Shampoo roxo: descubra tudo sobre o produto matizador para fios loiros

1

O shampoo roxo é um matizador que corrige o tom dos cabelos loiros e descoloridos. Por isso, o produto é indispensável para prolongar o tom e deixar as madeixas sempre com cara de salão.

 

O que é e pra que serve o shampoo roxo?

Assim como o nome já entrega, o shampoo roxo possui pigmentos nesse tom para neutralizar o amarelado dos cabelos. Lembra da colorimetria? É a mesma ideia usada nos corretivos coloridos e até mesmo nos branqueadores de roupas.

Isso porque, dentro do círculo cromático, as cores opostas se neutralizam. Portanto, o roxo é ideal para retirar aquele aspecto amarelado, que tanto incomoda as loiras.

Ainda que o conceito de shampoo pareça um pouco estranho para os novatos do mundo da beleza, as loiras de salão sabem que ele é um produto quase obrigatório para manter o cabelo forte e brilhante.

 

shampoo roxo pra cabelo loiro
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Por que o cabelo loiro precisa de shampoo roxo?

De acordo com Adina Doss, expert da Redken,  quando descolorimos o cabelo, o temido amarelo é um dos primeiros tons que surge. Depois disso, os cabeleireiros continuam a descoloração e pigmentação até atingir o tom desejado, eliminando os subtons alaranjados, avermelhados ou amarelados.

Geralmente o colorista aplica tonalizantes ou tintas que conseguem anular os pigmentos. No entanto, conforme o produto desbota durante as lavagens, o teimoso tom amarelo volta a aparecer. Por isso, é preciso inserir o shampoo matizador roxo na rotina. Assim você preserva a cor por mais tempo e fica com o loiro sempre perfeito.

Além do desbotamento pela lavagem, Jaclyn Harwood, outro especialista da Redken, explica que o amarelamento também pode ser causado pelo sol, cloro, água dura ou acessórios que modelam o cabelo com calor. Por esse motivo, até mesmo os cabelos loiros naturais podem se beneficiar de um bom shampoo roxo.

 

matizador para cabelo platinado shampoo roxo
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Aplicação e frequência

 

Ainda que o produto seja indispensável na vida de quem descolore o cabelo, o shampoo roxo não deve ser utilizado diariamente. Isso porque ele carrega uma alta concentração de pigmentos, que pode fazer o efeito contrário e deixar um subtom azulado nos fios.

Portanto, reduza a frequência para 1 vez a cada 7 ou 15 dias, dependendo do tom do seu cabelo. Ao longo da semana, o ideal é utilizar um shampoo neutro, shampoo em barra ou, ainda, produto específico para cabelos tingidos.

Já a aplicação é muito fácil. Basta diluir o produto em um pouquinho de água, aplicar nos fios úmidos e massagear. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar, pois assim você otimiza o resultado. Por fim, aposte em uma boa hidratação pois o shampoo matizador tende a ressecar os fios.

 

shampoo roxo matizador
Imagem: Reprodução / Pinterest

Quem deve usar

Ainda que seja mais conhecido das loiras, o shampoo roxo está reservado apenas para elas. Afinal, todo cabelo descolorido pode acabar amarelando.

Por isso, o matizador é recomendado para as loiras, morenas iluminadas e até mesmo para quem deseja assumir o cabelo branco natural. No último caso, os pigmentos do shampoo são perfeitos porque deixam o grisalho digno de salão.

 

Como matizar os cabelos loiros em casa?

Agora que você já sabe todos os benefícios do produto, é hora de colocar o shampoo roxo em ação. Além dele, também é possível encontrar condicionadores e máscaras com pigmentos no mesmo tom. Desse modo é possível fazer um tratamento matizador poderoso em casa, recuperando o tom de loiro perfeito.

No vídeo a seguir, a Youtuber Bruna Malheiros ensina como matizar o cabelo em casa. No tratamento, ela combina um shampoo hidratante com uma máscara de pigmento roxo. Contudo, você pode combinar os dois produtos pigmentados e potencializar ainda mais o efeito matizador.

 

 

Fonte: Redken

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy