8 tipos de pimentas mais populares no Brasil

0

A pimenta é uma planta muito popular no mundo todo e conquista diversos paladares. Existem diversos tipos e está presente no prato dos seres humanos há milénios. Segundo historiadores, a pimenta vermelha surgiu no México por volta de 7 mil anos a.C e há 5 mil a.C. foi cultivada diversas espécies pelos indianos. Não demorou muito tempo para que se espalhassem ao redor do mundo e fosse aceita em diversas culinárias.

As pimentas fazem parte da espécie de plantas Capsicum, e esse termo é usado com as de ardência, já pimentão é usado para as espécies doces. Cada tipo é usado para um tipo de prato e são classificadas em uma escala de ardência.

Por que a pimenta é ardida?

A maioria das pimentas, não são todas, são ardidas por causa de uma substância chamada capsaicina. Essa substância é capaz de ativar as células do sistema nervoso, que emitem uma sensação de perigo ao corpo. São as mesma células que são ativadas quando espetamos o dedo com agulha, por exemplo. Além disso, ao degustar uma pimenta com ardência mais alta, é comum a sensação de “queimação”, mas isso também é causado pela  capsaicina, que atinge até 43º graus e avisa neurônio nociceptor que algo está errado, trazendo essa sensação de queimação.

Pimenta dedo de moça

Dedo de moça ou pimenta vermelha, é uma das mais populares no Brasil. Essa planta era usada pelos índios antes da chegada dos portugueses no Brasil. O aroma é irresistível, mas cuidado, é picante. Na culinária brasileira, é usado em diversos preparos, como em frutos do mar, carnes bovinas, com molhos para pratos mexicanos e italianos.

Pimenta dedo de moça
Pimenta dedo de moça (Foto: Freepik/Reprodução)

Pimenta caiena

É outro tipo de pimenta que é muito utilizada no Brasil e no dia a dia dos brasileiros em diversas preparações de pratos. Pode ser encontrada de duas formas, in natura e também em pó para usar como especiaria. É utilizada em carnes como peixe e frango e também em saladas. Ao contrário da dedo de moça, essa pimenta tem um sabor mais marcante e não é utilizada em pratos doces.

pimenta caiena
pimenta caiena (Foto: Freepik/Reprodução)

Pimenta-do-reino

Não é ardida, mas é uma das mais populares no Brasil. É fácil de ser encontrada, tanto moída quanto para moer, em um grãos pequenos pretos. É usada na indústria para conservar embutidos como salames e linguiças. Pode ser usada no preparo de carnes bovinas e de porco. Além disso, também é usada no preparo de massas, ovos, caldos de legumes e até em verduras.

pimenta do reino
(Foto: @insta.amazonas)

Pimenta rosa

É originária da América do Sul e também é bem comum no Brasil. Não é picante e pode ser encontrada em supermercados e loja de especiarias. A pimenta rosa pode ser usada em diversos pratos, com peixes, frango e carnes vermelhas. Além disso, também pode ser adicionada no preparo de tortas e até de drinks como nas caipirinhas.

pimenta rosa
(Foto: @nuancielo)

Pimenta-de-bode ou de cheiro

É amplamente usada na culinária Goiana mas ganhou o Brasil todo por seu sabor marcante. É apimentada na medida certa e pode ser usado em diversos pratos. São encontradas em três cores, amarela, verde e vermelha. É comum ser usada em galinhadas, feijoadas, baião de dois e entre outros. No nordeste, é comum o uso em conserva.

Pimenta-de-bode ou de cheiro
(Foto: @julisaucech)

Biquinho

É muito popular no Brasil em diversas regiões. Não é apimentada, por isso é tão apreciada como um aperitivo. Pode ser encontrada no mercado, geralmente em conserva. É comum usar essa pimenta em pratos mais leves, como em saladas e grelhados. Mas também pode ser usada em hambúrgueres e até mesmo pizzas. Outra forma comum do uso in natura, é como decoração em diversos pratos.

pimenta biquinho
(Foto: @hortinhadatia_dinda)

Malagueta

É amplamente usada no Brasil no preparo de diversos pratos. É conhecida por seu sabor marcante e é bem picante, podendo não ser agradável a todos os paladares. Por seu gosto marcante, além de ser usada no preparo de pratos, pode ser utilizada para fazer molhos de outras pimentas, ajudando a realçar o sabor. É utilizada em carnes vermelhas, pratos baianos e em molhos.

pimenta malagueta
(Foto: Freepik/Reprodução)

Jalapeño

É originária do México e é possível sentir ao degustar essa pimenta, uma ardência na boca, pois é bem apimentada. Por sua forte ardência, pode não agradar todos os paladares. É comum no México e também no Brasil, usar a própria pimenta como prato principal, um exemplo disso é a Jalapeño recheada. Também é comum o uso em molhos e em conserva, não sendo usada para temperar alimentos.

pimenta jalapeño
(Foto: Shirley Cardoso)

Qual pimenta você costuma usar na sua casa e qual é a sua preferida? Confesso que para nós, não tem como escolher uma só.

Leia também: Mel aumenta a imunidade? Descubra benefícios, receitas e como usar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy