Cabelo está muito ressecado? Saiba o que fazer para recuperar os fios

0 9.118

Em algum momento da vida, todas as mulheres irão se deparar com o cabelo ressacado, contudo, algumas sofrem com uma maior frequência esse problema. Apesar de comum, felizmente, é possível recuperar os fios e acabar de vez com o problema do cabelo ressecado. Se você está sofrendo com os fios secos e quebradiços nesse momento, saiba o que fazer quando o cabelo está muito ressecado e como recuperar suas madeixas.

Por que os cabelos ficam ressecados?

São inúmeros os fatores que levam os fios a ficarem ressecados e cada pessoa é um caso. Mas, as causas mais comuns são:

  • Agentes externos como poluição e vento;
  • Sol forte sem proteção;
  • Tomar banho com água muito quente;
  • Lavar o cabelo em excesso com shampoo com sulfato;
  • Usar fontes de calor sem proteção térmica;
  • Descoloração;
  • Água de piscina;
  • Água do mar;
  • Prender os fios muito fortes com laços inapropriados;
  • Falta de hidratação, nutrição e reconstrução nos fios;
  • Desidratação por falta de ingestão adequada de água;
  • Má alimentação.
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado? (Foto: Freepik)

O que acontece com o cabelo ressecado?

O cabelo ressecado pode parecer inofensivo e ser apenas algo para se preocupar no estético, mas vai além disso. Os fios ressecados ficam fragilizados e quebradiços, você pode acabar sofrendo um corte químico (principalmente com a descoloração). Os fios quebradiços podem se quebrar no meio e deixar o tamanho desregulado.

Além disso, podem ficar com pontas duplas, abrindo os fios ao meio e deixando cada vez mais fraco. O cabelo acaba ficando cada vez mais difícil de pentear, elástico e pode aumentar a queda dos fios, se tornando uma queda desenfreada.

O que fazer quando o cabelo está muito seco?

Felizmente, existem formas de recuperar os fios e torná-los saudáveis. Além de recuperar, as dicas abaixo, se feitas corretamente, irão te ajuda a prevenir o ressecamento. Mas antes de seguir qualquer dica, para manter a saúde do cabelo em dia, é importante se consultar com um dermatologista e ir frequentemente ao cabelereiro para cuidar dos fios.

Cronograma capilar

Esse é o primeiro passo para recuperar o seus fios e se você ainda não começou a fazer o seu, comece agora mesmo. O cronograma capilar é divido em três etapas. A hidratação, nutrição e reconstrução. É importante fazer os três passos.

Na hidratação, utilize uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo e pode ser usada até duas vezes na semana. É simples e pode fazer a hidratação durante o banho. Ou se quiser, poderá optar por receitas caseiras, que também são poderosas.

+ Hidratação com maizena: 3 receitas caseiras para fios lisos e cacheados

Na nutrição, é hora de devolver o óleo para os fios. Nesse caso, o melhor a se fazer é uma umectação noturna. Que consiste em umedecer os fios com um óleo específico (argan, coco, azeite, abacate e rícino). Aplique em todo o comprimento dos fios e envolva em uma touca. Durma com o óleo na cabeça e na manhã seguinte lave o cabelo normalmente. Pode ser feito por até duas vezes na semana.

Por último, para reconstruir os fios, é importante usar queratina. A queratina pode ser aplicada diretamente nos fios ou você pode colocar dentro da sua máscara hidratante, assim, quando for hidratar já estará reconstruindo o fio. Mas, se escolheu aplicar a queratina pura e líquida, aplique apenas a cada 15 dias. 

+ 5 óleos essenciais para fios mais longos e saudáveis

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado
(Foto: Freepik)

Evite shampoo com sulfato

O detergente é o responsável por fazer a espuma do cabelo, sendo chamado de sulfato. E esse agente químico pode ressecar os fios, por isso, não é necessário lavar mais do que uma vez na semana seu cabelo com shampoo com sulfato. Prefira shampoos mais hidratantes e específicos para o cabelo ressecado.

Além disso, jamais esfregue as pontas do cabelo com o shampoo, deixe o sabão da raiz descer até as pontas sem esfregar. Outro ponto importante na hora de lavar o cabelo é, evitar aplicar duas vezes o shampoo, apenas uma vez é necessário para que os fios fiquem limpos.

+ Shampoo sem sulfato: o que é e quais são os benefícios

Cuidado com água quente

No inverno, é ainda mais comum os fios ficarem ressecados por causa da água do chuveiro. É importante lavar os fios com água morna – se possível fria. A água quente deixará o cabelo ainda mais ressecado e quebradiço, já que a água quente tira toda a oleosidade natural dos fios, que é fundamental para prevenir o ressecamento.

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado: proteção térmica

É fundamental usar proteção térmica antes de fazer chapinha, babyliss e usar o secados. Se possível, diminua a quantidade do uso de fontes de calor, pois irá ajuda a manter a hidratação natural dos fios. Mas se não conseguir, invista em uma proteção térmica e aplique sempre antes de usar as fontes de calor.

Invista em fronhas de cetim ou seda

O atrito dos fios com a fronha quando dormimos, além de roubar a oleosidade natural do cabelo, também resseca os fios. Para que isso não aconteça, a melhor opção são as fronhas de seda (o cetim substituí a seda e é mais barato). Caso não consiga investir nesse produto no momento, a touca pode ser uma ótima aliada na hora de dormir e também feita do mesmo tecido. E se possível, também utilize lacinhos para amarrar cabelo com esse tecido.

+ Fronha de seda combate o frizz e previne rugas

Hidratação de dentro para fora

Não tem jeito, é necessário manter uma dieta equilibrada e consumir a quantidade adequada de água por dia. Com a má alimentação e a baixa ingestão de água, o corpo inteiro sofre as consequências e com o cabelo não é diferente. Portanto, invista mais em alimentos com boas fontes de vitaminas, principalmente a B7 que é essencial para o cabelo e ajuste a ingestão de água.

Quando se trata de cabelo, não existe apenas uma fórmula mágica para recuperar os fios, é necessário um cuidado diário para que o problema não retorne.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy