Chá de porangaba é diurético e inibidor do apetite

0

coVocê já ouviu falar no chá de porangaba? Ele ajuda a promover o emagrecimento saudável e ainda é um aliado na proteção do coração.

 

Pra que serve o chá de porangaba?

Também conhecido como chá de bugre, o chá de porangaba é um potente diurético natural. Além disso, ele também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, inibe o apetite e regula o trânsito intestinal.

Uma vez que a porangaba estimula a circulação sanguínea, o consumo da planta também é recomendado no tratamento das temidas celulites.

Outro grande benefício dessa erva é que ela atua no combate à insônia e a ansiedade, aumentando o poder de foco e concentração.

 

benefícios do chá de porangaba
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Além do consumo em forma de chá, também é possível comprar o extrato de porangaba em cápsulas. Nesse caso, o produto é mais concentrado e, portanto, apresenta efeitos mais poderosos. Contudo, é preciso ter cuidado na ingestão.

Ainda que se trate de um fitoterápico, mesmo as plantas naturais podem apresentar contra-indicações. Por isso, consulte sempre um médico e atente-se para a dosagem correta.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Contra-indicações

Como explicamos anteriormente, mesmo chás e produtos naturais demandam atenção. A porangaba, por exemplo, é contraindicada para quem sofre de problemas renais ou cardíacos. Isso ocorre porque o consumo em grandes quantidades pode sobrecarregar os rins e aumentar o ritmo de batimentos cardíacos.

Ademais, grávidas e lactantes não devem consumir. Nesses casos, o ideal é sempre consultar o médico de confiança antes de adicionar qualquer alimento diferente à rotina.

 

Como fazer chá de porangaba?

Na sequência, você vai aprender como fazer o chá de folhas de porangaba. Trata-se de uma erva muito popular no Brasil e, portanto, fácil de encontrar. Hoje em dia praticamente qualquer casa de produtos naturais comercializa as folhas.

Contudo, sempre é bom checar a procedência e, principalmente, a higienização. Com as folhas em mãos, hora de preparar o seu chá de porangaba. Quem ensina a receita é a nutricionista Flavia Junqueira, em entrevista ao GShow.

 

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 4 colheres (sopa) de folhas secas de porangaba

 

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, leve a água para ferver;
  2. Assim que levantar fervura, desligue a chama e acrescente as folhas;
  3. Tampe e abafe por, no máximo, 10 minutos;
  4. Na sequência, coe e consuma em até 24 horas. Você também pode apostar no chá gelado.

 

porangaba pra que serve
Imagem: Reprodução / Pexels

 

O que é um chá diurético?

Por último, uma questão pertinente. Os chás diuréticos são os queridinhos da dieta, mas ainda assim muitas pessoas não sabem exatamente como eles agem no organismo.

Na verdade, o efeito é muito simples. Chamamos de diurético qualquer alimento que aumenta a diurese, ou seja, a produção de urina. Sendo assim, esses chás ajudam a eliminar a retenção de líquidos porque expelem a água, sódio e toxinas pela urina.

Muito simples, não é mesmo? Muitas vezes, confundimos a sensação de inchaço com aumento de peso. Nesses casos específicos, apostar em chás diuréticos, como o da porangaba, é muito interessante. No entanto, o principal é hidratar-se bem, consumindo muita água ao longo do dia.

Lembre-se também que, uma vez que os diuréticos estimulam a produção da urina, pessoas que sofrem com problemas nos rins não devem ingerir sem orientação médica.

 

Leia também:

+ Chá de cavalinha acelera o metabolismo. Descubra todos os benefícios

Unha-de-gato: Descubra para que serve e como fazer o chá

Goji berry: Descubra os benefícios da fruta que ajuda a emagrecer

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy