Água de berinjela: o que é, cinco benefícios, quem pode tomar e como fazer

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Você já ouviu falar dos benefícios da água de berinjela? A berinjela é um vegetal muito benéfico para nossa saúde. Por isso, é muito consumido na alimentação dos brasileiros, de diversas formas.

Prático e versátil, uma das novas formas de consumi-lo é através de uma água saborizada, onde suas propriedades se soltam do vegetal e são mais facilmente absorvidas. Rica em água, vitaminas, fibras saudáveis e minerais como ferro, fósforo e potássio, também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Aprenda a fazer você mesmo a sua água de berinjela e adicione sabor, nutrição e muitas propriedades à sua saúde e de sua família a partir de hoje.

 

O que é água de berinjela?

Ela é uma água saborizada produzida por berinjelas em cubos ou rodelas de molho, para retirada de suas propriedades. Isso porque a berinjela é um legume extremamente rico em fibras solúveis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Além disso, tem poucos açúcares em sua composição, o que a torna um alimento aliado em dietas de emagrecimento saudável.

Quando preparada com um pouco de limão e gengibre, essa água de berinjela se potencializa, acelerando o metabolismo, ajudando a desintoxicar o corpo e a prevenir doenças do intestino e do coração. Além disso, diminui o inchaço do corpo, desintegra placas de gordura e melhora a digestão.

São inúmeros benefícios promovidos para quem deseja incrementar suas receitas e seu dia a dia com mais saúde e nutrição, para si e para toda sua família. Experimente a água de berinjela e alie uma dieta responsável com exercícios físicos para melhores resultados.

Berinjela saborizada na água com limão e gengibre possui diversas propriedades
Imagem: Reprodução / Pexels

Benefícios

Além de ajudar o corpo a emagrecer de forma mais rápida e saudável, a água de berinjela possui diversas outras propriedades. Conheça algumas delas.

 

Controla a diabetes

Segundo a nutricionista Eliane Collis, em entrevista à revista Claudia, o grande segredo são as chamadas fibras solúveis, que são liberadas enquanto o legume está de molho, tornando a água um gel cheio de propriedades.

Dessa forma, pessoas que possuem doenças crônicas, como a diabetes, necessitam de uma alimentação rica dessas fibras, e a água de berinjela é uma grande fornecedora delas. Assim, elas diminuem a velocidade de absorção dos açúcares ingeridos e desintoxicam o organismo.

 

Água de berinjela ajuda na digestão

Ainda sobre as poderosas fibras solúveis presentes na água de berinjela, elas são muito importantes na saúde intestinal, principalmente de quem possui prisão de ventre. Isso porque essas fibras regula o funcionamento do intestino e melhora o processo de digestão, tornando-o mais lento e eficiente.

Além disso, a água de berinjela tem um bom efeito diurético, ou seja, ajuda a aliviar a retenção de líquidos no corpo. Assim, a sensação é de um corpo menos inchado, mais magro e saudável.

Reduz a celulite

A água de berinjela ajuda a conquistar o corpo dos sonhos. Isso porque ela diminui o desenvolvimento de celulites, junto com o processo de emagrecimento mais saudável e contínuo. Dessa maneira, ela previne as inflamações celulares promovidas pela ingestão de alimentos ricos em gorduras trans.

Água de berinjela protege o coração

Por último, o legume possui uma substância em sua casca chamada antocianina. Ela diminui os níveis de colesterol e equilibra tanto o chamado colesterol ruim com o benéfico para o organismo. Além disso, as fibras da água de berinjela evitam a oxidação deste colesterol. Isso impede a formação das placas de gordura no sangue, protegendo a saúde geral do coração e dos vasos sanguíneos.

 

Quem pode tomar

A água de berinjela é liberada para todas as pessoas! Seus benefícios são importantes para todos os públicos e suas propriedades podem fazer bem para toda a sua família, independente de algum problema crônico já existente.
Mas é muito importante tomar apenas até três copos por dia. Isso porque, dentro do legume, existe uma toxina chamada solanina, que pode causar alergias e problemas intestinais, como diarreia, se consumida em excesso.

Como tomar água de berinjela

A rotina para tomar água de berinjela é bem simples e fácil. Primeiro, prepare sua receita pela noite, para que, logo pela manhã ela esteja prontinha e gelada.
Tome em jejum, assim que acordar. Você também pode tomar um copo dela antes das refeições. Mas, não se esqueça! O consumo máximo é de, até três copos dessa delícia por dia, para não absorver as toxinas presentes no legume.

Água de berinjela ajuda a prevenir e controlar diabetes e prisão de ventre
Imagem: Reprodução / Pexels

Como fazer água de berinjela

Separamos uma receita especial, retirada do site de receitas TudoGostoso, para você preparar sua água de berinjela o quanto antes, em casa mesmo, e aproveitar todos os benefícios dela hoje mesmo.

Você vai precisar de

  • 1 berinjela média ou grande;
  • Suco de 1 limão;
  • Raspinhas de gengibre (ou gengibre em pó);
  • 1 litro de água.

 

Modo de preparo

  1. Primeiro, higienize todos os ingredientes e utensílios utilizados na receita. Ela deve estar bem limpinha.
  2. Logo após, corte o legume em rodelas médias
  3. Encha uma garrafa de vidro com tampa com a água filtrada e inclua a berinjela.
  4. Assim, saborize com limão e gengibre.
  5. Deixe gelar de um dia para o outro e consuma geladinha, durante todo o dia!
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