Cravos pretos no rosto: como tirar sem machucar a pele

1

O cravo é um poro obstruído cheio de gordura que incomoda diversas pessoas. Mesmo com uma rotina de skincare, é possível sofrer com esse pontinho preto no rosto. Geralmente, é mais comum no nariz em que diversos pontinhos aparecem, dando uma aparência de pele de morango. Saiba como eliminar esse problema e conseguir uma pele limpa sem machucar ou deixar manchado. Confira o guia completo de como tirar cravos pretos em casa.

O que acontece quando o cravo fica preto?

O cravo fica preto devido a oxidação. Esses comedões surgem quando existem um aumento na produção do sebo ou alteração da qualidade. Quando os poros estão abertos, acontece acúmulo de queratina e por estar em contato diretamente com o ar, por estar dilatado, oxida ficando nessa cor escura.

O que acontece se não tirar cravos?

Se não tirar da maneira correta, os cravos podem voltar pois são muitos resistentes. Por isso, é imprescritível tirar o cravo da maneira correta. Além disso, se for tirado errado, pode se transformar em espinha além de lesões como manchas e machucados.

O que é bom para tirar cravos do rosto?

Alguns produtos são ideais para a prevenção dos comedões e também para a extração do mesmo. Se você é uma pessoa que tem muitos cravos e espinha, é indicado é procurar a ajuda de um dermatologista para tratar a causa do problema e receber os produtos adequados para o seu tipo de pele. Veja os produtos indicados para prevenir e remover os cravos:

  • Sabonete com ácido salicílico.
  • Gel esfoliante antiacne.
  • Tônico para limpeza.
  • Sérum antiacne.
Cravos pretos no rosto
Como tirar cravos pretos no rosto (Foto: Freepik/Reprodução)

Como tirar cravos pretos do rosto?

Se você está sofrendo com cravos, saiba como remover corretamente e prevenir para que novos comedões não apareçam na pele.

Limpeza

O primeiro passo para remover os cravos é a limpeza da pele. Segundo dermatologistas, deve-se lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete específico para seu tipo de pele. Um rosto limpo irá prevenir que os cravos apareçam no rosto ou diminuir a quantidade de pontinhos pretos.

Esfoliação

Para isso utilize um creme ou sabonete específico para essa tarefa. A esfoliação irá retirar as células mortas e assim desobstruir os poros. Além de prevenir e ajudar na remoção do cravo, a esfoliação estimula a produção de colágeno que é importante para prevenir o envelhecimento precoce.

Para que consiga um melhor resultado, faça a esfoliação no banho com água morna, assim o vapor irá abrir os poros e conseguirá remover uma maior quantidade de células mortas. É recomendado fazer esfoliação uma vez por semana, entretanto, se sua pele é seca, faça a cada 15 dias.

Vaporização

Antes de fazer qualquer remoção, seja com uma máscara para cravos ou espremer com as mãos, é importante fazer a vaporização. A dica é muito simples, basta pegar um recipiente e despejar água quente dentro, chegue com o rosto próximo – sem encostar na água – e fique ali por alguns minutos.

Os lugares com mais cravos, pegue um algodão limpo e molhe na água, coloque em cima do lugar onde será extraído o cravo. Atenção, cuidado com a temperatura para não queimar a pele. Deixe agir por alguns segundos. A água quente vai abrir todos os poros e facilitar a remoção dos pontinhos pretos.

Cravos pretos no rosto
Como tirar cravos pretos no rosto (Foto: Freepik/Reprodução)

Extração

Como já foi citado anteriormente, pode usar uma máscara que irá puxar os cravinhos do rosto. Mas a maneira mais segura de se fazer é com os dedos, para que não aconteça nenhuma lesão. Com um algodão limpo, coloque um em cada dedo que irá utilizar para ‘espremer’ e aperte sem fazer muita força. Quando o poro está aberto corretamente, não é preciso pressionar com força pois ele irá sair com facilidade.

Limpeza e hidratação

Novamente após a extração é recomendado limpar o rosto para tirar qualquer impureza que possa ter ficado. Para acalmar a pele após a remoção utilize uma máscara de hidratação ou um creme específico para seu tipo de pele. É importante que a hidratação faça parte da sua rotina de skincare, para prevenir envelhecimento e manter o viço da pele.

Sempre retire a maquiagem

Se a maquiagem não é removida da maneira correta, é um dos principais fatores que ajudam no aparecimento dos comedões. Portanto, faça uma remoção completa.

  • Remova a maquiagem com produto específico como demaquilante;
  • Lave o rosto com sabonete;
  • Passe um tônico para tirar os resíduos;
  • Hidrate.

Fonte: Derma Clube / Revista Cláudia / Beleza Extraordinária

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy