Reiki: conheça a energia universal de cura

0

As práticas de equilíbrio energético estão cada vez mais em alta. E não podia ser diferente com o Reiki, técnica criada por um monge budista que atua nos campos mental e emocional com o objetivo de harmonizar as energias e, assim, promover benefícios incríveis. O Reiki é indicado para aliviar o estresse e a ansiedade, o cansaço e, ainda, reflete no campo físico. Além disso, pode ser aplicado à distância.

Reiki - energia pelas mãos
Foto: Gerd Altmann

O que é Reiki?

Criado em 1922 pelo monge budista Mikao Usui e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Reiki é uma técnica que equilibra nossos campos mental, emocional e físico por meio da energia vital universal. Essa energia é transmitida por um terapeuta iniciado e pode ser aplicada em diferentes situações, desde problemas como ansiedade e estresse até como terapia complementar em casos de doenças como o câncer, por exemplo. Atualmente, o Reiki é um dos tratamentos alternativos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o objetivo de comprovar os benefícios da terapia, o biólogo e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ricardo Monezi, realizou um estudo com idosos com sintomas de estresse. O grupo de que recebeu o tratamento apresentou mudanças psicofisiológicas significativas em relação ao grupo que não recebeu. Já em um estudo feito com camundongos com câncer, o grupo que recebeu o Reiki dobrou sua capacidade de reconhecer e destruir células cancerígenas.

De acordo com a terapeuta holística Aline Soares, o Reiki é uma energia que está disponível a todos. Mas, ainda segundo ela, “estamos diariamente expostos a atitudes e energias negativas. Isso acaba bloqueando os chakras e, por isso, a circulação da energia vital fica comprometida, trazendo disfunções diferentes para cada um”. A terapia é aplicada por meio da imposição de mãos em pontos específicos, a fim de desobstruir os chakras e harmonizar todo o nosso campo energético, emocional e mental.

Sessão de reiki
Foto: Jurgen Rubig

Quais são os benefícios da técnica e como fazer?

O Reiki (que pode ser feito presencialmente ou à distância) traz muitos benefícios para aqueles que recebem a energia universal das mãos de um terapeuta. “Como estamos falando de uma técnica de harmonização energética, é difícil até de dizer quais são os benefícios do Reiki porque ele age de maneiras diferentes sobre cada pessoa. Isso tem a ver com as questões pessoais que estão em desequilíbrio”, conta a terapeuta. No entanto, em termos gerais, essa terapia integrativa atua nos campos emocional e mental e, por isso, pode ser uma grande aliada para promover relaxamento, além de servir como tratamento complementar no caso de doenças.

Situações estressantes, pensamentos negativos e até mesmo doenças afetam a energia que circula pelo nosso corpo. O Reiki trabalha no sentido de harmonizar essa energia. “Uma sessão costuma ser um momento profundamente relaxante. Já tive caso da pessoa chegar chorando e com dor de cabeça e sair sorrindo, leve e sem dor alguma”, conta Aline. O Reiki pode tratar problemas de ordem mental/emocional como ansiedade, estresse, depressão, insônia, cansaço extremo e outros. A terapeuta complementa dizendo que “Como ele atua diretamente no campo energético, serve como terapia auxiliar também em casos de doenças. Por exemplo: uma pessoa que sofre com a obesidade, pode se beneficiar com a técnica porque ela vai reduzir a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar”.

O Reiki não tem contraindicações e nem efeitos colaterais. Pode ser aplicado em pessoas, animais, lugares e coisas, promovendo proteção, harmonização e cura energética. Tanto presencialmente quanto à distância, a aplicação não necessita do toque físico, já que se trata de energia. Para receber uma sessão de Reiki, procure um terapeuta iniciado. O atendimento costuma durar entre 15 e 90 minutos, de acordo com as necessidades de cada um. Para potencializar os efeitos, o terapeuta pode usar cristais, óleos essenciais, cromoterapia, aromaterapia e outras técnicas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy