Ômega 9: o que é, benefícios, sinais de deficiência, lista de alimentos para consumir.

0

Você já ouviu falar sobre o consumo de ômega 9? Muitos nutricionistas defendem a importância do já conhecido ômega 3 para o nosso organismo. Porém, existem muitos outros ômegas, da mesma classe, que também são importantes e ajudam nosso corpo!

Apesar destes ômegas não serem essenciais a nossa sobrevivência, eles são componentes lipídicos que fornecem benefícios e ajudam nossos sistemas a se fortalecer. Dessa maneira, são responsáveis por melhorar não só nossa energia, como também facilitar o desenvolvimento de hormônios fundamentais para nossa fisiologia.

 

O que é ômega 9?

O ômega 9 é um deles. Apesar de também não ser essencial, é um nutriente que é produzido pelo nosso corpo, mas que só apresenta benefícios quando associado a outros ômegas.

Ele é componente de diversos alimentos, muito conhecidos pela dieta mediterrânea. O ácido oleico é o principal componente desses alimentos.

Ácidos graxos podem ser grandes fontes de ômega 9 para nossa alimentação
Imagem: Reprodução / Pinterest

Esse ácido faz parte da família dos ácidos graxos, gorduras essenciais por conta de auxiliar e manter o equilíbrio do nosso metabolismo corporal. Além disso, eles ajudam a manter boas nossas taxas de colesterol no sangue e promover uma nutrição mais balanceada.

Por todos esses motivos, todos os ômegas, como o ômega 9, são muito importantes e devem ser melhor consumidos, diariamente, a fim de nutrir e melhorar a saúde do nosso organismo.

Segundo a nutricionista Mariana de Macedo, em entrevista ao SESC, os ácidos graxos do tipo ômega são associados a muitos benefícios metabólicos pois desenvolvem efeitos fisiológicos positivos. Dessa forma, eles previnem o desenvolvimento de doenças crônicas, principalmente as relacionadas ao acúmulo de gorduras no corpo.

Benefícios

O ômega 9 não funciona no nosso organismo se não estiver associado a outros ômegas. Por isso, a primeira dica para se beneficiar das suas qualidades é manter uma dieta saudável e equilibrada, além de bastante diversa!

Luciana Harfenist, nutricionista associada ao Hospital Sírio Libanês também concorda. Ela afirma que, “quando os ômegas estão presentes na dieta de forma equilibrada, possuem papel fundamental para a saúde de forma geral, pois estimulam o crescimento celular, preservam a saúde cerebral e o sistema nervoso”.

Além disso, o ômega 9, quando associado a outros ômegas, possui como benefícios, melhorar o desenvolvimento da memória e concentração, auxilia no processo de emagrecimento saudável, dá mais disposição e energia ao corpo.

Por fim, combate doenças cardiovasculares, diabetes, aumento do colesterol, melhora o humor e deixa sua pele brilhando, como nunca! O ômega 9, assim como os outros ácidos graxos também tem grande papel na prevenção de diversos tipos de câncer e osteoporose.

 

Deficiência de ômega-9

Precisamos estar atentas às faltas e desequilíbrios de qualquer componente importante e benéfico para o nosso organismo. Dessa forma, é necessário saber identificar quando nosso corpo está sentindo falta do ômega 9.
Assim, o corpo desenvolve, desde sintomas leves, moderados até mesmo grave, devido à deficiência de ômega 9.

 

Uma dieta balanceada e diversificada é fonte de diversos nutrientes como o ômega 9
Imagem: Reprodução / Pexels

Os primeiros sinais de que o corpo necessita de ômega 9 é o surgimento de caspas, queda de cabelos e erupções cutâneas. A pele também pode ficar mais seca e desidratada.

Quando a falta desse nutriente é ainda maior, pode-se sentir dores nas articulações, rigidez no corpo e ressecamento dos olhos. Em um nível ainda mais alarmante, pode causar alterações de humor e impactar a saúde do coração.

Reponha os nutrientes necessários e não esqueça de procurar um médico especialista! Cuide da sua saúde sempre com muito carinho!

Como consumir ômega 9

O corpo produz ômega 9 de forma natural. Por isso, seu consumo não é considerado essencial. Apesar disso, manter uma dieta rica, equilibrada e diversificada de alimentos ricos em ômegas, como o ômega 9, pode fazer a diferença na sua disposição e na regulação do seu organismo.

Por isso, escolha sempre o equilíbrio. Consuma alimentos variados, que ofereçam, além do próprio ômega 9, outros tipos de ômegas e também outros componentes essenciais à nossa nutrição, como vitaminas e sais minerais.

 

Abacate

Essa delícia, tão famosa na culinária mexicana, é uma grande fonte de ômega 9 para nosso corpo! O óleo de abacate, assim como sua polpa é entendido como uma fruta muito rica em ácidos graxos benéficos.

Incorpore o abacate em diversas receitas do seu dia a dia, desde vitaminas nutritivas no café, saladas refrescantes no almoço até no guacamole da reunião com a turma à noite. Dessa maneira, absorva ômega 9 e outros nutrientes, como vitaminas que melhoram a imunidade geral do corpo!

 

Azeitonas

As azeitonas (e o delicioso azeite de oliva) são fontes muito saborosas e cheias de ômega 9 para o nosso organismo. Esse fruto delicioso, presente na culinária portuguesa é rico em gorduras monoinsaturadas. Dessa maneira, auxilia no controle do colesterol ruim e tonifica o coração.

Além disso, é uma ótima fonte de fibras e antioxidantes. Uma ótima dica para incorporar as azeitonas e o azeite de oliva no dia a dia são as saladas que, além de nutritivas, ajudam na dieta e no controle do peso corporal!

Prato saudável e nutritivo com muito ômega 9
Imagem: Reprodução / Pinterest

Oleaginosas, como as amêndoas são ótimas fontes de ômega 9

Um mix de castanhas, frutas secas e nozes como lanchinho é tudo para a nossa dieta! Assim, para quem deseja complementar a ômega 9 no organismo com sabor e facilidade, pode aproveitar as amêndoas.

As oleaginosas são grandes fontes de ômegas. Também são ricas em minerais como o cálcio, magnésio e fósforo, que promovem fortalecimento dos ossos e melhora da imunidade. Além disso, promovem ações antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

Carnes brancas, como peixes e frango

Por fim, os peixes são a fonte mais famosa de ômegas para o nosso organismo. O fortalecimento da nossa saúde geral depende do equilíbrio e diversidade de ácidos graxos essenciais. Assim, eles são fundamentais e podem ser aliados importantes na busca por uma alimentação deliciosa, nutritiva e um corpo feliz e completo!

Por isso, para manter todos os ômegas balanceados, sem esquecer uma fonte importante de ômega 9 no corpo, adicione carnes brancas, como os peixes na sua alimentação, ao menos uma vez na semana!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy