Veja como lavar o cabelo corretamente e ter fios bem tratados

0

Além do corte, hidratação e outros cuidados com os fios, para ter um cabelo saudável é necessário lavar os fios corretamente. Se você está com algum problema capilar como oleosidade ou ressecamento e já tentou de tudo para melhorar essa condição e não conseguiu, talvez esteja lavando o cabelo da maneira errada e prejudicando a sua rotina capilar. Mas afinal, como deve-se lavar o cabelo corretamente?

Pode parecer um questionamento bobo, mas ainda muitas mulheres cometem diversos erros na hora do banho. Para que você não cometa mais esses erros e tenha um cabelo brilhoso e saudável, a Pajaris separou um guia completo explicando a maneira correta de lavar os cabelos.

como lavar o cabelo corretamente
Dicas de como lavar o cabelo corretamente (Foto: Freepik/Reprodução)

Qual a ordem dos produtos para lavar o cabelo?

No banho são usados três produtos para lavar os fios, o shampoo, o condicionador e algumas vezes na semana a máscara de hidratação. Para que os fios fiquem saudáveis, é necessário usar esses produtos da ordem correta, assim, todos farão o efeito desejado no cabelo. Segue a ordem correta:

  1. O primeiro passo é aplicar o shampoo para a lavagem do couro, remover todas as impurezas e deixar os fios limpos para receber os tratamentos como a máscara;
  2. Máscara de hidratação é o segundo produto que deve ser aplicado. Assim, voltará aos fios a hidratação e as proteínas que perdemos naturalmente;
  3. O terceiro passo é aplicar o condicionador, que irá selar as escamas do cabelo preservando a hidratação que foi feita anteriormente e irá te ajudar na hora de desembaraçar os fios.

Como lavar o cabelo corretamente?

Aprenda agora o passo a passo para lavar da maneira correta:

Atenção na temperatura da água

A água do chuveiro deve estar morna ou gelada. Se possível, sempre prefira a água fria para lavar os fios. A água quente pode ressecar os fios e aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Já a água gelada faz ao contrário, além de fechar as cutículas do cabelo mantendo a hidratação, deixa os fios mais brilhosos e sedosos.

Não esfregue com as unhas

É importante massagear o couro, além de retirar as impurezas, a massagem faz com que aumente o fluxo sanguíneo do local, ajudando no crescimento capilar. Essa massagem pode ser feita por dois minutos de forma delicada. Jamais use as unhas para lavar o couro, pode causar machucados e dar o efeito ao contrário.

Invista em produtos de qualidade

Investir em produtos de qualidade é essencial para que o cabelo fique saudável. Além disso, escolha um produto feito para o seu tipo de cabelo. Não é indicado comprar um shampoo para cabelo liso se o seu cabelo é crespo. Vale ressaltar também que, deve-se comprar todos da mesma linha de tratamento para o resultado ser melhor.

Deixe o condicionador agir

Após lavar e aplicar o condicionar, sempre no comprimento e jamais na raiz, deixe agir por cinco minutos. Esse tempo é importante para que o produto sele as cutículas e mantenha o cabelo saudável. Enquanto isso, pode ir tirando com cuidado e com os dedos ou um pente de madeira qualquer nó que tenha nos fios.

Leia mais: Condicionador em barra: o que é e por que você deve investir em um

Não esfregue os fios

Você já passou shampoo no comprimento todo do cabelo e esfregou os fios além do couro? Saiba que isso pode ressecar o seu cabelo e deixar os fios quebradiços. O shampoo deve ser aplicado apenas na raiz, em pequena quantidade. Esfregue com cuidado apenas o couro e deixe o shampoo escorrer pelo resto dos fios.

Quantas vezes por semana deve-se lavar o cabelo?

O ideal e recomendado por especialistas, é que deve-se lavar o cabelo no máximo três vezes na semana usando shampoo. Esse número para um cabelo normal é o suficiente. Se o seu cabelo oleoso, opte por lavar um dia sim e um dia não, mas jamais todos os dias para não agravar a situação. Se o seu cabelo é seco, duas vezes na semana é o suficiente. “Três vezes por semana é suficiente para a maioria dos tipos de cabelo”, afirmou Anthony Cole, estilista-chefe da Sebastian Professional Haircare.

Qual a melhor hora de lavar o cabelo?

Não existe um melhor horário para se lavar o cabelo. A rotina dos fios deve estar em acordo com a sua rotina diária. Mas atenção, se lavar à noite, é importante secar o cabelo e jamais dormir com os fios molhados. Aqui no site temos um artigo contando todos os malefícios de dormir com o cabelo molhado e o porquê deve-se evitar esse hábito.

Quantas vezes é preciso passar o shampoo?

Se você tem o costume de lavar um dia sim e um dia não, ou as três vezes na semana recomendada por especialistas, saiba que é necessário aplicar apenas uma vez. Se você está lavando duas vezes na semana, pode aplicar até duas vezes, lembre-se de aplicar apenas na raiz.

Leia também: Saiba como limpar pincel de maquiagem e o porque você deve fazer isso

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy