Você sabe o que é xamanismo?

0

É difícil precisar quando e onde o xamanismo surgiu, mas o que se sabe é que essa é uma prática espiritual que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo. Isso porque, garantem os adeptos, o autoconhecimento, os estudos sobre cura, o contato com a espiritualidade e as mensagens profundas encontradas nos rituais xamânicos são uma ferramenta de transformação interior. O objetivo é promover a cura de todos os males físicos, espirituais e mentais. Em outras palavras, saber o que é xamanismo é entender sobre uma cultura que busca a evolução espiritual desde os tempos mais remotos.

O que é xamanismo?

Xamanismo
Foto: Reprodução/Internet/Travel Blog

O xamanismo é uma prática espiritual que pode se encaixar em diferentes conceitos. Religião, sistema ritualístico, filosofia, crença, magia e medicina ancestral são alguns nomes que podem perfeitamente se adaptar à definição dessa prática. Mas na verdade, definir o xamanismo é uma missão quase impossível. Isso porque ele engloba uma série de conhecimentos e rituais diferentes, que se conectam, basicamente, pela busca do autoconhecimento e da evolução espiritual.

O xamanismo é um dos sistemas ritualísticos mais antigos de que se tem notícia e é impossível determinar sua origem, já que a prática foi difundida por povos de todos os continentes. No Brasil, o termo é relacionado frequentemente ao conhecimento ancestral indígena que resgata a conexão do homem com o planeta, promovendo o autoconhecimento, a expansão da consciência e principalmente a cura de todos os males físicos, mentais e espirituais.

A advogada Flávia Andrade começou a frequentar rituais xamânicos há dois anos e garante que eles são ótimos aliados da saúde mental: “Aos poucos, fui aprendendo a lidar melhor com a ansiedade que me atrapalhava até de fazer coisas simples do dia a dia. No xamanismo, somos convidados a olhar para dentro e entender o que sentimos e pensamos. Essa compreensão joga luz sobre os problemas, é incrível como tem feito diferença na minha vida”.

Ritual xamânico e ayahuasca: como funciona?

Xamanismo
Foto: Gerhard Lipold

Nos rituais frequentados por Flávia tem fogueira, música, dança, meditação, terapia energética e os frequentadores também fazem o uso de substâncias que buscam a abertura da consciência, como o cachimbo e a ayahuasca, por exemplo. “Mas o xamanismo não se resume a isso, já conheci espaços diferentes que fazem a cerimônia de outra forma. Tem experiências na mata, rapé, tenda do suor, é muito amplo”, conta a advogada.

No entanto, uma das substâncias mais comuns nos rituais xamânicos é a ayahuasca, um chá alucinógeno que, no Brasil, só pode ser usado para fins religiosos. Feito a partir do cozimento de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi) e a folha da Chacrona (Psychotria viridis), o chá de ayahuasca é usado no xamanismo para proporcionar experiências místicas. A bebida contém DMT, que provoca uma percepção diferente da realidade. Flávia complementa dizendo que “O chá traz mudanças para o nosso consciente e abre a mente. Isso facilita a conexão interior e a solução de problemas porque nós passamos a ver as coisas de uma forma mais profunda”.

Apesar de ser permitido e bastante difundido no Brasil, a utilização do chá de ayahuasca no xamanismo não é indicada para todos. Isso porque, por ser uma bebida alucinógena, pode causar psicose e outros transtornos mentais. Por outro lado, pesquisas indicam que a bebida pode ser útil no tratamento da depressão e da ansiedade. De qualquer maneira, o uso deve ser responsável. Se você toma remédios controlados ou se sofre com algum transtorno, converse com seu médico.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy