Rachadura nos pés: saiba como afastar esse problema de vez

0

A rachadura nos pés é um problema comum e atinge diversos brasileiros. Além da aparência feia que deixa nos pés, incomodando homens e mulheres que querem usar sapatos abertos, pode deixar os pés ainda mais doloridos e atrapalhar tarefas simples do dia a dia. Saiba como lidar com rachaduras nos pés e eliminar esse problema da sua vida.

Por que o calcanhar resseca e racha?

Alguns motivos fazem com que a pele dos pés fiquem ressacadas, amareladas e rachem. Saiba quais motivos está fazendo isso com os seus pés e assim mude os hábitos.

Pele desidratada

O organismo produz uma oleosidade necessária para o corpo todo, assim deixando a aparência da pele natural. No entanto, fatores externos acabam atrapalhando essa produção e assim deixando a pele ressecada. O problema pode ser local ou no corpo todo. No caso dos pés, para repor essa hidratação é importante passar hidratante nos pés todos os dias, mantendo uma rotina de cuidado com eles.

Andar descalço

Outro hábito que contribuí para a rachadura nos pés é andar descalço tanto pela casa quanto na rua. O chão é cheio de impurezas, assim tirando a hidratação natural da pele. Sapatos abertos também podem contribuir para o surgimento de rachaduras.

Doenças

O corpo dá sinais quando algo está errado com ele e as rachaduras nos pés pode indicar algum desiquilíbrio. Doenças como diabetes e hipotireoidismo deixam a pele mais ressacada e assim provocando esse problema. A diabete atacam os nervos que controlam a produção do sebo, assim deixando a pele desidratada. Já o hipotireoidismo ataca as células que produzem suor, deixando a pele seca.

Envelhecimento

É natural que com o passar do tempo, o corpo sofra com o processo natural de envelhecimento. Com o tempo, perdemos uma gordura localizada nos pés, que é responsável por amortecer o impacto dos pés ao caminhar, assim causando novas rachaduras.

Lixar os pés em excesso

A esfoliação é importante para remover células mortas e assim prevenir rachaduras. Uma das formas mais comuns de se fazer essa esfoliação é com uma lixa de pés. Entretanto, lixar em excesso pode fazer com que o seu pé fique ainda mais rachado, tirando a camada de proteção dos pés. O ideal é esfoliar a cada 15 dias.

Rachadura nos pés
Rachadura nos pés (Foto: Reprodução/Freepik)

Quais doenças causam rachaduras nos pés?

Como citado anteriormente, doenças também são causadoras das rachaduras nos pés. Algumas doenças que causam rachadura nos pés são: diabetes, obesidade, micoses e hipotireoidismo.

Como acabar com pés rachados e ressecados?

Sim, as rachaduras podem ser evitadas e tratadas. Saiba como acabar de vez com esse problema!

Hidratação

Assim como o corpo todo, os pés também merece um carinho especial e deve ser hidratado todos os dias. A hidratação pode ser feita logo após o banho ou antes de dormir. O hidratante pode ser o comum ou um específico para a área dos pés.

Produtos para os pés

Atualmente existem inúmeros produtos específicos para a hidratação e cuidados com os pés. Abuse desses produtos para ter uma pele mais saudável e assim manter longe as rachaduras e ressecamentos.

Esfoliação

Assim como a esfoliação pode ser a causa das rachaduras, também protege os pés e  não deve ser descartada. Tudo deve ser na medida, incluindo a esfoliação. Para isso utilize cremes específicos ou use uma lixa própria para pés. Lixe a cada 15 dias para retirar as células mortas.

Meias após hidratação e esfoliação

Para garantir o máximo de efeito dos cuidados com os pés, utilize uma meia de algodão. Aplique os produtos antes de dormir, vista uma meia e só retire no dia seguinte, assim garantindo uma maior eficácia e diminuindo o contato com fatores externos que causam as rachaduras.

Não ande descalço

Evite andar descalço pela casa e na rua. Outra forma de evitar as rachaduras nos pés e apostar em sapatos fechados para proteger o calcanhar de agentes externos causadores de rachaduras. Entretanto, lembre-se de dosar, não precisa andar o dia todo com sapatos fechados para não causar outros problemas.

Leia também:

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy