Proteína vegetal isolada: o que é, benefícios e melhores marcas

0 15

A maior dúvida que alguém que não come carne e derivados de animais recebe é: como você faz para atingir a quantidade ideal de proteínas? Se você é vegano, vegetariano ou apenas está querendo mudar seus hábitos alimentares, saiba que a proteína vegetal isolada é capaz de suplementar a sua ingestão de proteínas diárias.

As proteínas são muito importantes para o nosso corpo, pois além de garantirem uma boa defesa e imunidade, são elas também que atuam na construção de tecidos, como os músculos, por exemplo. Por isso, é importante ingerir a quantidade certa desse nutriente diariamente, em suas refeições.

 

O que é proteína vegetal isolada?

proteínas vegetais isoladas
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Para os veganos, atingir a quantidade de proteínas pode ser um pouco mais difícil. Isso porque os alimentos vegetais não oferecem a mesma quantidade e concentração desse nutriente que as carnes. Porém, a junção de duas ou mais fontes de aminoácidos vegetais pode resolver esse problema. Você sabia, por exemplo, que o famoso arroz e feijão é a combinação perfeita de proteínas e aminoácidos?

Além disso, os suplementos de proteína vegetal isolada podem ajudar a atingir essa meta diária. Apesar de as fontes vegetais de proteínas não serem tão concentradas, elas passam por um processamento que retira os carboidratos e gorduras e isola as proteínas, garantindo um alimento riquíssimo nesse nutriente.

Até mesmo aqueles que querem ganhar massa muscular podem ter ótimos resultados com uma dieta baseada em plantas, se acompanhada por um nutricionista. Aliás, as proteínas vegetais isoladas podem ser ótimas aliadas, já que nem sempre conseguimos suprir essa necessidade apenas com a alimentação.

 

Leia também: Proteína vegetal: confira 8 opções para substituir a carne na sua dieta

 

Benefícios e desvantagens

proteína vegetal isolada
Imagem: Reprodução / ANAD.

 

proteína vegetal isolada tem uma absorção mais rápida pelo organismo, ou seja, o corpo a digere mais rapidamente. Além disso, tem menos gorduras do que as proteínas animais e é livre de colesterol ruim, protegendo a saúde do coração.

Mais do que isso, como os vegetais são ricos em fibras, as proteínas vegetais também são uma ótima fonte desse nutriente.

Outro benefício da proteína vegetal isolada é a presença da arginina. Esse aminoácido está diretamente ligado ao aumento da imunidade e da proteção contra infecções.

Apesar de estar ganhando mais destaque nos últimos tempos, os estudos sobre a proteína vegetal isolada ainda são escassos. Por isso, é importante pesquisar bastante e conversar com um nutricionista especialista antes de comprar a sua.

 

Principais proteínas vegetais isoladas

proteína vegetal isolada
Imagem: Reprodução / Casa e Jardim.

 

Arroz

Indicada para vegetarianos, veganos, celíacos e intolerantes à lactose ou à proteína do leite, a proteína vegetal isolada de arroz é perfeita para quem busca aumentar a massa muscular.

 

Ervilha

Indicada para quem deseja ganhar massa magra, é rica em ferro, zinco, arginina, BCAA e lisina. Mais do que isso, pode controlar a pressão arterial e prevenir doenças renais. Esse suplemento também é livre de ingredientes de origem animal, glúten e lactose ou proteína do leite.

 

Soja

Sendo a mais conhecida das proteínas vegetais, a soja já tem muitos estudos clínicos comprovando a sua eficiência. Apesar de ser rica em aminoácidos de ótima qualidade, principalmente arginina e L-tirosina e ter rápida absorção, é importante saber da procedência dessa proteína. Isso porque, é importante que ela não seja transgênica.

 

Melhores marcas de proteína vegetal isolada

Antes de comprar a sua proteína vegana, é importante saber algumas coisas!

Dicas para comprar a sua proteína vegetal isolada

  • Primeiramente, prefira escolher uma não-transgênica e orgânica
  • Além disso, atente-se à quantidade de proteína por porção. Você encontra essa informação no rótulo do produto e o ideal é que tenha mais proteínas e menos carboidratos, apresentando 80% de proteína por porção
  • Os suplementos de arroz e ervilha são os mais indicados, pois têm mais aminoácidos importantes para o corpo
  • Preste atenção à quantidade de açúcar da proteína vegetal isolada

Melhores marcas de proteína vegana

Essential Nutrition

proteína vegetal isolada
Imagem: Reprodução / Pinterest.

 

Além de ser totalmente vegana e livre de glúten e lácteos, a combinação da proteína isolada da batata e da ervilha branca da Essential Nutrition vem em dois sabores: chocolate e baunilha. Mais do que isso, pode ser uma alternativa prática para viagens, já que existe a opção de comprar sachês. Mas, se você prefere um potão, também vale a pena investir! Por fim, essa proteína vegetal isolada oferece 22g de proteína por porção.

 

Mother Nutrients

proteína vegetal isolada
Imagem: Reprodução / Casas Bahia.

 

Referência no mercado de proteínas vegetais isoladas, os produtos da Mother são feitos à base da proteína de ervilha, livres de açúcar e glúten. Além disso, são adoçados com stevia e contém óleo de chia. Por fim, têm uma variedade enorme de sabores e também oferece 22g de proteína por porção.

 

Growth

proteína vegetal isolada
Imagem: Reprodução / Growth Suplementos.

 

Uma opção mais em conta é a proteína vegetal isolada da Growth. Um pacote de 1kg pode custar à partir de R$39,60 e a qualidade não deixa a desejar. Além disso, a variedade de fontes de proteína e sabores também é grande!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy