Plantas na sala: veja quais espécies podem ficar dentro de casa

Saiba também quais são os cuidados necessários com cada planta

0

As plantas ficam lindas e mudam qualquer ambientes. Cada vez mais as pessoas estão adotando o hábito de cuidar de plantas e usarem na decoração da casa ou apartamento. Entretanto não são todas as espécies que sobrevivem fora da área externa e não necessitam de tanta exposição solar. A sala é um dos cômodos favoritos para criar uma selva urbana, por isso, o blog Pajaris trouxe um guia completo para você que deseja cultivar plantas dentro de casa.

Lírio da Paz

É uma planta lindíssima para decorar ambientes como a sala e é uma boa opção para quem deseja afastar energias negativas tanto de pessoas quanto para ambientes. É fácil de ser encontrada, pois também é comercializada em mercados. Lírio da Paz consegue sobreviver em ambientes internos pois não precisa de luz solar.

Como cuidar?

Lírio da paz precisa de uma terra úmida mas não encharcada. Por isso, é recomendado de 3 a 4 regas por semana. Se a terra estiver úmida ainda, apenas borrife a água sobre as folhas. Essa espécie de planta não deve ter contato direto com a luz solar, entretanto preciso de um local iluminado para sobreviver. Além disso, se perceber que ela está morrendo, experimente trocar de lugar.

Plantas na sala 1
@plantique.aracaju (Foto: Reprodução/Instagram)

Samambaia

É uma espécie que nasceu na mata, mas ganhou os lares nos anos 70, sendo uma das plantas mais utilizadas na decoração do ambiente. São folhas verdes simples, que crescem em abundância e existem algumas espécies diferentes dessa planta.  É ideal para cultivar em um ambiente com sombra e úmido, podendo ficar com as folhas queimadas no sol, mas deixe em um ambiente que entre luz.

Como cuidar?

Como já citado, cuidado com a exposição solar da samambaia, pois as folhas correm o risco de queimar. Porém é necessário estar em um ambiente iluminado. É uma planta que precisa de um solo úmido, no verão, regue um dia sim e um dia não. No inverno as regas podem ser mais espaçadas. Se estiver perto da janela, lembre-se de não deixar exposta à ventanias.

Plantas na sala 2
@coracoesemaranhados (Foto: Reprodução/Instagram)

Palmeira Areca

As palmeiras também são plantas que dá para serem cultivadas dentro de casa e trazer um novo ar para o ambiente escolhido. Entre todas as outras espécies de palmeiras, a areca é uma das que crescem mais rápidos e pode chegar até 9 metros sem poda. Ideal para vasos maiores e que irão ficar apoiados no chão.

Como cuidar?

Para sobreviver e ficar com as folhas lindas, é necessário que o solo seja adubado e úmido, por isso é necessário regar regularmente. Precisa estar em um ambiente que tenha luz solar, mas não direta. Entretanto, periodicamente é necessário levar o vaso dessa planta para a área externa tomar um pouco de sol. Cuidado com ar-condicionado, pois resseca as folhas.

Plantas na sala 4
@rabello.michelle (Foto: Reprodução/Instagram)

Palmeira Ráfis

Ao contrário da palmeira citada acima, ela cresce até 1,5 metro, mas ainda sim é uma planta alta e por esse motivo indicada para colocar em um vaso no chão da sala. Segundo historiadores, os japoneses foram os primeiros a usarem essa palmeira como decoração para área interna.

Como cuidar?

A forma de cuidar da ráfis é semelhante com a citada anteriormente. Precisa de um solo adubado e úmido, tendo que ser regada regularmente. Para regar com mais precisão, sinta a terra. Gosta de ambientes iluminados porém não pode tomar sol diretamente para não queimar as folhas.

Plantas na sala 3
@thisispollysworld (Foto: Reprodução/Instagram)

Espada de São Jorge

É uma das plantas mais comuns de ser encontrada nas saladas do mundo afora. Pode ser encontrada em tamanhos pequenos, ideal para decorar uma mesa de centro ou uma estante, como também podem ser encontrada maiores, para apoiar o vaso no chão.

Como cuidar?

Se você não tem habilidades com plantas, aposte sem medo na espada de São Jorge, pois é uma planta fácil de ser cuidada. Sobrevive tanto na área interna ou externa da casa. Basta regar duas vezes por semana.

Plantas na sala 5
@oh.crispim (Foto: Reprodução/Instagram)

Costela de Adão

É uma planta tendência do Pinterest, decorando ambientes e casas modernas. Os formatos das folhas é o que mais chamam atenção e deixa o ambiente lindíssimo. Assim como a espada de São Jorge, é uma planta fácil de ser cuidada. Atenção, é uma planta grande, por isso é necessário deixar em um vaso maior e de preferência no chão.

Como cuidar?

Por ter folhagens grandes pode acumular pó, por isso passe um pano úmido pelas folhas. É uma planta que sobrevive sem luz direta mas precisa de um ambiente com luz natural. Se amarelar significa que está recebendo muita luz solar. Regue duas até quatro vezes na semana. Vale destacar que, quando mexer na costela de Adão lembre-se de limpar as mãos antes de levar ou rosto ou no corpo, pois é tóxica.

plantas na sala 6
@souverderj (Foto: Reprodução/Instagram)

Antúrio

Se deseja adicionar cor em sua casa mas sem utilizar flores, essa é uma boa opção para você. A cor mais comum e mais fácil de ser encontrada são as vermelhas e tem uma aparência parecida com flores. Também é uma planta fácil de ser cuidada e fica linda na sala.

Como cuidar?

É uma planta que pode sofrer com a exposição direta da luz solar, por isso prefira locais com iluminação indireta. Deixe o vasinho próximo de janelas e portas para ter contato com ventilação. Assim como algumas plantas acima, necessita da terra úmida, por isso molhe três vezes na semana ou sinta se está faltando umidade na terra.

plantas na sala 7
Planta na sala por @floravilaflor (Foto: Reprodução/Instagram)

Outras plantas que são comuns para colocar na sala:

  • Cactos
  • Jiboia
  • Maranta
  • Rhipsalis

Decoração de sala com plantas

Agora que você já conheceu as mais populares, veja inspirações de pessoas que cultivam plantas na sala de casa:

plantas na sala 8
@blogcasacomidaeamor (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 9
@m_marieli (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 10
@o.ap.63 – Planta na sala (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 11
@nossacasa_70 (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 12
@indoorplants_decor (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 13
@plantecomplantie (Foto: Reprodução/Instagram)
plantas na sala 14
@apedadaia (Foto: Reprodução/Instagram)
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy