ZMA: O que é, para que serve, todos os benefícios e como consumir

0 100

Você conhece o suplemento conhecido por ZMA? Várias substâncias, vitaminas e minerais influenciam de forma positiva no desenvolvimento e equilíbrio do nosso corpo. Na busca por uma vida mais saudável, essas substâncias ganham ainda mais importância.

Isso porque elas facilitam e potencializam o esforço físico e as dietas responsáveis por toda a eficácia e energia que buscamos. Dessa forma, você não pode deixar de conhecê-las e adicioná-las na sua rotina.

Descubra os benefícios desse suplemento essencial de minerais e vitaminas e mude sua forma de lidar com saúde hoje mesmo! Assim, aproveite bem tudo que ele pode lhe oferecer e saiba como utilizar.

 

O que é ZMA

O ZMA é um suplemento de vitaminas e minerais formado por três substâncias: zinco, vitamina B6 e magnésio. Esses componentes são imprescindíveis para a saúde geral do corpo, porque promove uma melhora do metabolismo e o desenvolvimento de massa muscular.

A combinação entre eles ainda potencializa exercícios físicos e dietas feitas especialmente para atletas e praticantes de musculação e crossfit, que desejam conquistar o corpo perfeito e sequinho.

ZMA ajuda na queima calórica de rotina
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Por exemplo, o zinco é um mineral que atua ativando as etapas da cadeia metabólica, melhorando os processos de digestão e controle glicêmico corporal. Quem pratica atividades físicas intensas, que requerem força e muita dedicação precisam suplementar diariamente essa substância.

O magnésio atua em mais de uma centena de reações bioquímicas do nosso organismo, o que ajuda no controle neural, muscular e cardíaco. Além disso, é um componente essencial para quem pratica atividades físicas intensas, por prevenir câimbras.

Por fim, a vitamina B6, é uma das vitaminas essenciais do complexo B e está em abundância nesse suplemento. Ela atua no metabolismo dos aminoácidos, melhorando a função e a qualidade do nosso sono, prevenindo quadro de insônias recorrentes.

 

Para que serve

Dessa maneira, com tantas propriedades, o suplemento de ZMA é muito rico e muito benéfico. Isso porque ele basicamente serve para preencher as necessidades que faltam para quem precisa dar um up na prática física diária.

Ele aumenta a força necessária para o desenvolvimento de músculos, ajuda na qualidade e bem-estar do nosso dia a dia e ainda previne diversas doenças. Dessa maneira, o suplemento de ZMA potencializa o nosso corpo, deixando atletas, esportistas e entusiastas mais dispostos, todos os dias, a alcançar seus objetivos de corpo, saúde e nutrição.

 

Benefícios do ZMA

Existem inúmeros benefícios que a combinação de zinco, magnésio e vitamina B6 podem trazer para o seu organismo. Além de reequilibrar várias funções do seu corpo, ajuda no processo de emagrecimento saudável, através da melhora da eficiência de atividades físicas.

Por isso, conheça um pouco mais sobre os diversos benefícios desse suplemento, que vai mudar a forma como você lida com sua ginástica e as respostas do seu corpo.

 

Melhora a qualidade do sono

Precisa começar a dormir melhor? O ZMA pode te ajudar. Isso porque a reposição de zinco, vitamina B6 e magnésio promove uma melhora da qualidade geral do sono, facilitando sonos mais produtivos, além de prevenir insônia. Dessa maneira, o metabolismo fica mais acelerado e o corpo, menos estressado e feliz.

 

Fortalece a imunidade

O suplemento de ZMA, por fortalecer o organismo, também fortalece nossas defesas imunológicas. Isso porque o zinco potencializa as ligações entre essas células, o que facilita sua ligação aos agentes patogênicos, produzindo uma resposta mais rápida e segura. Os outros complementos ajudam no equilíbrio do organismo, como um todo.

Assim, é mais fácil de estar preparado contra problemas simples do dia a dia, como gripes e resfriados.

 

ZMA previne diabetes

Um dos principais componentes do suplemento, o magnésio presente na fórmula tem grande impacto na saúde do corpo e previne o desenvolvimento de diabetes. Ele atua equilibrando e organizando diversas reações do metabolismo humano. Por exemplo, ele controla os níveis de açúcares no sangue, equilibrando as taxas glicêmicas, o que mantém o corpo longe dos desequilíbrios provocados pela diabetes.

 

Facilita a hipertrofia e a recuperação do corpo

O suplemento de ZMA alivia as dores musculares e a recuperação do corpo pós exercícios físicos intensos. Também por isso, facilita a hipertrofia e a eficiência da prática, apresentando resultados visíveis mais rápidos. Dessa maneira, o ZMA é bem aceito pelos praticantes de atividades como crossfit e musculação.

ZMA, quando combinado a outros suplementos, pode ajudar no emagrecimento saudável
Imagem: Reprodução / Pexels

Como tomar

Tomar o suplemento é simples. Assim como o lavitan cabelo e unhas e o levedo de cerveja, ele pode ser encontrado em supermercados e lojas especializadas em suplementação nutricional para atletas, em cápsulas ou pó. Todas as pessoas que desejam melhorar a eficiência dos seus treinos podem tomar!

De acordo com o seu peso corporal, tome de 2 a 3 cápsulas de ZMA por dia. Caso tenha dúvidas ou precise de orientação, consulte seu nutricionista de confiança.

Tome, preferencialmente, antes de dormir, com o estômago preferencialmente vazio. Além disso, durante a suplementação, evite consumir alimentos ricos em cálcio, porque impedem a absorção dos componentes da cápsula.

 

Principais efeitos colaterais

Mas, é preciso ficar atento aos possíveis efeitos adversos causados pela suplementação de ZMA. Isso porque, em doses ideais, o ZMA é seguro e não provoca nenhum efeito danoso no corpo. Porém, quando consumido em excesso, desequilibrando as taxas corporais, pode causar diversos efeitos. Por exemplo, o excesso desse suplemento causa diarreia, vômitos, câimbra e insônia.

Dessa maneira, para que o suplemento de ZMA seja sempre positivo na sua vida, consulte sempre seu médico e nutricionista. Mantenha seus exames de saúde em dia, para proteger o seu corpo e potencializar as conquistas de sua dieta.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy