Cabelo está muito ressecado? Saiba o que fazer para recuperar os fios

0

Em algum momento da vida, todas as mulheres irão se deparar com o cabelo ressacado, contudo, algumas sofrem com uma maior frequência esse problema. Apesar de comum, felizmente, é possível recuperar os fios e acabar de vez com o problema do cabelo ressecado. Se você está sofrendo com os fios secos e quebradiços nesse momento, saiba o que fazer quando o cabelo está muito ressecado e como recuperar suas madeixas.

Por que os cabelos ficam ressecados?

São inúmeros os fatores que levam os fios a ficarem ressecados e cada pessoa é um caso. Mas, as causas mais comuns são:

  • Agentes externos como poluição e vento;
  • Sol forte sem proteção;
  • Tomar banho com água muito quente;
  • Lavar o cabelo em excesso com shampoo com sulfato;
  • Usar fontes de calor sem proteção térmica;
  • Descoloração;
  • Água de piscina;
  • Água do mar;
  • Prender os fios muito fortes com laços inapropriados;
  • Falta de hidratação, nutrição e reconstrução nos fios;
  • Desidratação por falta de ingestão adequada de água;
  • Má alimentação.
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado? (Foto: Freepik)

O que acontece com o cabelo ressecado?

O cabelo ressecado pode parecer inofensivo e ser apenas algo para se preocupar no estético, mas vai além disso. Os fios ressecados ficam fragilizados e quebradiços, você pode acabar sofrendo um corte químico (principalmente com a descoloração). Os fios quebradiços podem se quebrar no meio e deixar o tamanho desregulado.

Além disso, podem ficar com pontas duplas, abrindo os fios ao meio e deixando cada vez mais fraco. O cabelo acaba ficando cada vez mais difícil de pentear, elástico e pode aumentar a queda dos fios, se tornando uma queda desenfreada.

O que fazer quando o cabelo está muito seco?

Felizmente, existem formas de recuperar os fios e torná-los saudáveis. Além de recuperar, as dicas abaixo, se feitas corretamente, irão te ajuda a prevenir o ressecamento. Mas antes de seguir qualquer dica, para manter a saúde do cabelo em dia, é importante se consultar com um dermatologista e ir frequentemente ao cabelereiro para cuidar dos fios.

Cronograma capilar

Esse é o primeiro passo para recuperar o seus fios e se você ainda não começou a fazer o seu, comece agora mesmo. O cronograma capilar é divido em três etapas. A hidratação, nutrição e reconstrução. É importante fazer os três passos.

Na hidratação, utilize uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo e pode ser usada até duas vezes na semana. É simples e pode fazer a hidratação durante o banho. Ou se quiser, poderá optar por receitas caseiras, que também são poderosas.

+ Hidratação com maizena: 3 receitas caseiras para fios lisos e cacheados

Na nutrição, é hora de devolver o óleo para os fios. Nesse caso, o melhor a se fazer é uma umectação noturna. Que consiste em umedecer os fios com um óleo específico (argan, coco, azeite, abacate e rícino). Aplique em todo o comprimento dos fios e envolva em uma touca. Durma com o óleo na cabeça e na manhã seguinte lave o cabelo normalmente. Pode ser feito por até duas vezes na semana.

Por último, para reconstruir os fios, é importante usar queratina. A queratina pode ser aplicada diretamente nos fios ou você pode colocar dentro da sua máscara hidratante, assim, quando for hidratar já estará reconstruindo o fio. Mas, se escolheu aplicar a queratina pura e líquida, aplique apenas a cada 15 dias. 

+ 5 óleos essenciais para fios mais longos e saudáveis

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado
(Foto: Freepik)

Evite shampoo com sulfato

O detergente é o responsável por fazer a espuma do cabelo, sendo chamado de sulfato. E esse agente químico pode ressecar os fios, por isso, não é necessário lavar mais do que uma vez na semana seu cabelo com shampoo com sulfato. Prefira shampoos mais hidratantes e específicos para o cabelo ressecado.

Além disso, jamais esfregue as pontas do cabelo com o shampoo, deixe o sabão da raiz descer até as pontas sem esfregar. Outro ponto importante na hora de lavar o cabelo é, evitar aplicar duas vezes o shampoo, apenas uma vez é necessário para que os fios fiquem limpos.

+ Shampoo sem sulfato: o que é e quais são os benefícios

Cuidado com água quente

No inverno, é ainda mais comum os fios ficarem ressecados por causa da água do chuveiro. É importante lavar os fios com água morna – se possível fria. A água quente deixará o cabelo ainda mais ressecado e quebradiço, já que a água quente tira toda a oleosidade natural dos fios, que é fundamental para prevenir o ressecamento.

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado: proteção térmica

É fundamental usar proteção térmica antes de fazer chapinha, babyliss e usar o secados. Se possível, diminua a quantidade do uso de fontes de calor, pois irá ajuda a manter a hidratação natural dos fios. Mas se não conseguir, invista em uma proteção térmica e aplique sempre antes de usar as fontes de calor.

Invista em fronhas de cetim ou seda

O atrito dos fios com a fronha quando dormimos, além de roubar a oleosidade natural do cabelo, também resseca os fios. Para que isso não aconteça, a melhor opção são as fronhas de seda (o cetim substituí a seda e é mais barato). Caso não consiga investir nesse produto no momento, a touca pode ser uma ótima aliada na hora de dormir e também feita do mesmo tecido. E se possível, também utilize lacinhos para amarrar cabelo com esse tecido.

+ Fronha de seda combate o frizz e previne rugas

Hidratação de dentro para fora

Não tem jeito, é necessário manter uma dieta equilibrada e consumir a quantidade adequada de água por dia. Com a má alimentação e a baixa ingestão de água, o corpo inteiro sofre as consequências e com o cabelo não é diferente. Portanto, invista mais em alimentos com boas fontes de vitaminas, principalmente a B7 que é essencial para o cabelo e ajuste a ingestão de água.

Quando se trata de cabelo, não existe apenas uma fórmula mágica para recuperar os fios, é necessário um cuidado diário para que o problema não retorne.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy