Como tirar mancha de açaí da roupa; veja o passo a passo

Acidentes acontecem a todo momento e muitas vezes, achamos que a mancha não tem solução. Alguns alimentos mancham quando entram em contato, sem querer, com a roupa, já outras saem com facilidade e alguns precisam de métodos específicos para limpar o local que ficou sujo. É o caso do açaí, que assusta qualquer pessoa por causa da coloração. Saiba como tirar a mancha do açaí da roupa com eficiência.

Mesmo que seja apenas uma gotinha, por causa da sua coloração arroxeada, mancha a roupa com facilidade e fica um aparência nada legal no tecido. Além disso, a cor vibrante dessa fruta dificulta a renovação da mancha, principalmente se passou 24 horas após o acidente. Por isso, o melhor a se fazer é agir o quanto antes.

+ Sabão de coco: Aprenda a fazer e descubra os benefícios

Foto: Freepik

Como tirar mancha recente de açaí da roupa

No momento em que aconteceu a mancha, remova o excesso com a ajuda de um papel úmido ou um guardanapo. Se estiver na rua, vá até o banheiro de um comércio, molhe o papel higiênico e remova todo o excesso. Esse passo é importante e irá facilitar na hora da remoção da mancha.

Quando chegar em casa, coloque imediatamente a roupa de molho em uma água com detergente neutro e 2 colheres de sabão em pó para peças delicadas. Deixe a roupa mergulhada por 6 horas.

Após, enxague e coloque para bater na máquina e terminar de lavar. Se for necessário, esfregue o local com cuidado com a mistura da água com sabão em pó e detergente.

Além disso, poderá repetir o processo caso tenha ficado ainda algum resíduo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mistura para tirar mancha de açaí da roupa

Como tirar mancha antiga de açaí da roupa

O açaí é uma fruta que mancha a roupa com muita facilidade, então sempre que possível, aja imediatamente. Nesse caso, é um pouco mais complicado de remover. Veja duas formas para tentar:

Com limão (para roupas brancas)

O primeiro passo é colocar a peça de roupa de molho, na água com sabão em pó e o detergente neutro por seis horas.

Após esse período, enxague a peça e apenas no local da mancha, coloque algumas gotinhas de limão e esfregue o local com muita delicadeza. Depois, lave-as normalmente. Se não sair, aí siga para o tópico abaixo.

Com tira manchas

Se não saiu com as receitas acima, apenas o tira manchas será eficaz na sujeira que o açaí deixou. Então, após o molho de 6 horas na água com detergente e sabão em pó, escolha um tira manchas para o típico específico do pano que foi manchada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aplique no local conforme as instruções de uso da embalagem. Isso será o suficiente para remover a mancha da sua roupa. Leia atentamente o rótulo para ver se o seu tira manchas poderá ser usado com roupas coloridas ou não, assim, evitará novas manchas em seus tecidos.

+ Mancha de óleo da roupa: aprenda a remover  com dicas práticas

Como limpar mancha de açaí no sofá?

A forma de remover a mancha, depende do seu tipo de sofá. Se o seu sofá for de almofadas e é possível remover a capa, coloque-a de molho na mistura de água, sabão em pó para roupas delicadas e detergente neutro por 6 horas. Após, lave normalmente na máquina de lavar.

Mas manchou em um local que não tem como colocar de molho, é necessário aplicar a mistura no local. Com a mistura do sabão e o detergente líquido, molhe o local da mancha. Após, com a ajuda de uma escova de dente, esfregue o local com cuidado para a mancha não espalhar. Com a ajuda de um pano úmido, mas sem sabão, remova o excesso e deixe secar naturalmente.

Caso não tenha saído completamente, o melhor é aplicar um tira manchas, mas específico para tecidos delicados. A aplicação do tira manchas deve ser feito da mesma forma da mistura e com muito cuidado para não desbotar o revestimento do seu sofá e lembre-se de tirar completamente o produto após esfregar.

Os mesmos processos vale para outros lugares que ficaram manchados com a fruta, como bolsas de pano, tapetes, travesseiros e almofadas. E se após todos os processos a mancha insistir, leve em uma lavanderia profissional para tentar resolver o problema. Mas lembre-se, quanto mais rápido agir contra a mancha, mais fácil sairá.

+ Mancha de desodorante: como tirar e prevenir

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comentários (0)
Comentar