Plantas para apartamento: 5 espécies fáceis de cuidar

As plantas são uma maneira de trazer um colorido especial ao nosso dia a dia. Elas deixam o ambiente mais fresco, mais aconchegante e são capazes, ainda, de melhorar a qualidade do ar. Ter vasos em espaços pequenos pode parecer um desafio, mas não é. Uma ótima maneira de começar a cultivar é escolher as melhores espécies de plantas para apartamento e o local ideal para colocar cada uma delas.

Quais plantas colocar dentro de casa?

Há opções de plantas que caem bem em muitos espaços, inclusive aquele cantinho onde quase não entra luz natural. “Quando falamos em decoração, é impossível desassociar da beleza das plantas, seja em um ambiente grande ou pequeno. As plantas dão um toque especial e podem ser utilizadas de várias maneiras: em jardins horizontais ou verticais, jardins suspensos ou em vasos com flores e folhagens”, afirma a designer de interiores Fernanda Munari.

Vale lembrar que as plantas necessitam de alguns cuidados, mas, na maioria das vezes, eles são bem simples. Basicamente, as plantas para apartamento precisam de água, luz e um pouco de dedicação para que cresçam e se desenvolvam de forma saudável. Confira cinco espécies que vão se adaptar perfeitamente ao seu espaço e prepare-se para ter o seu próprio jardim de apartamento:

Espada-de-São-Jorge

Foto: Viajando no Apê

A planta que encabeça a nossa lista é, para as pessoas ligadas ao misticismo, uma maneira de proteger a casa de energias negativas. Mas, além de servir de amuleto, a espada-de-são-Jorge é uma ótima opção entre as plantas para apartamento, já que pode ser cultivada de maneira bem simples, com ou sem sol. Originária da África, a Sansevieria trifasciata (nome científico) é bastante resistente e, por isso, necessita de poucos cuidados. Ela é adaptável aos mais diversos ambientes e sobrevive em áreas externas e internas, com muita ou pouca luz. A espada-de-são-jorge é uma ótima escolha de planta para a sala, para o home office e para a sacada. Para cuidar, basta regar uma ou duas vezes por semana.

Samambaia

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Histórias de Casa

Ao contrário da espada-de-são-jorge, a samambaia precisa de bastante umidade. Mas ela também é muito adaptável e pode ser utilizada em diferentes ambientes. De acordo com uma lista publicada pela Nasa, a samambaia é uma das plantas para apartamento mais eficientes para purificar o ar, já que filtra os poluentes. “Essa planta gosta de pouca luz e pode fazer muita diferença na decoração de uma simples parede, mesmo nos pequenos apartamentos”, analisa Fernanda. Fácil de cuidar, a samambaia precisa de solo constantemente úmido e é uma boa alternativa de planta para a sala, para o quarto, para o home office e para cantos que não recebem muita luz natural.

Lavanda

Foto: Ikebana Flores

Para o quarto, segundo a profissional, há também opções com benefícios terapêuticos: “Além de embelezar o ambiente, algumas plantas são capazes de colaborar com uma boa noite de sono”. Um exemplo disso é a lavanda, que tem propriedades calmantes e ajudam a aliviar o estresse, além de ter um cheiro muito agradável. Sua tonalidade lilás traz, ainda, leveza para o espaço. Para que essa planta para o quarto cresça com saúde e ofereça benefícios, o ideal é que fique próxima à janela para receber luz todos os dias durante algumas horas e que seja regada apenas quando o solo estiver totalmente seco.

Ervas aromáticas

Foto: Todeschini

Quem gosta de cozinhar, sabe que as ervas dão um toque especial aos pratos. Além disso, vasinhos com esse tipo de planta são capazes de deixar a cozinha cheirosa e agradável. Coentro, manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, orégano e tomilho são ótimas opções de plantas para apartamento, pois podem ser cultivadas durante todo o ano em ambientes internos, desde que recebam luz e ar puro. “Uma pequena horta na cozinha é uma maneira de decorar e, ainda, facilitar os temperos do dia a dia”, sugere a designer. Para ter esse tipo de planta para a cozinha, opte por colocar a horta próxima à janela. A rega deve ser regular, mas sem excesso, somente quando o substrato estiver seco.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Orquídea

Foto: Decor Salteado

Com um visual delicado, essa flor representa o amor e colore o ambiente. Um simples vaso é capaz de trazer beleza ao espaço e, apesar de ser uma planta externa, pode ser cultivada em locais fechados. Para os iniciantes, a melhor alternativa é a Catleya Amarela, por ser de fácil manutenção. “A orquídea é a queridinha dos ‘apês’ porque é linda e resistente”, considera Fernanda. Essa flor é tão versátil, que pode decorar salas, varandas e até banheiros. O ideal é regular a ventilação do espaço, abrindo e fechando janelas ao longo do dia, para que ela receba luz e ar fresco. A orquídea gosta de vento, mas sem exageros.

decoraçãoplantas
Comentários (1)
Comentar