Yoga para crianças: conheça 20 benefícios da prática

0

O yoga, originário da Índia, é cada vez mais praticado em todo o mundo. Isso porque cada vez mais se fala nos inúmeros benefícios da prática para o corpo e a mente. Mas você sabia que o yoga para crianças tem sido também muito procurado por mães e pais? Saiba por quê.

Yoga para crianças
Foto: Florence for Kids Yoga Blog

O que é o yoga para crianças?

O yoga é uma prática benéfica que busca o equilíbrio entre corpo e mente e, portanto, é indicada para pessoas de todas as idades. Com exercícios que ajudam a controlar a ansiedade, aliviar dores e que colaboram com a nossa disposição, a atividade promove maior consciência corporal e controle mental. “O yoga tem tantos benefícios que fica até difícil listar todos. Mas, um dos principais é você se conhecer, tirar um tempo para se estudar e se entender. E isso serve para a mente e também para o corpo”, diz a professora Catherine Rocha Davies.

Pensando nesse sentido, já dá pra imaginar porque o yoga para crianças está cada vez mais popular e porque já existem professores e escolas especializados em ensinar a prática para os pequenos. “Falando do aspecto físico, a prática ajuda a fortalecer, dar flexibilidade e elasticidade ao corpo. Já em relação à mente, desenvolve a calma e a concentração, por exemplo”, continua a professora de yoga. Além disso, segundo ela, os yamas e niyamas (preceitos éticos e morais da filosofia yogi) são princípios de boa conduta que servem também para os mais novos: “São ensinamentos como falar a verdade, ter autocontrole e disciplina, não desistir frente às dificuldades e aprender a dividir. Isso tudo é legal de ensinar para as crianças porque elas crescem praticando e transmitindo para os outros”.

Com que idade a criança pode praticar yoga?

Baby yoga
Foto: Salon Gold UK

Um dos métodos que estão conquistando pais e mães é o baby yoga, que é praticado com um adulto. Aqui, a ideia é estreitar os laços e também promover o relaxamento no bebê, o que pode ajudar na qualidade do sono. Vale ressaltar que antes de iniciar a prática é importante ter o aval do obstetra (no caso das recém-mamães) e também do pediatra. Além dessa modalidade, o yoga para crianças é recomendado por especialistas a partir dos quatro anos aproximadamente, pois é quando a criança entende com mais facilidade as orientações e o que se espera dela.

No entanto, para que a prática não se torne chata para os pequenos, Catherine sugere que os pais comecem a fazer junto ou então que a aula seja lúdica: “Para as crianças, essa é uma forma de brincar junto com os adultos. Mas, se não existe essa possibilidade, os professores especializados são treinados para trazer as melhores e mais adequadas posições para cada idade e também falar sobre os yamas e niyamas de uma maneira que elas entendem e com bastante leveza”.  Para quem tem interesse na prática, a professora indica o livro “Vamos brincar de estátua?”, de Lúcia Barros e Márcia de Luca. A publicação traz os preceitos da filosofia yogi, posturas introduzidas por histórias, dicas de respiração e meditação e outros temas, tudo voltado para crianças.

Conheça 20 benefícios da prática

Yoga para crianças
Foto: welcomehome.org.gg

Os pequenos tendem a se beneficiar muito com a prática. Isso porque, além de promover benefícios para a mente, o yoga trabalha aspectos físicos. “Como resultado, a criança passa a prestar atenção em si mesma e a se observar. Assim, ela aprende a relaxar, focar no momento presente e a perceber como o corpo dela se sente como um todo”, complementa a professora de yoga. Confira 20 benefícios do yoga para crianças:

1 – Consciência corporal

2 – Desenvolvimento de ossos e músculos

3 – Aumento da flexibilidade

4 – Melhora da postura

5 – Desenvolvimento da coordenação motora

6 – Alívio de tensões física e mentais

7 – Manter a calma

8 – Manter a disciplina e a concentração

9 – Aumento da autoestima e autoconfiança

10 – Estimula hábitos mais saudáveis

11 – Melhora a convivência com outras crianças

12 – Desenvolve a imaginação e a criatividade

13 – Desperta as qualidades de cada um

14 – Melhora o foco para os estudos

15 – Promove a tranquilidade e a tolerância

16 – Promove o autocontrole

17 – Facilita a manutenção do peso

18 – Melhora a qualidade de sono

19 – Aumenta a força de vontade e a disposição

20 – Promove um estilo de vida mais feliz

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy