Como lavar o cabelo sem shampoo? Aprenda esta técnica sustentável!

0 43

Lavar o cabelo sem shampoo se tornou algo mais comum de uns tempos pra cá. Com a pauta da sustentabilidade em alta, essa é uma ótima alternativa para quem quer reduzir o consumo de produtos com embalagens plásticas.

Além disso, caso sua maior preocupação seja com o meio-ambiente, é importante lembrar que deixar de usar shampoo evita o desperdício de plástico e também a poluição de rios e mares através da espuma feita pelo produto.

 

Lavar o cabelo sem shampoo é possível?

Ok, a ideia é com certeza das melhores! Mas e aí, funciona mesmo? O cabelo não fica oleoso? Calma, a gente te explica tim-tim por tim-tim de como limpar bem as madeixas mesmo sem um produto poderoso como o shampoo.

 

Quem pode deixar de usar shampoo?

Essa prática é indicada para todos e todas. Entretanto, é preciso que você observe os sinais do seu próprio cabelo. Por isso, se ele é do tipo mais oleoso, será necessário tomar mais cuidado para que a oleosidade natural dos fios permaneça controlada e uniforme. Porém, se suas madeixas tendem a ser mais ressecadas, essa atitude pode ajudar bastante!

 

Esfregar bem o couro cabeludo é importante ao deixar o shampoo de lado
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Muitas pessoas relatam que os cabelos passam a ficar mais volumoso, cheios, brilhantes e saudáveis após dar adeus aos tubos de shampoo. É claro que não tem como a gente prever a forma como você irá se adaptar à suspensão do uso deste produto! Mas vale a pena testar, não é mesmo? E lembra de contar aqui nos comentários como foi essa mudança pra você e pros seus fios!

 

Técnicas para lavar o cabelo sem shampoo

Alguns produtinhos naturais podem (e devem) ser usados para a substituição do shampoo convencional. Afinal, a melhor parte dessa experiencia é começar a usar, gradativamente, elementos mais naturais no dia a dia. A praticidade também fala mais alto nesse momento: imagina só ir viajar e não precisar separar um espaço na sua bagagem para o shampoo?

Ahhh, e tem mais um detalhe super importante nessa troca do shampoo convencional por outras alternativas: a economia! Se o shampoo que você usa para lavar os cabelos normalmente tem um preço um pouco salgado, já pode dizer adeus para este gasto. Então bora ver algumas opções para lavar o cabelo sem shampoo?

 

Shampoo em barra

Você já ouvir falar em shampoos e condicionadores em barra? A maior parte deste tipo de produto é que eles costumam ser feitos de ingredientes super naturaizinhos. Além disso, existe uma razão óbvia para aderir a este tipo de produto: a ausência de embalagens. Por mais que você ainda esteja usando shampoo, sem dúvidas este produto natural tende a trazer mais benefícios para você no dia a dia, além de evitar a produção exacerbada de lixo.

 

Conheça o shampoo em barra, sustentável e prático
Foto: Reprodução/Pinterest

Sabonete

Sabe aqueles sabonetes super comuns para bebês? Geralmente eles possibilitam que todas as partes do corpo sejam limpinhas com um único produto, inclusive os cabelos! Vale lembrar que esta opção para lavar o cabelo sem shampoo costuma ser em forma líquida, e não em barra.

É claro que existirão sabonetes em barra – os convencionais, que você provavelmente já usa para se esfregar no banho- que podem se dar bem com os seus cabelos. Mas fala sério, o sabonete líquido é bem melhor pra espalhar!

 

Bicarbonato de sódio

A receitinha com bicarbonato de sódio, além de sustentável, é barata e prática! E claro que vai depender bastante do seu tipo de pele e cabelo para que sejam alteradas as proporções de bicarbonato e de água na misturinha. Mas, de maneira geral, a receita pede uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um copo americano d’água.

Água e mais nada!

E aí, tem como lavar o cabelo sem shampoo, somente com água e mais nada? A resposta é sim! Porém, é preciso chamar atenção para um fato. É preciso ter paciência durante a lavagem e dar uma atenção especial ao couro cabeludo.

Por isso, lembre-se de massagear e esfregar o couro cabeludo repetidamente por pelo menos 2 minutos para remover o excesso de oleosidade. Após o banho, lembre-se de passar seu pente, escova ou até mesmo os dedos ao longo dos cabelos. Dessa forma, você irá distribuir a oleosidade presente no couro ao longo dos fios, chegando até as pontas.

 

Ainda posso usar condicionador?

É melhor não. O condicionador sozinho pode deixar o cabelo bastante pesado e oleoso. Se você tem sentido falta de um cheirinho gostoso nos cabelos ou até mesmo de um pouco mais de maciez, é possível resolver esse problema com um pouquinho de óleo essencial. A receita é fácil! Basta pingar 5 gotinhas de um óleo essencial de sua preferência em 250ml de água e borrifar nos fios conforme sua preferência.

E aí, o que achou das nossas dicas? Não se esqueça de compartilhar conosco como têm sido sua experiência ao lavar o cabelo sem shampoo!

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Shampoo vegano: produtos saudáveis para os cabelos (e o meio ambiente)

Sabonete de argila: conheça os tipos, seus benefícios, dicas de uso e onde comprar

Shampoo em barra limpa o cabelo sem agredir os fios, conheça os benefícios

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy