Veja como lavar o cabelo corretamente e ter fios bem tratados

0 52

Além do corte, hidratação e outros cuidados com os fios, para ter um cabelo saudável é necessário lavar os fios corretamente. Se você está com algum problema capilar como oleosidade ou ressecamento e já tentou de tudo para melhorar essa condição e não conseguiu, talvez esteja lavando o cabelo da maneira errada e prejudicando a sua rotina capilar. Mas afinal, como deve-se lavar o cabelo corretamente?

Pode parecer um questionamento bobo, mas ainda muitas mulheres cometem diversos erros na hora do banho. Para que você não cometa mais esses erros e tenha um cabelo brilhoso e saudável, a Pajaris separou um guia completo explicando a maneira correta de lavar os cabelos.

como lavar o cabelo corretamente
Dicas de como lavar o cabelo corretamente (Foto: Freepik/Reprodução)

Qual a ordem dos produtos para lavar o cabelo?

No banho são usados três produtos para lavar os fios, o shampoo, o condicionador e algumas vezes na semana a máscara de hidratação. Para que os fios fiquem saudáveis, é necessário usar esses produtos da ordem correta, assim, todos farão o efeito desejado no cabelo. Segue a ordem correta:

  1. O primeiro passo é aplicar o shampoo para a lavagem do couro, remover todas as impurezas e deixar os fios limpos para receber os tratamentos como a máscara;
  2. Máscara de hidratação é o segundo produto que deve ser aplicado. Assim, voltará aos fios a hidratação e as proteínas que perdemos naturalmente;
  3. O terceiro passo é aplicar o condicionador, que irá selar as escamas do cabelo preservando a hidratação que foi feita anteriormente e irá te ajudar na hora de desembaraçar os fios.

Como lavar o cabelo corretamente?

Aprenda agora o passo a passo para lavar da maneira correta:

Atenção na temperatura da água

A água do chuveiro deve estar morna ou gelada. Se possível, sempre prefira a água fria para lavar os fios. A água quente pode ressecar os fios e aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Já a água gelada faz ao contrário, além de fechar as cutículas do cabelo mantendo a hidratação, deixa os fios mais brilhosos e sedosos.

Não esfregue com as unhas

É importante massagear o couro, além de retirar as impurezas, a massagem faz com que aumente o fluxo sanguíneo do local, ajudando no crescimento capilar. Essa massagem pode ser feita por dois minutos de forma delicada. Jamais use as unhas para lavar o couro, pode causar machucados e dar o efeito ao contrário.

Invista em produtos de qualidade

Investir em produtos de qualidade é essencial para que o cabelo fique saudável. Além disso, escolha um produto feito para o seu tipo de cabelo. Não é indicado comprar um shampoo para cabelo liso se o seu cabelo é crespo. Vale ressaltar também que, deve-se comprar todos da mesma linha de tratamento para o resultado ser melhor.

Deixe o condicionador agir

Após lavar e aplicar o condicionar, sempre no comprimento e jamais na raiz, deixe agir por cinco minutos. Esse tempo é importante para que o produto sele as cutículas e mantenha o cabelo saudável. Enquanto isso, pode ir tirando com cuidado e com os dedos ou um pente de madeira qualquer nó que tenha nos fios.

Leia mais: Condicionador em barra: o que é e por que você deve investir em um

Não esfregue os fios

Você já passou shampoo no comprimento todo do cabelo e esfregou os fios além do couro? Saiba que isso pode ressecar o seu cabelo e deixar os fios quebradiços. O shampoo deve ser aplicado apenas na raiz, em pequena quantidade. Esfregue com cuidado apenas o couro e deixe o shampoo escorrer pelo resto dos fios.

Quantas vezes por semana deve-se lavar o cabelo?

O ideal e recomendado por especialistas, é que deve-se lavar o cabelo no máximo três vezes na semana usando shampoo. Esse número para um cabelo normal é o suficiente. Se o seu cabelo oleoso, opte por lavar um dia sim e um dia não, mas jamais todos os dias para não agravar a situação. Se o seu cabelo é seco, duas vezes na semana é o suficiente. “Três vezes por semana é suficiente para a maioria dos tipos de cabelo”, afirmou Anthony Cole, estilista-chefe da Sebastian Professional Haircare.

Qual a melhor hora de lavar o cabelo?

Não existe um melhor horário para se lavar o cabelo. A rotina dos fios deve estar em acordo com a sua rotina diária. Mas atenção, se lavar à noite, é importante secar o cabelo e jamais dormir com os fios molhados. Aqui no site temos um artigo contando todos os malefícios de dormir com o cabelo molhado e o porquê deve-se evitar esse hábito.

Quantas vezes é preciso passar o shampoo?

Se você tem o costume de lavar um dia sim e um dia não, ou as três vezes na semana recomendada por especialistas, saiba que é necessário aplicar apenas uma vez. Se você está lavando duas vezes na semana, pode aplicar até duas vezes, lembre-se de aplicar apenas na raiz.

Leia também: Saiba como limpar pincel de maquiagem e o porque você deve fazer isso

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy