Ácido Glicólico clareia manchas, uniformiza a pele e trata rugas finas

0

O ácido glicólico é um queridinho da beleza. Afinal, ele ajuda a renovar a pele e garante o equilíbrio da oleosidade, bem como o clareamento de manchas. Até mesmo as cicatrizes podem ser suavizadas com o uso regular. Descubra mais sobre o ativo:

 

O que é e para que serve o ácido glicólico?

Em primeiro lugar, o ácido glicólico é extraído da cana de açúcar e outros vegetais doces.Ele age como um esfoliante, promovendo descamação leve e renovação da pele. Desse modo, o ativo é capaz de estimular a produção do colágeno enquanto remove células mortas e ajuda a corrigir os sinais do envelhecimento.

Entre seus benefícios também se destacam a redução de rugas finas e ainda ajuda a clarear a região.  Para quem sofre com o melasma, por exemplo, o ativo é uma boa opção para uniformizar o tom da pele. Ademais, entre todos os ácidos para o rosto, o glicólico é o queridinho na hora de eliminar aquelas manchinhas que incomodam.

 

como usar ácido glicólico
Imagem: Reprodução / Pinterest

Contudo, como qualquer outro tipo de ácido, é preciso atenção na hora de usar e sempre consultar um dermatologista de confiança. Isso porque, hoje em dia, é fácil encontrar sérums de ácido glicólico, mas nem sempre eles são a melhor opção.

 

Benefícios para a pele

 

  • Clareia manchas e uniformiza o tom da pele
  • Esfolia, remove células mortes e promove renovação celular
  • Também auxilia no tratamento das manchas causadas por acne ou espinhas
  • Ajuda a controlar a oleosidade
  • Rejuvenesce e promove luminosidade no rosto

 

Como usar o ácido glicólico na rotina de beleza

como usar acido glicólico
Imagem: Reprodução / Pinterest

Antes de começar, o ideal é sempre consultar um profissional. De acordo com a dermatologista Livia Luna,  em entrevista ao Derma Club, embora seja bem tolerado, esse ácido pode gerar ardência e vermelhidão. Portanto, quem está com a pele sensibilizada precisa ter bastante cautela.

Dito isso, é possível encontrar o ácido glicólico na forma de sérum com concentração variada. Ademais, alguns cosméticos como hidratantes também incluem o ativo na formulação. Enquanto sérum, ele é o mais indicado para fazer esfoliação química em casa.

Independentemente da marca, é preciso observar a concentração e utilizar com cautela. O modo de uso mais comum é aplicar em noites alternadas, após higienizar bem a pele. Então, com o rosto limpo e seco, é hora de dispensar algumas gotinhas na face e espalhar suavemente. Deve-se, ainda, evitar a região dos olhos, pálpebras, cantos externos do nariz e da boca.

No outro dia, basta enxaguar bem o rosto, hidratar e aplicar protetor solar.  Dependendo da porcentagem na formulação, é possível utilizar durante o dia. No entanto, o mais seguro é seguir as orientações de uso do fornecedor e entrar em contato com a marca no caso de dúvidas.

 

 

 

O que é esfoliação química?

esfoliação química com ácido glicólico
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Diferentemente da esfoliação física, que atua por atrito, a esfoliação química é feita com substâncias como os Alfa-hidroxiácidos (AHA). O ácido glicólico, por exemplo, é um deles. De acordo com a Salvve, nesse procedimento o produto faz com que as células mortas se desprendam.

Com isso, a pele fica renovada e a textura bem lisinha. Já na esfoliação física, que é a mais tradicional, esse processo é feito com as pequenas partículas presentes no esfoliante, junto com o atrito feito pela mão.

Ambas são interessantes e podem fazer parte de uma rotina de skincare. Outra forma de esfoliação é o peeling, que também se divide entre físico e químico.

 

melhores marcas de ácido para o rosto glicólico
Imagem: Reprodução / Best Products

 

Reações adversas

Por último, como se trata de um produto esfoliante e que pode causar irritação, algumas reações adversas podem ocorrer. Para evitar, a recomendação é iniciar com formulações menos potentes e quantidades menores, em dias alternadas.

Ainda assim nas primeiras aplicações é possível observar a sensação de pinicação, ressecamento ou ardor, o que deve ser transitório. Portanto, havendo irritação, suspenda imediatamente o uso e procure orientação médica. Caso ocorra contato acidental com os olhos, deve-se enxaguar abundantemente.

Gestantes e lactantes devem sempre consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer substância ou cosmético diferente.

Gostou? Então leia também:

Peeling Rose de Mer trata acne, melasma e reduz os sinais de envelhecimento

Ácido hialurônico: saiba tudo sobre a substância por trás do rosto perfeito

Peeling de fenol: saiba mais sobre o procedimento que rejuvenesce a pele

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy