Água de arroz faz bem para a pele e os cabelos! Aprenda como preparar

0

A água de arroz nos cabelos não é nenhuma novidade. Mulheres na China, Japão e Sudeste Asiático usam essa receitinha caseira como tratamento capilar há séculos.

Embora não tenha muito respaldo científico, o uso desse ingrediente é uma parte importante da sabedoria popular. Hoje em dia, a tradição ganha ainda mais força.

 

O que é e pra que serve a água de arroz?

pra que serve agua de arroz no cabelo
Hello Glow

Chamamos de “água de arroz” o líquido rico em amido que resta após o cozimento, molho ou fermentação do grão. Acredita-se que esse ingrediente acelere o crescimento e deixe o cabelo mais liso e brilhante.

Isso ocorre porque a água preserva alguns dos nutrientes do grão de arroz, que incluem:

 

Segundo historiadores, as mulheres no período Heian (794 a 1185 dC) no Japão tinham cabelos compridos até o chão e usavam a água de arroz para lavar os fios.

Um equivalente moderno dessa história pode ser encontrado hoje em dia na China.  As mulheres Yao, que vivem em uma vila chamada Huangluo, são famosas por pelos seus cabelos com média de um metro e meio de comprimento.

Além de seu comprimento incrível, os cabelos das mulheres Yao mantêm sua cor por mais tempo, pois eles não começam a ficar grisalhos antes de atingir os 80 anos. E as mulheres Yao também atribuem o comprimento e a cor de seus cabelos à lavagem com  água de arroz.

 

Benefícios da água de arroz para pele e cabelos

benefícios do arroz para pele e cabelos
Reprodução

 

Ainda que os benefícios não sejam cientificamente comprovados, os relatos das adeptas atestam para a eficácia da receita caseira.

Isso porque a água de arroz tem sido usada nos países asiáticos há séculos, com objetivo de manter a pele jovem e os cabelos bem fortes e saudáveis.

Essa água é cheia de vitaminas, minerais e aminoácidos que beneficiam a pele e o cabelo, incluindo o ácido ferúlico (poderoso antioxidante) e alantoína (anti-inflamatório). Confira os principais benefícios:

  • Se usado como tônico, acalma a inflamação da pele;
  • Pode reduzir a aparência de manchas escuras, bem como minimizar os danos causados pelo sol e pelo meio ambiente. Isso ocorre devido à alta concentração de antioxidantes, incluindo vitamina A, vitamina C, flavonóides e compostos fenólicos.
  • Reduz a dor e a vermelhidão de queimaduras solares;
  • Deixa os cabelos brilhantes e macios;
  • Também ajuda a desembaraçar e melhorar a elasticidade dos fios;
  • Acredita-se ainda que a água de arroz possa promover o crescimento dos cabelos.

 

agua de arroz
@dominiquereshae

 

Na sequência, você confere o relato impressionante da Youtuber Daiane Nascimento,  adepta da técnica caseira. Segundo ela, desde a primeira aplicação é possível perceber o cabelo bem mais brilhante e saudável.

Para acelerar o crescimento capilar, é preciso manter uma rotina constante e frequente de aplicação.

 

 

Como fazer água de arroz

 

Um dos grandes trunfos dessa receita é, de fato, a facilidade de repetir em casa. Você irá utilizar apenas 2 ingredientes: água e arroz. Viu como é fácil?

Aliás, a única variação é no método. É possível extrair a água do grão de arroz através do cozimento, fermentação ou apenas deixando o grão de molho. Para começar, vamos explicar o mais simples

 

agua de arroz no cabelo
Cookist

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 2 copos de água

 

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, você irá lavar o arroz cru em água corrente.
  2. Na sequência, é preciso transferir o grão para um recipiente de vidro e adicionar 2 copos de água mineral ou filtrada.
  3. Tampe e deixe descansar no escuro por, no mínimo, 24 horas.
  4. Depois é só coar e aplicar nos cabelos com o auxílio de uma embalagem spray.
  5. Essa receitinha funciona como um tônico capilar, que deve ser massageado na raiz e também pode ser aplicado ao longo do comprimento.
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy