Saudação ao Sol: saiba porque você deve praticar essa sequência

0

O Sol, que de tão admirado chega a receber o título de Deus em algumas culturas, é muito presente no clima tropical do Brasil. Fonte de calor e de energia, ele é imprescindível para a vida na Terra e, por isso, recebe muitas homenagens. Uma delas é a Saudação ao Sol (ou Surya Namaskar, em sânscrito), a sequência de posições mais famosa do yoga que reverencia essa estrela. Saiba o que é e quais são os benefícios dessa prática.

O que é a Saudação ao Sol?

Yoga
Foto: Pixabay

A Saudação ao Sol, cujo nome em sânscrito é Surya Namaskar, é uma sequência de posições do yoga que são feitas de forma fluida e contínua. Segundo a professora de yoga Catherine Rocha Davies, “Cada estilo tem uma forma de fazer a sequência, mas algumas são mais conhecidas que as outras”. No entanto, todas são benéficas para a mente e para o corpo porque unem posturas e respiração. Os movimentos feitos no Surya Namaskar lembram o nascer e o pôr do Sol. Por isso, a dica é praticar a sequência logo pela manhã ou no fim do dia.

A Saudação ao Sol pode ser feita lenta e pausadamente ou de forma mais fluida. A professora de yoga indica que, no início, sejam feitas três saudações e, aos poucos, ir aumentando até chegar a doze, pelo menos. “Depois de um tempo de prática, o Surya vira uma espécie de meditação ativa. Isso porque os movimentos acabam se tornando tão naturais que não prestamos mais atenção neles”, diz. Ainda segundo ela, o ideal é fazer a saudação virada para o leste, onde o Sol nasce. “Mas, se não der, não tem problema. A Saudação ao Sol, na verdade, pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora. Só é bom evitar fazer à noite, porque ela energiza o corpo”, completa.

Quais são os benefícios?

Praticar a Saudação ao Sol é benéfico para o corpo e para a mente. Levando isso em conta e com a ajuda de Catherine, criamos uma lista com os principais benefícios da prática. Confira:

Saudação ao sol
Foto: Laura Juarez

Fortalece o corpo – A Saudação ao Sol movimenta o sistema muscular de forma ampla. Portanto, a prática tonifica e fortalece os músculos de diferentes grupos.

Melhora a postura – Entre os músculos trabalhados na prática estão os das costas, o que fortalece e ajuda a corrigir a postura.

Ativa a circulação sanguínea – Para as pernas, a Saudação ao Sol é uma ótima escolha porque diminui os inchaços e os desconfortos.

Aumenta a flexibilidade – Músculos mais fortes e alongados resultam no aumento da flexibilidade. Para isso, a prática deve ser constante.

Ajuda na digestão – A Saudação ao Sol ajuda nosso corpo a liberar as enzimas digestivas, contribuindo, assim, para uma boa digestão.

Colabora no emagrecimento – Aliada a uma alimentação saudável, o Surya Namaskar ajuda no emagrecimento porque promove queima calórica.

Desintoxica o corpo e melhora o sistema imunológico – A prática promove a liberação de toxinas e, por isso, nos deixa mais saudáveis.

Alivia o estresse e os sintomas da ansiedade – Assim como o yoga, a Saudação ao Sol trabalha a respiração e a concentração, o que nos deixa mais calmos e confiantes.

Como fazer a Saudação ao Sol?

Confira como fazer a Saudação ao Sol clássica:

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy