Pantone 2021: amarelo e cinza são as novas cores do ano, aprenda a usar

3 1.251

O amarelo e o cinza são a dupla de cores que vai reger as tendências de 2021. As Cores do Ano Pantone 2021 são uma dupla dinâmica, versátil e que se complementa com harmonia: o amarelo vibrante Illuminating (cor 13-0647 no catálogo Pantone) contrasta super bem com o calmo e sólido cinza Ultimate Gray (cor 17-5104 no catálogo da empresa).

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, essa parceria de cores transmite resiliência e esperança. “Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, explicou Leatrice.

Quer saber mais sobre como aplicar essas cores no seu dia a dia? Inspire-se com o significado das cores e dicas de como usar na decoração e na moda. Confira!

 

cinza e amarelo
Foto: Pantone/Reprodução

O que é a Cor do Ano Pantone?

A Pantone é uma empresa que é referência mundial em organização e sistema de cores. E, todo ano, o Pantone Color Institute dita as paletas de cores que serão tendência pelos próximos meses – influenciando, assim, os setores da moda, decoração, design e muitos outros.

As cores são sempre escolhidas por sua mensagem e significado, e decididas pela curadoria internacional da empresa.

Pantone 2021: porque amarelo e cinza?

Afinal, 2021 representa um ano de incertezas, e sabemos que vamos enfrentar os próximos 12 meses cheios de esperança por dias melhores. Por isso, nada melhor que uma mescla de cores com uma tonalidade iluminada e cheia de personalidade, como o amarelo, e outra sóbria, elegante e equilibrada, como o cinza.

cinza e amarelo
Foto: Pantone/Reprodução

Significado das cores Pantone 2021

Essa união de cores é inspiradora, leve e nos garante esperança. Ainda de acordo com Leatrice, a diretora executiva do Pantone Color Institute conta que o cinza e o amarelo carregam consigo uma mensagem de resiliência e encorajamento, e ao mesmo tempo que são cores práticas e sólidas, e também promovem calor e otimismo.

Claramente, uma mensagem de força e esperança para 2021. 

Cores do ano: 2020, 2019, 2018…

A última cor do ano, a de 2020, foi o belo Classic Blue, uma tonalidade azul sólida que instiga resiliência e serenidade. Já em 2019, foi a vez do Living Coral, uma tonalidade coral animada e cheia de vida – que rendeu de monte na época! No entanto, em 2018, a cor do ano foi  o Ultra Violet, tonalidade roxa instigante e energética.

cores do ano pantone
Foto: Pantone/Reprodução

Repare: anualmente, as cores escolhidas para reger as tendências dos próximos 12 meses têm tudo a ver com a energia que este período exalou, atendendo às necessidades de cada época. Agora, chegou a vez da dupla de cores Ultimate Gray e o Illuminating Yellow, os clássicos cinza e amarelo.

Aliás, a seleção de duas cores ao invés de somente uma é uma decisão atípica da Pantone: o único outro ano que também foi representado por uma dupla de tonalidades foi 2015, quando o Rose Quartz (um tom suave de rosa) e o Serenity (um tom de azul) foram escolhidos para representar 2016. 

Dicas de como usar as Cores do Ano Pantone 2021

Com o “novo normal” causado pela pandemia e suas limitações do ano de 2020, é possível prever quais serão as tendências do design, da moda e da decoração de interiores para 2021: conforto, contato com a natureza e neutralidade certamente estão entre elas!

Sendo assim, o Ultimate Gray e o Illuminating Yellow, as Cores do Ano Pantone 2021, têm tudo a ver com essas novas tendências, por serem tonalidades que oferecem acolhimento e aconchego.

Se você deseja usar esses tons de cinza e amarelo no seu dia a dia, na decoração ou para buscar referências de moda, confira essas fotos abaixo e inspire-se!

Pantone 2021 na decoração

Quem investe em decoração deseja modernidade e conforto. E por que não unir os dois à peças atemporais? Designs de móveis modernos integram o ambiente, agregam muito calor e tornam o seu espaço mais único. O exemplo abaixo ainda mescla super bem as Cores do Ano Pantone 2021.

cinza e amarelo
Foto: Luis Gomes/Reprodução

 

Olha que demais ficam as cores do ano pintadas na parede! Neste caso da foto abaixo, a composição deixa o ambiente da sala mais alegre sem perder a elegância. Antes de tudo, um espaço otimista e único!

cinza e amarelo
Foto: Pinterest/Reprodução

Pantone 2021 na moda

O versátil cinza, em tonalidade similar ao Ultimate Gray, garante muita sobriedade e elegância ao visual. Sendo assim, é possível investir em peças mais estruturadas sem perder a modernidade.

referências de look cor do ano 2021
(Foto: Pinterest/Reprodução)

O amarelo na tonalidade Illuminating é uma cor vibrante e super alegre, combina muito com looks diurnos e mais descontraídos. Aliás, essa união vestido + tênis é super moderna. Aposte!

referências de look cor do ano 2021
(Foto: Pinterest/Reprodução)
Gostou? Então leia também:

Cores para o ano novo: entenda os significados e escolha seu look

+ Análise de coloração pessoal: descubra sua paleta de cores!

Cores do verão 2021: conheça a paleta que vai bombar na estação

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy