Velaterapia: técnica é aliada para eliminar as pontas duplas

Existem muitas técnicas para manter o cabelo saudável e melhorar a aparência dos fios, a velaterapia é uma delas. Não é uma técnica nova, pois surgiu por volta de 1980 e voltou a se tornar popular nos últimos anos após um salão de São Paulo – SP, resgatar a velaterapia diretamente do túnel do tempo.  Não demorou muito para que a técnica se espalhasse pelo Brasil, conquistando as mulheres e muitas celebridades.

Mas será que essa técnica funciona? Para que serve e todas as mulheres podem fazer? Para responder essa e outras dúvidas sobre o assunto, a Pajaris separou um guia completo da velaterapia. Assim, você conseguirá tomar a melhor decisão, se investe ou não nesse tratamento para o cabelo.

Velaterapia é uma técnica para remover ponta dupla (Foto: Freepik/Reprodução)

O que é velaterapia?

É uma técnica feita para eliminar as pontas duplas sem alterar o corte de cabelo, mantendo o comprimento e a beleza dos fios. Além disso, segundo especialistas, esse procedimento também ajuda a fortalecer os fios, já que as pontas fragilizadas são removidas.

Como é feito a velaterapia?

O cabelo é separado em mechas pequenas e enrolados. Quando essa mecha é enrolada, as pontas duplas acabam ficando “para fora” e então a profissional utiliza o fogo para queimar essas pontinhas desengonçadas que ficaram sobrando. Para um melhor resultado, os profissionais ainda aliam esse procedimento com o corte bordado, que não tira o comprimento e ajuda a selar os fios após a remoção das pontas duplas.

Dá para fazer a técnica em casa?

A resposta é simples, dá para fazer mas não é recomendado. Se você deseja eliminar as pontas duplas de maneira segura com a técnica, procure um salão especializado em velaterapia. O risco de acidente é enorme, você pode queimar o seu cabelo e na pior da hipóteses queimar o corpo, por isso, jamais faça sem um profissional capacitado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contraindicação

Esse procedimento não é indicado para mulheres que estão com o cabelo muito fragilizado e passaram por um corte químico recente. Além disso, pessoas com cabelo bem fino e ralo também devem evitar a técnica.

Qual o valor da velaterapia?

Não é uma técnica barata e também não são todos os salões que são especializados no procedimento. O valor varia entre R$ 300 a R$ 500 reais, dependendo do profissional. O valor é mais alto do que outras técnicas, por ser um procedimento que se não feito corretamente, pode acabar trazendo prejuízos ao cliente.

O que fazer para acabar com as pontas duplas?

Mas afinal, como prevenir que as pontas duplas apareçam no cabelo e você vire uma refém de cortes de cabelo? Com passos simples é possível ter um cabelo incrível e longe desse problema, veja abaixo dicas para cuidar do cabelo:

Kim Kardashian

Cronograma capilar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O cronograma serve para devolver tudo o que os fios precisam com três passos simples, nutrição, hidratação e reconstrução. Essa técnica pode ser feita por todos os tipos de cabelo e em casa mesmo, sem precisar ir ao salão para ter os efeitos desejados.

  • A etapa de nutrição serve para repor o óleo e nutrientes do cabelo e mesmo os fios oleosos precisam desse tratamento. Escolha a máscara de nutrição de acordo com o seu tipo de cabelo e da sua marca preferida.
  • A etapa de hidratação é a mais conhecida e serve para repor a água do cabelo. Essa água é perdida por causa de agentes externos como poluição.
  • A reconstrução é uma etapa para repor a queratina, responsável pela estrutura dos fios. Um cabelo com falta de queratina é quebradiço e cheio de pontas duplas. Assim como os anteriores, escolha uma máscara para o seu tipo de cabelo.

Para saber como fazer corretamente o cronograma capilar, a Pajaris fez um post exclusivo sobre o assunto, respondendo todas as dúvidas.

Reparador de pontas

Como o próprio nome já diz, esse produto serve para reparar as pontas e recuperar os fios, eliminando as pontas duplas e prevenindo o surgimento. O reparador geralmente é aplicado após usar o calor no cabelo [secador ou chapinha ou babyliss]. Como é um óleo, aplique somente nas pontas e evite o contato com a raiz.

Evite o uso do calor

Se possível, diminua o uso de calor no cabelo para não danificar os fios e deixá-los mais brilhantes e livre de pontas duplas. Caso seja necessário o uso, jamais seque o cabelo ou faça chapinha sem a proteção térmica, mesmo que seja apenas para remover o excesso de água.

Mantenha o corte em dia

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cortar o cabelo não significa tirar o comprimento. Por isso, invista em um corte de cabelo a cada 40 dias para remover as pontas duplas. Mesmo com os cuidados necessários, pode acabar surgindo por causa de agentes externos, como exposição solar ou poluição, portanto, não tenha medo de cortar as pontas duplas no salão ou invista na velaterapia.

E aí, já tinha ouvido falar neste procedimento? Ficou com vontade de testa? Conta para nós a sua opinião!

Leia também: Saiba como salvar seu cabelo e acabar com as pontas ressecadas

Comentários (0)
Comentar