Inclua essas frutas que ajudam a emagrecer na sua dieta

De uma forma geral, as frutas são grandes aliadas de uma dieta equilibrada. Embora algumas sejam mais calóricas, todas têm benefícios, já que são ricas em nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde física. Porém, se você quer perder, existem algumas frutas que ajudam a emagrecer. Conversamos com a nutricionista Carolina Gastaldo para saber quais são elas. Confira.

Frutas ajudam a emagrecer?

Foto: Pixabay

Ricas em nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde, as frutas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Seja in natura, em receitas ou sucos, elas são muito importantes para o processo de emagrecimento porque, normalmente, são ricas em fibras e prolongam a sensação de saciedade. Além disso, algumas têm baixo valor calórico e, por isso, podem ser incluídas em uma alimentação que tem como foco a perda de peso de forma saudável.

Sendo assim, segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, sim, algumas frutas ajudam a emagrecer. “Aliadas a hábitos saudáveis, algumas auxiliam na perda de peso graças às suas propriedades”. Por isso, com a ajuda da profissional, fizemos uma lista com cinco frutas que ajudam a emagrecer. A dica é: inclua essas delícias no café da manhã, como sobremesa, no lanche da tarde, em sucos ou receitas e aproveite todos os seus benefícios, que vão te dar uma forcinha na dieta.

Frutas que ajudam a emagrecer

Melancia

Foto: Pixabay

Refrescante, a melancia entra na lista das frutas que ajudam a emagrecer graças à sua baixa quantidade de calorias e grande quantidade de fibras. “Meio quilo tem só 150 calorias e, além disso, ela é rica em água”, conta Carolina. E tem mais: tem vitaminas do complexo B, A e C, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. A melancia é diurética e, por isso, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço. Além de ser consumida in natura, é uma ótima pedida para o lanche da tarde, por exemplo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Morango

“O morango ajuda a saciar a vontade de comer doce”, diz a nutricionista. E, de fato, essa fruta popular é um coringa na alimentação. Isso porque, além de ter poucas calorias, o morango é rico em antioxidantes e flavonoides, que diminuem a inflamação celular. Entre as frutas que ajudam a emagrecer, o morango merece destaque porque também colabora no controle da glicemia e ajuda a acelerar o metabolismo. Para aproveitar os benefícios, ele pode ser consumido em diferentes receitas, em sucos ou vitaminas. Seu sabor azedinho combina, inclusive, com saladas.

Abacaxi

A bromelina presente no abacaxi faz dessa fruta uma grande aliada no processo de emagrecimento. Isso porque, de acordo com Carolina, essa enzima ajuda na digestão. “Além disso, o abacaxi tem alto teor hídrico e de fibras, que auxiliam na sensação de saciedade”, conta. Uma fatia média tem cerca de 50 calorias. Vitamina A, betacaroteno, potássio e vitamina C também ganham destaque quando falamos em frutas que ajudam a emagrecer e ainda têm outros benefícios para a saúde. Também vale ressaltar que o abacaxi tem uma quantidade insignificante de gorduras.

Maçã

Foto: Pixabay

É praticamente impossível encontrar alguém que não gosta ou que nunca comeu uma maçã. “Ela é clássica nas dietas de emagrecimento por ser de fácil consumo e ter poucas calorias”, afirma a profissional. Além disso, a maçã contém fibras, como a pectina – que forma uma espécie de gel quando é digerida e, portanto, contribui para a saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Ela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, facilita a digestão e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Maracujá

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim como a maçã, o maracujá também conta com pectina que, indiretamente, ajuda no processo de perda de peso por promover sensação de saciedade. O maracujá entra na lista das frutas que ajudam a emagrecer por ter poucas calorias. Mas, a nutricionista vai além. Segundo ela, o maracujá tem, ainda, efeito calmante no nosso sistema nervoso central e isso, consequentemente, ajuda a diminuir a compulsão alimentar causada pela ansiedade. Ele também colabora na digestão e acelera o metabolismo, é rico em vitaminas A, B e C, potássio, cálcio, ferro e fósforo.

dieta
Comentários (0)
Comentar