aumentar energia
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A falta de potássio no organismo contribuí para o cansaço físico do corpo e o aumento das cãibras e a banana é riquíssima em potássio, afastando esses sintomas. Mas o benefício dessa fruta não para por aí, a banana também aumenta a serotonina, que é conhecido como o hormônio do humor.

Açaí

alimentos para aumentar energia 9
Alimentos para aumentar energia (Foto: @acaize.belem)

Uma fruta muito popular no Brasil e que é usada com diversos outros ingredientes e muito deles nada saudável. Mas se consumida in natura, é uma ótima fonte de carboidrato bom, responsável pela energia do corpo. Além disso, é rica em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes. Se quiser complementar o seu açaí, sempre opte por ingredientes bons, como frutas e a aveia.

Beterraba

alimentos para aumentar energia 8
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A beterraba também auxilia as pessoas que estão precisando aumentar a energia do corpo. Essa raiz tem uma boa quantidade de carboidratos, que promovem o aumento energético. Além disso, segundo o site Viva Bem, a beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo por causa do seu poder antioxidante e com o aumento do fluxo, aumenta a disposição.

Oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) 

alimentos para aumentar energia 3
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

As oleaginosas são conhecidas por serem uma boa fonte de gordura e com isso, ajudam a controlar o colesterol. E segundo um artigo publicado no site Ciclo Vivo, as nozes, castanhas e amêndoas são ricas em magnésio, cobre e selênio, nutrientes importantes para aumentar a energia do corpo.

Mel

alimentos para aumentar energia 2
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

O mel é fonte de dois carboidratos, glicose e frutose, ou seja, uma ótima fonte de energia saudável para o organismo. Além disso, também é fonte de vitamina C, do complexo B, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio, ou seja, um corpo perfeito para o aumento energético e afastar a indisposição.

Vegetais

alimentos para aumentar energia 6
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

Apesar de a maioria dos vegetais ajudarem a aumentar a energia do corpo, os de folhas escuras têm uma contribuição especial. Segundo o site Viva Bem, a couve e o espinafre, dois vegetais de folhas escuras, são ricos em ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A, C, E e K. E ainda de acordo com o artigo, a falta de ferro pode causar a fadiga e por isso, aumentar a ingestão desse nutriente é importante para quem deseja aumentar a energia.

Aveia

Alimentos para aumentar energia
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A aveia é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, além de controlar a taxa de açúcar do sangue, também aumenta a disposição do corpo afastando a fadiga. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, importantes para a manutenção da energia no corpo.

Chá verde

alimentos para aumentar energia 1
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

Esse chá é rico em cafeína, algo que já é bem conhecido pelas pessoas que procuram alimentos para aumentar a energia. A cafeína aumenta a energia e também é termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, ideal para quem está querendo emagrecer. Além disso, segundo o Ciclo Vivo, a chá verde possuí um aminoácido capaz de aumentar a dopamina e serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar.

Leia também: Chá mate ajuda a reduzir o colesterol e ajuda no emagrecimento saudável

Guaraná

alimentos para aumentar energia 4
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

O guaraná também é uma fonte de proteína e também é estimulante, capaz de aumentar a energia. Deve ser usado com moderação e pode ser encontrado para o consumo de duas formas em farmácias, em cápsulas e também em pó, para acrescentar em receitas.

Água

alimentos para aumentar energia 5
Alimentos para aumentar energia (Foto: Pexels)

A água é importantíssimo para o organismo como um todo. Talvez o seu cansaço e exaustação física possam estar sendo gerados pela desidratação. Por isso, é importante consumir a quantidade ideal para o seu organismo. Para saber quanto precisa, basta multiplicar o seu peso por 35. Ou seja, se você pesa 60 kg (60×35 = 2100), você precisa consumir 2,100ml.

Vale ressaltar, novamente, a importância de procurar um nutricionista para uma alimentação adequada. E para aumentar a energia do corpo, deve-se manter uma alimentação saudável e com bons hábitos.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy