Gema mole ou dura: aprenda a preparar ovo cozido perfeito

Dicas para acertar o ponto certo e cinco tipos de gemas para escolher

0

Um ingrediente que está no dia a dia das pessoas, desde o café da manhã até o jantar. O ovo é versátil, pois pode ser preparado de diversas maneiras, como por exemplo, ovo frito, ovo cozido, mexido e na preparação de outras receitas. Além disso, é barato e fácil de ser encontrado. Ou seja, diversos motivos explicam o seu sucesso.

O ovo cozido é um dos queridinhos e com ele dá para chegar em diversos resultados e sabores. Nesta receita, o ovo é colocado dentro de uma panela com água fervendo e o tempo de preparo, depende da maneira que deseja seu ovo. Ou seja, pode ser tanto com a gema mole, que leva um tempo de preparo curto, quanto com a gema dura, que o tempo de cozimento é maior.

ovo cozido
(Foto: Reprodução/Unsplash)

Como fazer ovo cozido perfeito?

Afinal, como eu preparo o ovo perfeito? Nós do blog Pajaris, montamos um guia especial para você acertar o ponto e se esbaldar de comer. Em primeiro lugar, saiba que no cozimento há diversos resultados que podemos alcançar, o ovo quente, mollet, cremoso, cozido e por fim, o ovo duro. Conheça posteriormente cada um deles.

Ovo quente

Para quem ama uma gema mole e a clara também mole, porém quentinho pronto para uma refeição. É o mais simples de se fazer. Basta inserir na água fervente por apenas quatro minutos. Posteriormente, retire e para que o cozimento não continue, mergulhe por 30 segundos em uma água com gelo. Por estar tanto com a clara e a gema mole, o ideal é comer na casca com a colherzinha.

Ovo quente cozido
(Foto: Freepik/Reprodução)

 

Mollet

Essa textura é a considerada a perfeita e também é bem simples de fazer em casa. Neste caso, a gema fica cozida, firme, entretanto a gema bem molinha. Assim como o primeiro, ideal para comer diretamente na casa. O tempo de cozimento desta textura é de cinco minutos e meio. Além disso, use o mesmo truque da água gelada para não cozinhar a mais.

ovo Mollet perfeito
(Foto: Freepik/Reprodução)

Cremoso

Subindo o tempo de cozimento, você terá um ovo cremoso. Ou seja, a gema não vai estar completamente cozida, contudo, também não estará totalmente mole. Nesse ponto, já pode descascar o ovo por completo e adicionar em pratos com outros alimentos. Você terá essa textura com apenas seis minutos de cozimento.

ovo cozido cremoso
(Foto: Reprodução/Unsplash)

Ovo cozido

Essa é a textura perfeita para quem gosta da gema durinha e cozida no ponto ideal. No entanto, neste ponto a gema fica macia e com a clara bem cozida. Para alcançar esse ponto de cozimento, é necessário cozinhar entre oito a dez minutos. O tempo de preparo é maior, todavia, fica delicioso da mesma forma.

ovo cozido no ponto
(Foto: Reprodução/Unsplash)

Ovo com gema dura

Por fim, a última textura que se pode alcançar com o cozimento do ovo. Se você não pode consumir a gema mole, essa é o ideal para você. O tempo de preparo é maior, é quase 12 minutos e a casca já começa a se partir sozinha. Tanto a gema quanto a clara estão bem firmes.

ovo cozido
(Foto: Freepik/Reprodução)

Receitas

Salada de batata com ovo cozido

Confira posteriormente uma receita deliciosa para testar em casa de ovo cozido com salada de batata. Receita por: Aqui na Cozinha.

Ingredientes

  • 5 batatas cozidas;
  • 3 ovos cozidos;
  • 1 xícara (de chá) de maionese (usei a light);
  • 2 colheres (de sopa) de cebola ralada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, corte as batatas ao meio e coloque em uma panela com água para cozinhar. Assim que estiverem macias, descasque e pique.
  2. Cozinhe os três ovos e pique. Misture a batata, o ovo, a cebola ralada e a maionese.
  3. Misture delicadamente. Experimente o sal e veja se precisa acrescentar mais.
  4. Posteriormente, depois de tudo muito bem misturado, leve para a geladeira.
  5. Servir geladinha é bem mais gostoso.

Farofa de calabresa com ovo

Por fim, confira uma farofa deliciosa para fazer no almoço de domingo e aproveitar com toda a família. Receita por: Aqui na Cozinha.

Ingredientes
  • 50 g de bacon picado;
  • 4 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 linguiças calabresa cortada em pedaços não muito pequenos;
  • 3 ovos cozidos picados;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeitona picada;
  • 2 colheres (de sopa) de salsinha picadinha;
  • Sal se necessário;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca crua.

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque 2 colheres de manteiga em uma panela com o bacon picado e deixe fritar.
  2. Acrescente a cebola e deixe fritar também.
  3. Junte a calabresa picada e frite.
  4. Agora coloque os ovos cozidos, a azeitona e a salsinha.
  5. Acrescente o restante da manteiga.
  6. Misture a farinha de mandioca e deixe no fogo um minutinho, mexendo sempre.
  7. Acerte o sal se precisar.
  8. Sirva quente ou fria.

Cachorro quente gourmet: cinco receitas para dar água na boca

Fonte: UOL

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy