Chás para aliviar naturalmente os sintomas da TPM

0

A TPM (tensão pré -menstrual) é uma condição que todas as mulheres em idade reprodutiva passam todos os meses. Nesse período é comum alguns sintomas desconfortáveis, como cólica, dor de cabeça, dos nos seios e variações no humor. Algumas mulheres sentem mais fortes e outras mais fracas. Além disso, a idade e o estilo de vida da mulher também influenciam na intensidade desses sintomas. E para tentar driblar esses desconfortos de maneira natural, muitas mulheres optam por chás. 

Os remédio naturais são uma saída para quem deseja optar por inserir menos medicamento na rotina e encarar os sintomas sem sofrer, mas também sem agredir o organismo. Contudo, vale ressaltar que, se os sintomas estão mais fortes do que o habitual ou atrapalhando na sua rotina, é importante buscar um ginecologista, pois não é normal. Além disso, antes de acrescentar qualquer remédio para TPM ou chás, também deve-se ter uma orientação médica para evitar qualquer problema grave de saúde.

Chá de camomila para a TPM

chá de camomila para tpm
Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

A camomila é um dos chás mais populares, deliciosos e fáceis de se fazer. A camomila tem propriedades capazes de reduzir o estresse e irrealidade causados pela TPM e também alivia as cólicas menstruais. Além do chá, outra forma comum do uso é o banho de assento.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver
  2. Quando levantar fervura, acrescente a camomila ou o sachê
  3. Apague o fogo e deixe descansar tampado
  4. Coe e se precisar, adoce com mel

Chá de gengibre

O gengibre é um aliado para mulheres que têm cólicas menstruais fortes, pois é o analgésico e alivia dores do corpo todo. Outra forma do uso para te ajudar aliviar a cólica, é usar o óleo. Saiba como fazer o chá:

chás para aliviar tpm
Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm)
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • açúcar ou mel a gosto

Modo de preparo

  1.  Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca do gengibre sob água corrente. Seque e corte o gengibre em fatias finas.
  2. Numa leiteira ou chaleira, coloque a água, as fatias de gengibre e leve ao fogo médio. Quando começar ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  3. Desligue o fogo, tampe deixe descansar por 2 minutos. Adoce a gosto com mel e sirva a seguir.

Por: Panelinha

Chá de maracujá com alfazema

chá de maracujá
Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

O maracujá é uma fruta conhecida por seu poder de calmante e é usado na fabricação de diversos remédios calmantes. Por isso, ajuda aliviar o estresse e irritabilidade causado pela TPM. A alfazema também tem poder calmante, mas com um adicional, com propriedades analgésicas, diminuindo assim, as cólicas.

Ingredientes

  • 7 folhas de maracujá;
  • 1 colher de sopa de folhas de alfazema seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Adicione uma colher de sopa de mel e beba ao longo do dia.
  2. Este chá deve ser feito durante os 5 dias que antecedem a menstruação. Ele está indicado para reduzir os sintomas, como tristeza, compulsão alimentar ou ansiedade, que são próprios desta fase do mês.

Leia também: Banho de alfazema para atrair prosperidade e amor

Por: Tua Saúde

Chá de lúcia-lima

chás para tpm 1
Chás para TPM (Foto: Pexels/Reprodução)

Não é um chá tão popular, mas é um ótimo aliado para mulheres e adolescentes que sofrem com as cólicas. A lúcia-lima tem propriedades anti-inflamatórias, assim, aliviando cólicas mais fortes e mais persistentes.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

  1. Colocar as folhas de lúcia-lima na água e deixar ferver.
  2. Depois de fervida, deixar repousar durante 10 minutos e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia, todos os dias, na semana antes da menstruação descer.

Por: Tua Saúde

O que é bom para aliviar a TPM naturalmente?

Além dos chás, existem dois métodos importantes e naturais, que são capazes de aliviar os sintomas pré-menstruais. Saiba como para ter uma vida melhor:

Chás para TPM
(Foto: Freepik/Reprodução)

Atividade física

Durante o exercício físico, é liberado um hormônio chamado endorfina, conhecido como o hormônio da felicidade, que é capaz te melhorar o estresse e as variações de humor desse período. Além disso, os exercícios podem ajudar a diminuir as cólicas. Mas atenção, exercícios de alto impacto podem agravar o quadro e não é recomendado durante esse período. Yoga e caminhada são uma ótima escolha para esse período.

Alimentação

É importante manter uma alimentação saudável e não somente nesse período. Contudo, durante a TPM é comum a fome excessiva e a vontade de doce. Para driblar esse sintoma, invista em alimentos ricos em fibras (como farinhas integrais e frutas), para aumentar a saciedade e assim diminuir a vontade de comer “errado”.

Não se esqueça da água, pois nesse período a maioria das mulheres costumam reter líquido e a água irá ajudar nesse sintoma. Se está com dificuldades de beber mais águas, insira chás e águas saborizadas para aumentar a ingestão.

Outro ponto importante é fugir de bebidas alcoólicas durante esse período. Além de reter ainda mais líquidos, pode agravar outros sintomas como as cólicas e as dores de cabeça.

Nada alivia a minha TPM e agora?

Os sintomas da TPM são incômodos mas não devem atrapalhar a rotina. Cólicas que travam as pernas e fazem você ficar de cama, irritabilidade que faz perder a cabeça com qualquer coisinha e dores de cabeças que te incomodam até se ficar em um ambiente claro não são normais. Se com os chás, remédios receitados por médicos e uma vida saudável não resolver, é importante buscar ajuda profissional.

Não tente se medicar sozinha em casa ou procurar receitas milagrosas, TPM fortes indicam que algo está errado no seu corpo e precisa de ajuda. Por isso, se nada adiantou, procure imediatamente um ginecologista para ter uma vida melhor e livre de cólicas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy