Vitamina C é aliada da saúde e da beleza

O poder antioxidante da vitamina C é capaz de proteger de doenças e barrar o envelhecimento

A vitamina C é uma velha conhecida da boa saúde, principalmente quando falamos em aumentar a imunidade. Muitos médicos recomendam a ingestão diária da vitamina por meio da alimentação ou suplementação. Isso porque o nutriente não é produzido pelo corpo e não pode ser armazenado, por isso é tão importante o consumo todos os dias.

Essa ingestão se torna ainda mais importante quando a intenção é usar a vitamina C a favor da saúde da pele. Quando ingerimos o nutriente o corpo automaticamente distribui a vitamina para os órgãos mais importantes para o funcionamento vital. Sendo assim, a pele é o órgão que mais sofre pela deficiência de vitamina C, uma vez que é a última a receber o nutriente.

Benefícios da vitamina C para a saúde

A vitamina C fortalece a autodefesa do corpo, combatendo resfriados, gripes e infecções. Além disso, é ótima também para auxiliar na absorção de ferro no intestino, o que ajuda no tratamento de anemias e reduz sintomas como fraquezas, queda de cabelo e cansaço.

As células do corpo também se beneficiam: com a vitamina elas crescem e permanecem sadias, principalmente as células dos vasos sanguíneos, ossos e dentes. Essa ação beneficia também o suporte e estrutura dos tecidos dos órgãos, mantendo ele mais saudáveis.

Benefícios da vitamina C para a pele

Versátil, a vitamina C é um nutriente que traz benefícios para dentro e fora do corpo. O nutriente é um grande destaque como aliado da beleza, principalmente por seu poder antioxidante, que protege o corpo dos radicais livres.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O efeito antioxidante também auxilia na cicatrização de pequenas lesões cutâneas, o que também ajuda a combater a acne. Os especialistas em cuidados com a pele também afirmam que a vitamina protege contra os efeitos nocivos do sol. Aliar o nutriente ao protetor solar é combater os radicais livres com ainda mais eficiência.

A vitamina atua também em alguns processos metabólicos, como a produção de colágeno, deixando ela mais eficiente, o que ajuda a combater as rugas e sinais de expressão. O nutriente contribui ainda para a inibição de uma enzima chamada tirosina, que produz a pigmentação que causa manchas na pele. Sendo assim, a vitamina atua nas manchas, deixando a pele mais uniforme.

Fontes de vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada na alimentação, em suplementos e na composição de muitos produtos de beleza, principalmente os dedicados à pele.

Os alimentos ricos são as frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi. Outras frutas que fornecem o nutriente são: morangos, caqui, lichia, pêssego, kiwi e goiaba.

Os vegetais folhosos também são fontes, como couve, espinafre, agrião e repolho. Couve-flor, pimentão, brócolis e ervilha também possuem o nutriente.

Na suplementação a vitamina pode ser encontrada pura, associada ao zinco, para o fortalecimento da imunidade, ou ainda em multivitamínicos.

Já nos produtos de beleza é possível encontrar o nutriente aliado a séruns, protetores solares, loções hidratantes e sabonetes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A vitamina C não tem contraindicação. Pode ser usada por homens e mulheres, sem restrições!

 

Leia mais:

+ Argila Verde: O Que É, Benefícios E Como Usar

+ Óleo De Rosa Mosqueta: Para Que Serve E Como Usar

+ Sabonete para o rosto – qual o melhor?

Comentários (4)
Comentar