Como tirar mancha de açaí da roupa; veja o passo a passo

0 76

Acidentes acontecem a todo momento e muitas vezes, achamos que a mancha não tem solução. Alguns alimentos mancham quando entram em contato, sem querer, com a roupa, já outras saem com facilidade e alguns precisam de métodos específicos para limpar o local que ficou sujo. É o caso do açaí, que assusta qualquer pessoa por causa da coloração. Saiba como tirar a mancha do açaí da roupa com eficiência.

Mesmo que seja apenas uma gotinha, por causa da sua coloração arroxeada, mancha a roupa com facilidade e fica um aparência nada legal no tecido. Além disso, a cor vibrante dessa fruta dificulta a renovação da mancha, principalmente se passou 24 horas após o acidente. Por isso, o melhor a se fazer é agir o quanto antes.

+ Sabão de coco: Aprenda a fazer e descubra os benefícios

como tirar mancha de açaí da roupa
Foto: Freepik

Como tirar mancha recente de açaí da roupa

No momento em que aconteceu a mancha, remova o excesso com a ajuda de um papel úmido ou um guardanapo. Se estiver na rua, vá até o banheiro de um comércio, molhe o papel higiênico e remova todo o excesso. Esse passo é importante e irá facilitar na hora da remoção da mancha.

Quando chegar em casa, coloque imediatamente a roupa de molho em uma água com detergente neutro e 2 colheres de sabão em pó para peças delicadas. Deixe a roupa mergulhada por 6 horas.

Após, enxague e coloque para bater na máquina e terminar de lavar. Se for necessário, esfregue o local com cuidado com a mistura da água com sabão em pó e detergente.

Além disso, poderá repetir o processo caso tenha ficado ainda algum resíduo.

mistura para tirar mancha de açaí da roupa
Mistura para tirar mancha de açaí da roupa

Como tirar mancha antiga de açaí da roupa

O açaí é uma fruta que mancha a roupa com muita facilidade, então sempre que possível, aja imediatamente. Nesse caso, é um pouco mais complicado de remover. Veja duas formas para tentar:

Com limão (para roupas brancas)

O primeiro passo é colocar a peça de roupa de molho, na água com sabão em pó e o detergente neutro por seis horas.

Após esse período, enxague a peça e apenas no local da mancha, coloque algumas gotinhas de limão e esfregue o local com muita delicadeza. Depois, lave-as normalmente. Se não sair, aí siga para o tópico abaixo.

Com tira manchas

Se não saiu com as receitas acima, apenas o tira manchas será eficaz na sujeira que o açaí deixou. Então, após o molho de 6 horas na água com detergente e sabão em pó, escolha um tira manchas para o típico específico do pano que foi manchada.

Aplique no local conforme as instruções de uso da embalagem. Isso será o suficiente para remover a mancha da sua roupa. Leia atentamente o rótulo para ver se o seu tira manchas poderá ser usado com roupas coloridas ou não, assim, evitará novas manchas em seus tecidos.

+ Mancha de óleo da roupa: aprenda a remover  com dicas práticas

Como limpar mancha de açaí no sofá?

A forma de remover a mancha, depende do seu tipo de sofá. Se o seu sofá for de almofadas e é possível remover a capa, coloque-a de molho na mistura de água, sabão em pó para roupas delicadas e detergente neutro por 6 horas. Após, lave normalmente na máquina de lavar.

Mas manchou em um local que não tem como colocar de molho, é necessário aplicar a mistura no local. Com a mistura do sabão e o detergente líquido, molhe o local da mancha. Após, com a ajuda de uma escova de dente, esfregue o local com cuidado para a mancha não espalhar. Com a ajuda de um pano úmido, mas sem sabão, remova o excesso e deixe secar naturalmente.

Caso não tenha saído completamente, o melhor é aplicar um tira manchas, mas específico para tecidos delicados. A aplicação do tira manchas deve ser feito da mesma forma da mistura e com muito cuidado para não desbotar o revestimento do seu sofá e lembre-se de tirar completamente o produto após esfregar.

Os mesmos processos vale para outros lugares que ficaram manchados com a fruta, como bolsas de pano, tapetes, travesseiros e almofadas. E se após todos os processos a mancha insistir, leve em uma lavanderia profissional para tentar resolver o problema. Mas lembre-se, quanto mais rápido agir contra a mancha, mais fácil sairá.

+ Mancha de desodorante: como tirar e prevenir

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy