Reeducação alimentar: aprenda a emagrecer de forma saudável e duradoura

A reeducação alimentar é a melhor opção para o emagrecimento saudável, longe de medicamentos que são prejudiciais à saúde, longe de procedimentos cirúrgicos perigosos e longe da tortura das dietas restritivas.

Essa é a mais simples, barata e melhor maneira de diminuir, pouco a pouco, alimentos que contém maior teor gorduras e açúcar, para adicionar uma alimentação saudável na sua rotina. Para isso, prepare-se! É uma jornada incrível, que você vai precisar contar com ajuda e apoio de familiares, amigos e profissionais qualificados.

Dessa forma, aprenda um pouco mais sobre os benefícios de uma reeducação alimentar de sucesso e conquiste dicas para passar por todas as fases dessa sua nova vida sem dificuldades, com muita saúde e nutrição completa.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é reeducação alimentar?

O primeiro passo, quando estamos acima do peso é pensar: o que posso fazer para melhorar a minha saúde, minha disposição e minha rotina? Uma das melhores soluções para conquistar tudo isso de volta sem tantos efeitos colaterais é a reeducação alimentar.

Ela consiste em um plano de dieta alimentar reestruturado na busca por comer alimentos saudáveis como, verduras, frutas, legumes, carnes magras e na diminuição progressiva do volume da comida nas refeições. Assim, você ensina seu corpo novamente como comer com responsabilidade, sem exageros.

Essa reeducação vai conta a filosofia de todas as dietas radicais e super puxadas, que estimulam uma rotina muito restritiva. Dessa forma, ela se baseia na melhora da sua relação com a comida, tratando fatores externos, como o ambiente em que você vive, e internos, como a ansiedade e a compulsão.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais os benefícios da reeducação alimentar?

São muitos os benefícios proporcionados ao nosso organismo com a reeducação alimentar. Em primeiro ponto, essa mudança de visão e relação com a sua comida vai tornar sua vida mais saudável e menos prejudicial, em todos os sentidos!

Além disso, o emagrecimento com reeducação alimentar ensina a comer de forma correta, de acordo com seu perfil, suas características e necessidades. Dessa maneira, mesmo que a redução do peso não seja imediata, e os resultados apareçam aos pouquinhos, ela diminui o risco do efeito sanfona, muito comum em dietas radicais.

O mais legal da reeducação alimentar é que esse método une os benefícios do emagrecimento com o ganho de músculos mais fortes e resistentes. Além disso, você fica mais disposta, com hábitos mais saudáveis de hidratação e energia!

 

Imagem: Reprodução / Pexels

3 dicas de sucesso no emagrecimento saudável

Existem três principais dicas para te ajudar, desde o começo, a seguir um plano de reeducação alimentar saudável e contínuo. Com elas, você não desanima e ainda sente que seu corpo se adapta melhor às mudanças da alimentação.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se hidrate para potencializar os efeitos da reeducação alimentar!

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, em entrevista ao Tua Saúde, a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia auxilia no controle e na redução do peso. Além disso, promove hidratação, limpa toxinas e facilita a mudança de hábitos alimentares nocivos para mais saudáveis.

Caso tenha dificuldade em ingerir essa quantidade de água pura, todos os dias, experimente saborizá-la. Assim, coloque um pouco de limão e um pedaço de gengibre em água gelada para facilitar essa rotina.

Uma outra possibilidade é equilibrar também com suco natural e chás sem açúcar. Mas, não esqueça que a água é extremamente necessária para nosso corpo, todos os dias.

 

Imagem: Reprodução / Pexels

Coma mais comidas naturais e caseiras

No conhecimento de Sophie Deram, nutricionista especializada em comportamento alimentar, em seu blog, comer comidas menos processadas, como as frutas, que ajudam a emagrecer, é um dos primeiros passos para uma reeducação alimentar de sucesso.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim, essa é uma das melhores formas de comer alimentos mais saudáveis, porque dessa forma o alimento terá mais adicionamentos de temperos naturais e as preparações serão mais leves. Além disso, a memória criada por um alimento preparado com o amor do lar faz tudo ficar muito mais saboroso e aconchegante.

Não pense que só porque a dica é sobre comida caseira na reeducação alimentar que ela será sem gordura nenhuma e sem temperos! De forma alguma! Utilize temperos e ervas naturais, dê o seu toque de delicia nas receitas. Dessa forma, você acostuma seu paladar a alimentos mais naturais, saciando-o e fortalecendo-o.

 

Tenha uma rotina regrada de alimentação e pausas na reeducação alimentar

 

Por fim, mas não menos importante, a rotina da reeducação alimentar só é bem aceita com disciplina. Por isso, nada de comer só quando a barriga roncar! É muito importante estabelecer um cronograma alimentar. Assim, divida os nutrientes, os sabores e tudo que seu corpo precisa para ficar forte, saudável e feliz, durante o dia.

Comer em intervalos de 3 horas é importantíssimo, porque assim o nível de glicose no sangue fica mais estável, fazendo com que você se sinta saciado e permitindo maior concentração na sua rotina.

Mas, para garantir e consolidar esse hábito sem causar um efeito reverso, reduza a quantidade de comida a cada refeição e selecione bem os alimentos, equilibrando proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. As refeições devem ser compostas por café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Imagem: Reprodução / Pexels

 

Segundo Vitória Campos ao blog Desinchá, é muito importante entender os benefícios da reeducação e seguir as dicas para uma prática de sucesso, sem desanimar nessa caminhada.

A repetição dessas boas práticas na reeducação alimentar ajuda com uma rotina de alimentação saudável. Assim, ela pode ser cada vez mais prazeirosa, diminuindo e acabando com hábitos alimentares prejudiciais.

Dessa maneira, é importante lembrar que a reeducação alimentar, assim como qualquer processo de emagrecimento saudável deve ser acompanhada por um nutricionista qualificado. Ele te orientará em outras dúvidas mais específicas e criará um plano perfeito para sua vida.

 

Quer emagrecer de forma saudável? Então leia também:

Jejum intermitente: tire todas as suas dúvidas sobre a dieta

Dieta do ovo pode te ajudar a emagrecer com saúde. Saiba mais!

Proteína vegetal: confira 8 opções para substituir a carne na sua dieta

Comentários (0)
Comentar