Chá de folha de amora para TPM, menopausa e controle do açúcar no sangue

0

O chá de folha de amora é um bom aliado da saúde feminina e também ajuda no controle da glicemia. Possui sabor suave e é uma delícia para beber tanto quente quanto gelado.

 

Pra que serve o chá de folha de amora?

chá de folha de amora pra que serve
Creasey Mahan

 

Essa bebida medicinal é utilizada, primeiramente,  como remédio para diarréia, gargarejo para inflamações na garganta e compressa para feridas e erupções cutâneas. O chá de amora também ajuda a regular o fluxo menstrual e serve para acalmar problemas do trato gastrointestinal.

Esse chá também auxilia na manutenção do equilíbrio dos níveis de gordura corporal, bem como do índice glicêmico. Por esse motivo, pode ser utilizado por pacientes diabéticos, desde que com aprovação médica.

Desde os tempos antigos, as folhas de amora são usadas medicinalmente, especialmente em toda a Europa e Ásia. Há dois mil anos atrás, por exemplo, o médico do exército romano, Galeno, mandava seus soldados mascarem folhas de amora para fortalecer as gengivas e aumentar a resistência física.

Hoje, sabemos que era, na verdade, a concentração de a Vitamina C e taninos nas folhas agia para aumentar a imunidade e curar feridas.

 

Chá de amora: o aliado da saúde feminina

 

Também é importante notar que as folhas possuem compostos capazes de aliviar os sintomas da menopausa. Isso porque a presença de flavonóides nas folhas ajuda a amenizar as ondas de calor (conhecidas como fogachos) que são muito comuns no período.

Graças ao seu efeito diurético, o chá de amoreira pode auxiliar na redução do inchaço, bem como diminuir a retenção hídrica. Outro ponto ao seu favor é que a infusão ajuda a atenuar cólicas menstruais e ainda reduz o inchaço comum da fase pré-menstrual.

Benefícios da amora para a saúde

beneficios da amora para a saúde
Reprodução

 

  • Rica em vitamina C, flavonóides e antioxidantes;
  • Fonte de vitamina K, que ajuda a controlar os coágulos sanguíneos e regula o fluxo menstrual;
  • Também é rica em manganês, mineral vital para o desenvolvimento ósseo saudável e também para o  sistema imunológico. Também ajuda o corpo a metabolizar carboidratos, aminoácidos e colesterol;
  • Segundo estudo in vitro e in vivo publicado na revista Antioxidants, os principais compostos ativos da amora também podem ser encontrados nas folhas.

 

Cuidados e contra-indicações

 

De acordo com a nutróloga Liliane Opperman em entrevista para a Cia Verde, no momento não há contra-indicações para a ingestão do chá de amora.

No entanto, é interessante consultar o seu médico ou nutricionista caso você sofra com alguma condição de saúde pré-existente. Gestantes, lactantes e crianças precisam ter cuidado redobrado.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

Como preparar o chá de folha de amora?

como fazer chá de folha de amora
Cooking For My Soul

 

Assim como outras infusões herbais, preparar o chá de folhas de amora é muito simples. Você pode fazer um litro de chá pela manhã e consumir ao longo do dia, cerca de 3 xícaras são suficientes para obter todos os benefícios.

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de amora secas;
  • 1 litro de água

 

Modo de preparo:

  1. Leve a água ao fogo e desligue assim que começar a ferver;
  2. Em seguida, adicione as folhas de amora e tampe.
  3. Deixe abafar por 5 a 10 minutos.
  4. Depois é só coar e beber. Adoce somente se necessário.

 

Como se trata de um chá bem saboroso, certamente o consumo será bastante agradável. Além disso, ainda é possível combinar com outras ervas medicinais e aproveitar para maximizar os benefícios. O chá de folha de goiaba, por exemplo, também é aliado no controle da diabetes.

Já para quem busca receitas diuréticas, os chás de cavalinha, louro ou carqueja podem entrar na rotina, sempre acompanhados de uma boa alimentação e exercícios físicos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy