Orquídeas: saiba como cuidar para deixá-la sempre bonita

As orquídeas são plantas que fazem parte da família orchidaceae. É cultivada ao redor do mundo, mas desenvolve melhor em clima tropical e pode ter inúmeras formas, cores e tamanhos. No Brasil, soma-se mais de três mil espécies. Para ser comercializada, as orquídeas são cultivadas in-vitro, mas também se desenvolve na natureza. Muito usada para decorar ambientas e até casamentos, saiba como cuidar corretamente da sua orquídea.

Orquídeas (Foto: Reprodução/Freepik)

Rega

É um dos pontos mais importantes no cuidado das orquídeas. Se não regada corretamente, sua planta poderá morrer ou ficar seca. Portanto, fique atento. As orquídeas mais tradicionais, não gosta de muita água, por esse motivo, cuidado com a umidade.

Escolha um vaso que drene bem a água para que ela não fique com excesso. Se possível,  use pulverizador para regar a sua planta sem exageros. Se está em dúvida se é o momento certo de regar, coloque a mão no adubo e veja se está úmido ou não. Se estiver completamente seco, é a hora de regar. Pode ser regada uma vez por semana ou se necessário, uma vez a cada quatro dias.

Adubação

Como já citado, a orquídea tem diversas espécies sendo cultivadas no Brasil, por isso, questione quando for comprar qual é o adubo ideal para a espécie que comprou. Algumas espécies se dão melhor com substratos como casca de pinheiro, xaxins, perlite e outras necessitam de um adubo químico feito para a própria planta. O adubo químico é melhor do que o natural caso cultive dentro de casa, pois afasta insetos. Os substratos devem ser trocados semanalmente.

Local de cultivo

As orquídeas podem ser cultivadas no quintal, mas a maioria das pessoas cultivam dentro de casa. O local ideal para se cultivar, é um ambiente arejado e que entre luz solar. Contudo, essa planta não gosta de excessos, por isso, cuidado com locais onde bate muito vento, pois pode acabar destruindo a sua planta. O mesmo acontece com o sol, se você mora em uma região com muito calor e sol forte, não deixe-a tão próxima da janela ou em baixo do sol forte. Mas, elas ficam bonitas para decorar qualquer local da casa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pode cultivar orquídeas dentro de casa?

Como já citado acima, a preferência para a criação de orquídeas é dentro de casa. No quintal, elas estão sujeitas à pragas e insetos, por isso, compre um inseticida ideal indicado para o seu tipo de orquídea. Se você deseja criar dentro de casa e está sem ideias, veja abaixo diversos exemplos para se inspirar:

A orquídea fica linda em qualquer ambiente, nesse caso, foi colocada na cozinha ao lado de outra planta:

@gldtaller (Foto: Reprodução/Instagram)

Outra espécie de orquídea colocada na mesa de jantar para enfeitar o local. Um vasinho de planta pequeno foi deixado ao lado e no mesmo tom da orquídea:

@tatidiel75 (Foto: Reprodução/Instagram)

Um exemplo de orquídeas brancas no mesmo vaso de outra flor. Contudo, vale destacar que ela precisa de adubo, por isso, atente-se aos cuidados ensinados acima:

@lindojardimdeorquideas (Foto: Reprodução/Instagram)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Duas orquídeas em cores diferentes plantadas no mesmo vaso de cerâmica. Lembre-se que, se for juntas duas espécies, converse com o florista sobre os cuidados de cada uma ou se são iguais:

@orquidea_florida (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais uma espécie de orquídea, bem florida para enfeitar qualquer cômodo da casa:

@originalflores_oficial (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais uma espécie de orquídea, bem florida para enfeitar qualquer cômodo da casa. Assim como outros detalhes, foi usado a planta branca:

@che.che.res (Foto: Reprodução/Instagram)

Outra opção usando a orquídea para decorar a mesa de jantar. Foi usado um vaso bem grande e bem florido para enfeitar com orquídeas na cor rosa:

@lindojardimdeorquideas (Foto: Reprodução/Instagram)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim como o exemplo anterior, foi colocada na mesa do jantar um vaso bem florido. Além disso, foram usadas espécies diferentes:

@lindojardimdeorquideas (Foto: Reprodução/Instagram)

Mas também dá para enfeitar o seu cantinho favorito da casa. Nesse exemplo, a decoração toda branca e a cor veio através da orquídea rosa:

@_modo_verde (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais uma opção de orquídeas colocadas em um cantinho da casa, nesse exemplo foram usados dois vasos de cores diferentes, uma branca e a outra rosada:

@il_giardino_delle_orchidee_ (Foto: Reprodução/Instagram)

Leia também:

orquídeasplantas
Comentários (0)
Comentar