Conheça a história do biquíni, suas evoluções e tendências

0

Quem vê o biquíni hoje nem imagina que essa peça já causou muita polêmica ao redor do mundo. Se nos dias atuais esse item é aclamado — principalmente pelas brasileiras —, em 1907, ele causou a prisão da nadadora Annette Kellerman. A acusação de indecência foi motivada por uma peça única, similar a uma camiseta e um short de ciclismo.

A peça — que nem de longe parecia com nosso atual biquíni — foi considerada justa demais, um atentado ao pudor. Depois desse episódio, o biquíni passou por diversas transformações, até chegar à versão que conhecemos — e amamos — hoje.

Que tal saber um pouco mais sobre a história do biquíni? Nós contamos tudo neste post. Confira!

A apresentação do biquíni ao mundo

Antes de 1920, qualquer peça mais justa ou que revelasse determinadas partes do corpo era considerada polêmica. Após essa data, no entanto, exibir a pele passou a ser cada vez menos ousado. Os maiôs recortados, decotados e justos eram uma febre entre as pin ups e atrizes, como Ava Gardner.

A única restrição imposta sobre as peças de banho tinha nome: o Código Hays, um conjunto de normas que vigorava em Hollywood e determinava — entre outras regras — que as atrizes não poderiam aparecer em filmes com o umbigo de fora. Por isso é tão comum ver shortinhos no estilo hot pants em fotos e filmes dessa década.

O biquíni como conhecemos hoje

Foi só após a Segunda Guerra Mundial que o mundo conheceu o biquíni em uma versão parecida com a que temos hoje. O estilista Louis Réard pensou em criar uma peça polêmica e inovadora, lançando o le bikini.

A peça foi recebida com hostilidade, tanto que nenhuma modelo da época aceitou fotografar usando o item. No entanto, uma corajosa stripper chamada Micheline Bernardini aceitou o desafio e foi a primeira mulher a aparecer usando a peça.

A evolução dos modelos

Depois que personalidades, como Brigitte Bardot, passaram a adotar o biquíni, outras mulheres tomaram fôlego e a peça ganhou força. Foi na década de 60 que o mundo declarou seu amor pela peça oficialmente e deixou todos os velhos pudores de lado. Ela ganhou espaço na mídia e no cinema, como no filme “007 Contra o Satânico Dr. No”.

De lá para cá, o biquíni passou por diversas transformações, e nós vamos te mostrar algumas delas agora!

Década de 60

Nesse período, o biquíni já estava bombando. Aqui, nasceu a necessidade de confeccionar peças mais confortáveis. A lycra passou a ser um material largamente usado na produção dessas peças, o top começou a modelar o busto e a calcinha já era bem menor e mais baixa que os modelos hot pants.

Década de 70

Na década da paz e do amor, o biquíni de crochê era consagrado. Ele era quase sempre colorido e seu tamanho já era muito menor, comparado aos modelos da década anterior. Foi nessa mesma época que as calcinhas no estilo tanga conquistaram as mulheres e marcaram presença nas areias mundo afora.

Década de 80

Os biquínis dos anos 80 seguiam uma linha esportiva, cheios de cores vivas e vibrantes —, incluindo o neon. Foi nessa época que a calcinha asa delta se consagrou, assim como as peças com lacinho lateral, o biquíni cortininha e o fio dental. O beachwear dos anos 80 deu início a diversas tendências que usamos — e amamos — até hoje.

Década de 90

As peças cavadas lançadas nos anos 80 ganharam ainda mais força na década de 90, graças ao seriado de TV SOS Malibu. A icônica cena da atriz Pamela Anderson correndo na areia com seu maiô vermelho marcou a década. Portanto, as peças vermelhas, assim como o animal print, foram o hit dessa época.

Anos 2000

A cintura baixa foi a febre dos anos 2000, não só nas calças, mas também nos biquínis. O top era bem parecido com o cropped que usamos hoje. Além disso, começaram a surgir diversos acessórios, como cangas, saídas de praia, sacolas, bolsas e óculos.

Ano 2010

De 2010 para cá, muitas tendências que fizeram sucesso em outras décadas foram repaginadas. A característica mais marcante dos últimos 10 anos para a moda praia — assim como para a moda como um todo — é a variedade de peças. A diversidade fica cada vez mais forte e existem opções para todos os gostos e estilos.

A trajetória do biquíni no Brasil

O biquíni passou a ser usado no Brasil no final dos anos 50 — principalmente pelas vedetes —, mas foi na década de 60 que a eterna garota de Ipanema conquistou Vinicius de Moraes e transformou-se em um ícone das praias brasileiras.

Quem também roubou a cena nessa mesma época foi a lendária atriz Leila Diniz, que desfilava pelas areias de Ipanema com seu biquíni, acompanhada de sua barriga de grávida. Esse ato foi recebido de forma polêmica, já que o nosso país enfrentava a ditadura militar nessa mesma época.

O Brasil é um país que construiu uma relação com o biquíni como nenhum outro. Com praias paradisíacas espalhadas por diversos estados e um clima tropical, era inevitável que o nosso povo construísse uma relação íntima com o mar e com as areias, assim como com o beachwear.

Não é à toa que os biquínis brasileiros são referências no mundo inteiro. Nossas peças ganham destaque em qualidade, inovação e, principalmente, em estilo. O biquíni brasileiro é muito conhecido por sua ousadia, mas também pela tecnologia que é empregada na confecção das peças.

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que, embora a história do biquíni tenha trazido peças de todos os estilos, cores e padronagens, muitas dessas tendências se repetem de tempos em tempos. Alguns modelos estão sempre em alta, como é o caso do biquíni cortininha. Já outros ganham versões modernas e repaginadas, como foi o caso da calcinha cavada e das peças em neon, em 2019. Seja qual for o seu estilo, sempre haverá uma tendência perfeita para você!

Gostou de conhecer a história do biquíni? Então, que tal compartilhar este conteúdo com suas amigas nas redes sociais?

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy