Positividade tóxica: saiba o que é e como se livrar dela no dia a dia

0

Você já ouviu falar no termo positividade tóxica? É claro que devemos sempre levar a vida com otimismo, mas até que ponto isso é saudável? Por mais contraditório que pareça, a positividade tóxica é real e pode causar problemas.

O que é positividade tóxica?

positiviade tóxica
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Recentemente, esse termo se popularizou nas redes sociais, principalmente em tempos de corona vírus. Manter pensamentos positivos e uma postura otimista faz parte de levar um estilo de vida saudável.

Porém, podemos criar problemas quando negamos sentimentos negativos, ou emoções desreguladas, como o psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica prefere dizer.

Psicologia Positiva x Positividade Tóxica

positividade toxica 4 scaled
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Antes de tudo, é importante entender a diferença entre psicologia positiva e positividade tóxica, já que é muito fácil confundir os dois.

Segundo Antonio Rodellar, ninguém nasce pessimista. Esse tipo de postura é desenvolvido ao longo do tempo, por conta dos acontecimentos da vida. Portanto, o papel da psicologia positiva é tentar transformar estes pensamentos negativos em positivos.

O problema acontece quando essa tentativa de transmutação dos sentimentos se torna excessiva e, até mesmo, cega. Isso porque, focar em pensamentos positivos não quer dizer que você deva negar seus momentos mais baixos.

 

Sinais de atenção

positividade tóxica
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Se você se identifica com algum dos pontos abaixo, fique atento para não ceder à positividade tóxica.

Tentar esconder a realidade

É comum algumas pessoas negarem a realidade e tentarem jogá-la para debaixo do tapete. Um dos motivos para isso acontecer é porque, normalmente, essas pessoas não conseguem lidar com os imprevistos da vida ou com aquilo que não sai conforme o esperado.

Evitar conversas difíceis pode ser um sinal de positividade tóxica

Em segundo lugar, um dos sinais que pede atenção é evitar conversas difíceis ou constrangedoras. Nem tudo precisa ser perfeito, nem tudo vai acontecer da maneira como você imaginou e tudo bem! O importante é não tentar esconder esses fatos e conversar é uma ótima maneira de aprender a lidar com isso.

Repreensão

Por fim, outro ponto de atenção é quando você mesmo se repreender por se sentir de determinada maneira. A vida é feita de altos e baixos, e é importante entender que sempre nos sentiremos felizes ou tristes, calmos ou com raiva. Por isso, evite repreender qualquer sentimento.

 

Como a positividade tóxica afeta a saúde?

positividade toxica 1 scaled
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Apesar de parecer impossível, a positividade tóxica pode trazer sérios problemas à saúde física e mental.

Em primeiro lugar, está a somatização. Quando guardamos os sentimentos e temos dificuldade para colocá-los para fora, eles encontram outras maneiras de se expressar. Isso pode acontecer através de problemas de pele, como acne, ou até mesmo síndrome do intestino irritável.

Outra consequência da positividade tóxica é a mudança na maneira como lidamos com as situações. Segundo Rodellar, “quando nos concentramos apenas nas emoções positivas, obtemos uma versão mais ingênua ou infantil das situações que podem nos acontecer na vida, de modo que nos tornamos mais vulneráveis ​​aos momentos difíceis”.

Em terceiro lugar, está a saúde mental. A positividade tóxica pode comprometer, e muito, a saúde mental, trazendo consequências como ansiedade, depressão e burnout.

 

Perfis sobre saúde mental para seguir no Instagram

Apesar das redes sociais estarem cheias de positividade tóxica, também existem muitos criadores de conteúdo que podem te ajudar a enxergar as coisas de uma maneira mais saudável e sustentável. Selecionamos alguns para você se inspirar!

 

Ellora Haonne

positividade tóxica
Imagem: Reprodução / Ellora Haonne.

 

Em primeiro lugar, está Ellora Haonne, que, segundo ela mesma, dá conselhos que nunca recebeu, aborda muitos assuntos ligados à saúde mental e bem-estar.

Além disso, a influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores, também conversa sobre sexualidade, feminismo e autoajuda.

Obvious Agency

positividade tóxica
Imagem: Reprodução / Obvious Agency.

 

Em segundo lugar, temos o perfil Obvious. Além de saúde mental e positividade, o perfil ainda aborda sobre comportamento e saúde em geral, voltado, principalmente, para mulheres. Tudo isso, com uma linguagem bem humorada!

Laura Athayade

positividade tóxica
Imagem: Reprodução / Laura Athayade. i

 

Por último, está a autora do livro Aconteceu Comigo, compartilha em seu Instagram ilustrações divertidas e que, com certeza, você irá se identificar!

Para concluir, é preciso entender que a nossa vida é comporta de altos e baixos e que faz parte nos sentirmos mal ou tristes de vez em quando. Mais do que isso, estes sentimentos fazem parte de uma vida feliz e plena, portanto, acolha-os e permita-se viver e aprender com todos os momentos!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy