Subtom de pele: descubra o seu e acerte nos looks e maquiagens!

0

Diferente do que você pode estar imaginando, o subtom de pele não é a mesma coisa que a cor da pele. Além disso, o subtom de pele pode ser quente, neutro ou frio, impactando nas escolhas de nossas maquiagens e roupas. Quer saber qual o seu subtom de pele e como fazer combinações incríveis com ele? A gente te ensina. 

O subtom de pele é a tonalidade que fica sob a sua pele e não exatamente a cor dela. Ou seja, você pode ser branca e ter um subtom de pele diferente de outra pessoa branca. Ademais, você pode ter a pele negra, mas um subtom de pele distinto de outra pessoa com pele negra. 

 

Subtom de pele neutro permite diversas combinações
A cantora Demi Lovato possui subtom de pele neutro. Foto: Reprodução/Pinterest

 

Esta é a principal razão pela qual às vezes você fica super bem vestindo amarelo, azul, vermelho e uma outra pessoa, com a mesma cor de pele que você, não fica tão bem assim com estas cores. É porque vocês têm subtons diferentes de pele. Legal, não é?

E isso não vale só para roupas como também para acessórios, cores de cabelo, esmalte e maquiagens. Por isso, se você quer apostar na maquiagem perfeita e nos melhores looks, descubra qual seu subtom de pele e arrase nas combinações!

 

O que é subtom de pele?

Agora que você já sabe o que é um subtom de pele, a gente vai te ensinar como você faz para descobrir o seu. Bora lá?  

A melanina é o componente responsável por dar cor à nossa pele. Este componente possui três tons de cores diferentes, responsáveis por dar “cor” à nossa cutis, cabelos, pêlos e outros elementos do corpo. 

Por isso, podemos chamar estes tons diferenciados de cor de feomelanina, pigmentação mais amarelada. Ademais, existe a tricosiderina, coloração avermelhada e menos comum. Por fim, temos a eumelanina, pigmentação capaz de deixar a pele mais azulada.

 

Já reparou que a cantora Beyoncé é uma fã de cores quentes?
O subtom de pele da cantora Beyoncé é o quente. Foto: Reprodução/Pinterest

 

Partindo destas variações na melanina responsáveis pelo nosso tom e subtom de pele, podemos tirar algumas conclusões. Quando buscamos dividir tons de cor (não só falando sobre pele, mas sobre cores no geral), conseguimos dividi-las em quentes, neutras e frias. 

Nas cores quentes, podemos citar tons vermelhos e alaranjados. Já nas cores neutras, algumas variações de amarelo e verde. Por fim, em cores frias, podemos mencionar nuances de azul e roxo.

Por isso, quem tem mais feomelanina na melanina, possui um subtom neutro de pele. Já as pessoas com subtom de pele quente, têm maiores taxas de tricosiderina em sua coloração natural. Por fim, as pessoas com mais eumelanina possuem traços de sua pele azuladas.

 

Como descobrir subtom de pele?

Uma forma interessante de descobrir esta informação apenas por observação, é analisando a cor das veias de seu braço. E então, elas são azuis, azuis esverdeadas ou verdes marrons? 

Se forem azuladas, seu subtom é frio. Caso sejam azuis esverdeadas, seu subtom pode ser considerado neutro. Entretanto, se a maior parte de suas veias for de coloração próxima ao verde e marrom, seu subtom de pele é quente.

 

Subtom quente

Não importa qual seja a cor da sua pele, se o subtom dela for quente, é possível que você fique melhor quando veste roupas vermelhas ou alaranjadas. Isso não significa que você não deve comprar roupas de outras cores ou que não fica bem com vestimentas azuis e roxas. Entretanto, sabe quando você simplesmente veste uma roupa e fica maravilhosa sem muito esforço? Pois é, é disso que estamos falando.

Agora, quando o assunto é maquiagem, pessoas com subtom de pele quente devem usar produtinhos como bases que contenham um fundo amarelado em seu tom. Fica muito melhor no resultado final!

 

Subtom frio

Aqui, roupas azuis, roxas e rosas caem como uma luva. Além disso, cores mais fechadas, como o cinza e o preto, ficam super bem em você. Fácil, não é? Basta vestir roupas com tonalidades frias para parecer que está sempre pronta para uma ocasião que exige cuidados ao escolher boas roupas.

 

Cores azuis, roxas e rosadas ficam bem em quem tem subtom de pele frio
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Em relação aos cosméticos usados em maquiagens, opte por produtos com fundo rosado ou oliva, isso vale para bases, corretivos e outros. 

 

O que combina com subtom de pele neutro?

Percebeu que seu subtom é neutro e agora não sabe o que fica melhor em você? Nós te damos a resposta dos sonhos: tudo combina com você! Tanto roupas, acessórios e maquiagens com tons quentes, como as com tons frios. Você não tem grandes problemas ao escolher a cor ideal para um look. Portanto, seu subtom de pele é neutro. 

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

+ Análise de coloração pessoal: descubra sua paleta de cores!

+ Pantone 2021: amarelo e cinza são as novas cores do ano, aprenda a usar

+ Cores de cabelo 2021: descubra quais são os tons e tendências que vão marcar o ano

Fonte
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy