Poros abertos: dicas essenciais para fechar e prevenir o aparecimento

0

Os poros abertos causam um grande incômodo na maioria das pessoas, no entanto, eles podem ser evitados e tratados. Os poros são aqueles furinhos na pele do rosto e aparece geralmente na região da zona T (testa, nariz e queixo). É um problema que afeta homens e mulheres com a pele oleosa ou mista e são causados pelo acúmulo de células mortas e óleo ao redor dos poros, fazendo aumentar de tamanho.

O que causa os poros dilatados?

Todo ser humano contém poros no rosto e segundo especialista, são cerca de 300 mil furinhos espalhados pela pele. São por esses furinhos que são eliminado o suor e também o sebo produzido pelo rosto. E como já citado anteriormente, é causado pelo o acúmulo de células mortas, pelo aumento da produção de sebo do rosto, fatores externos como exposição ao sol sem proteção solar e poluição. Além disso, é comum o surgimento durante o envelhecimento natural da pele.

Como prevenir poros abertos?

Antes de procurar um tratamento adequado para os poros dilatados, é importante prevenir para que eles não cheguem nesse estágio. Confira algumas dicas simples que irão mudar a sua pele:

Como prevenir poros abertos?
Poros abertos (Foto: Freepik/Reprodução)

 

  • Protetor solar: assim como previne o surgimento de manchas na pele, o protetor tem um papel fundamental nos poros. Aplique todos os dias um específico para a sua pele, a cada três horas reaplique e use um fator acima de 30 FPS.
  • Limpeza: limpe sua pele todos os dias, por duas vezes ao dia. Uma de manhã e a outra à noite com um sabonete específico para o rosto e para seu tipo de pele. Aposte também em tônicos para auxiliar na limpeza e esfoliantes para retirar as células mortas.
  • Hidratação: outro passo importante para prevenir o envelhecimento precoce ou aparecimento de poros dilatados.

Como fechar poros dilatados?

Com alguns passos simples é possível fechar os poros e ter uma aparência da pele melhor.

Limpeza

Assim como na prevenção, é importante durante o tratamento dos poros dilatados uma limpeza adequada da pele. Para isso, utilize um sabonete facial adequado para sua pele que foi estipulado por um dermatologista. Adicione na rotina também os tônicos, para retirar as impurezas que o sabonete não conseguiu remover. Jamais durma de maquiagem, isso irá piorar a sua pele, causar acnes e deixará os poros ainda mais abertos.

Esfoliação

A esfoliação serve para remover as células mortas que contribuem para os poros ficarem dilatados. Por isso, aposte em uma esfoliação uma vez na semana. Dê preferência para produtos específico para o seu tipo de pele e não para receitas caseiras. Se sua pele for seca, a esfoliação é recomendada a cada 15 dias.

Limpeza profunda

Para ter um melhor resultado na sua pele, é recomendado fazer uma limpeza de pele em um profissional. Jamais tente fazer esse procedimento em casa, pois pode ficar com a pele manchada ou causar alguma lesão. Escolha uma profissional de confiança e faça uma vez ao mês para um melhor resultado. Após a limpeza, é normal que fique avermelhado no local, por isso, não se preocupe.

Poros abertos
Poros abertos (Foto: Freepik/Reprodução)

Hidratação

Não pule essa etapa, mesmo que você tenha a pele muito oleosa. Escolha um bom hidratante para o seu tipo de pele e se sofre bastante com o sebo do rosto, aposte em hidratantes com fórmula oil free. Caso não encontre um creme ideal, é importante consultar um dermatologista.

Alimentação adequada

É importantíssimo uma alimentação balanceada para melhorar a saúde como um todo. Assim como outras partes do corpo sofrem com uma má alimentação, a pele também. Uma alimentação a base de muita fritura, produtos industrializados e refrigerantes, além de causar a dilatação dos poros, também causam acne e até a queda de cabelo. Por isso, invista em frutas e legumes que são ricos em vitaminas.

Faça do gelo o seu melhor amigo

O gelo ajuda a fechar os poros naturalmente, sem precisar de muito esforço além de trazer outros benefícios para a saúde da pele. Na maquiagem, quando os poros estão abertos, é comum que a base fique cheia de furinhos e com uma aparência mais feia, para isso, aposte no gelo antes de passar a maquiagem. Você pode conferir os benefícios do gelo na pele clicando aqui.

Fonte: Dermaclub / Natura / Tua Saúde

Leia também: 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy