Suculentas: dicas e cuidados para criar um jardim incrível

Cuidar de suculentas nem sempre é uma tarefa fácil, já que o excesso de água é inimigo mortal dessas plantas. Contudo, elas são uma ótima opção para quem tem pouco tempo e deseja criar um jardim moderninho em casa.

 

Como cuidar de suculentas?

 

Antes de começar o seu jardim de suculentas, é preciso entender um pouco mais sobre essas plantas de origem desértica. Típicas da África, elas se multiplicaram pelo mundo todo e hoje em dia acredita-se haver cerca de 12.000 espécies ao redor do globo.

Graças às folhas gordinhas, elas armazenam água por muito tempo e podem permanecer sob o sol forte por muito tempo. Sendo assim, aprender a origem de cada planta é fundamental para a rotina de cuidados, uma vez que você precisa replicar em casa o clima originário.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

No caso das suculentas, é preciso manter a planta sob sol pleno e com pouca água. Outra vantagem é a facilidade de propagação: basta um prato com areia, uma folha e pronto. Em poucos dias você terá uma nova suculenta!

 

Rega e iluminação

 

Conforme explicamos anteriormente, as suculentas gostam de muito sol e pouca água. Isso quer dizer que você deve regar a planta 1 vez por semana, no máximo duas caso more em regiões muito secas. Nesses casos, o ideal é testar o solo: se estiver úmido, não é preciso regar.

Também é importante ter cuidado com a quantidade. Regue aos poucos, sem encharcar e sem deixar água acumulada no prato. Além de ser um foco de reprodução para mosquitos, esse hábito pode matar a planta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Escolha uma área bem iluminada e com bastante sol para a sua suculenta. No inverno ou em ambientes sem incidência de sol, pode ser necessário adaptar uma lâmpada para garantir a iluminação necessária.

 

Imagem:Suculentas e Cactos (Reprodução / Instagram)

 

Adubação

 

As suculentas, assim a rosa-do-deserto e como outras plantas de regiões áridas, precisam de uma quantidade de cálcio maior no solo. Por isso é interessante prestar atenção na adubação e na montagem do vaso.

Em casa, é possível fazer uma receita simples de adubo natural com casca de ovos. Para isso, é preciso lavar e secar bem as cascas. Depois basta bater no liquidificador até que se transformem em uma farinha.

Aí é só adicionar o adubo de casca de ovo às suas plantas, ela serve tanto para suculentas quanto para cactos.

 

Como plantar e propagar suculentas?

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim como a rotina de cuidados, o plantio de suculentas também é muito fácil. Você vai precisar de pedrinhas, areia e substrato.

Primeiro, é preciso distribuir as pedras no fundo do vaso e, na sequência, cobrir com areia. Isso deve ajudar na etapa de drenagem.

Por fim, complete o vaso com terra e faça pequenos furos para colocar a suculenta. Mas cuidado: o ideal é que a terra fique bem fofinha, então evite amassar. Somente depois de transferir a planta você deve moldar a terra ao redor dela, com cuidado para não amassar.

 

Propagação de suculentas

 

Imagem:Suculentas e Cactos (Reprodução / Instagram)

 

Por fim, a principal vantagem dessas plantinhas é a facilidade de propagação. Com isso, quem adora compartilhar mudas com os amigos pode incluir a troca de suculentas na rotina.

Para propagar suculentas é preciso criar uma espécie de “berçário”. Em uma bandeja rasa, cubra o fundo com areia. Depois é só destacar algumas folhas da suculenta que você deseja reproduzir e deitá-las sobre o substrato arenoso. Pulverize com um pouco de água até que a areia esteja úmida.

Diferentemente das plantas adultas, no caso da reprodução de mudas o solo deve permanecer úmido e em local sem incidência direta de sol.Após alguns dias as folhas já começarão a criar raízes e, cerca de 4 semanas, as mudas devem começar a brotar. Passado esse período, já é possível transplantar as mudas para um vaso com substrato.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aliás, esse tipo de propagação também funciona com espada de São Jorge e a combinação dessas duas plantas fica incrível no jardim.

plantas
Comentários (2)
Comentar