Sal do Himalaia: Saiba o que é, descubra os benefícios e propriedades

Em busca de uma vida mais saudável as pessoas procuram substitutos para os alimentos diários, foi assim que o sal rosa se tornou popular

2 54

O sal do himalaia, conhecido também como sal rosa, está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. O motivo do aumento da procura desse produto é devido aos benefícios e ser menos prejudicial à saúde do que o sal tradicional. O produto é fácil de ser identificado, já que chama atenção por sua coloração rosa e além disso, o sal é grosso.

Sal do Himalaia
Sal do Himalaia (Foto: Freepik)

O que é sal do Himalaia?

Ele é extraído do mar fossilizado da cordilheira do Himalaia e encontra-se em cinco países diferentes, como China, Paquistão, Índia, Nepal e Butão.

O produto é rico em minerais, como por exemplo o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio, magnésio e entre outros. Vale destacar que, o sal rosa tem mais de 80 minerais que é encontrados também no corpo humano.

Como dissemos anteriormente, o sal do Himalaia não passa pelo processo de refinamento como o sal tradicional, por esse motivo, os minerais são preservados.

Benefícios

Primeiramente, devemos levar em consideração que o sal, seja ele qual for, é imprescindível para nossa saúde. Pois nele contém o iodo e bócio que previnem doenças, como por exemplo, problemas na tireoide.

Contudo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de sal, de qualquer tipo, não deve ultrapassar a 5g. Apesar de ser indispensável, se consumido em excesso, o sal pode ser prejudicial à saúde.

Sal do himalaia
Benefícios do sal rosa do Himalaia (Foto: Freepik)

Hidratação da pele

Esse sal contém diversos oligoelementos (ferro, flúor, iodo, cobalto, magnésio, zinco e entre outros), que estimula a hidratação natural da pele.

Regula o eletrólitos do corpo 

Em primeiro lugar, saiba que o eletrólito são os mineiras responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células, ou seja, é o que garante o bom funcionamento dos nossos órgãos vitais. Além disso, melhora a capacidade de absorvição dos nutrientes.

Mais benefícios

O sal ainda ajuda a regular o pH natural do corpo, normaliza a pressão sanguínea e melhora a circulação. Por fim, também fortalece o sistema digestivo.

Qual a diferença entre o sal comum o do Himalaia?

A diferença está no sódio encontrado. O comum tem 400 mg de sódio em 1 grama de sal, todavia, o rosa contém 230 mg na mesma quantidade de grama.

Sal do himalaia
Sal rosa do himalaia (Foto: Freepik)

Como saber se o sal é verdade ou falsificado?

Assim como diversos produtos, o sal também pode ser falsificado. Mas como descobrir se comprei o verdadeiro?

  • Valor: Enquanto o comum custa em média R$ 3 reais 1 kg, o sal rosa varia entre R$ 25 até 45 reais, dependo da marca. Portanto, se você achar um sal rosa abaixo desse valor, desconfie.
  • Cor: A coloração desse sal é rosada e puxado para o salmão. Se você encontrar uma cor mais forte do que essa, fuja.
  • Umidade: Por fim, o sal rosa é seco, se estiver úmido, é falso.
sal rosa
Sal Rosa – descubra como usar (Foto: Pixabay)

Como usar o sal rosa?

Existem duas formas de usar, a tradicional, na cozinha e também para um banho energético.

Na cozinha: Assim como o refinado, o sal rosa também serve para temperar os alimentos. Como por exemplo, para temperar carnes para churrasco ou fazer o mais básico dos alimentos, como o arroz. Lembre-se de manter o uso moderado do produto.

No banho: Acrescente o sal em uma banheira com água morna e relaxe por aproximadamente 30 minutos. Todavia, se não tiver uma banheira disponível, pode dissolvido no canecão de água e posteriormente, derramar sobre o corpo. O banho ajuda a relaxar e a eliminar as toxinas do corpo.

Fonte: Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Essential Nutrition / Ecycle / Cuidai

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy