O que é reflexologia e como fazer em casa?

0

Imagine uma terapia que é uma ótima alternativa para complementar o tratamento de diversos problemas relacionados à saúde física, mental e emocional e que, além disso, pode ser aplicada em casa. Estamos falando da reflexologia, uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e que ajuda a aliviar dores, sintomas do estresse e da ansiedade, insônia, sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), mau funcionamento do intestino, ansiedade e muito mais. Saiba o que é reflexologia e como aplicar essa ferramenta de autocura em casa.

O que é reflexologia?

Reflexologia
Foto: Pixabay

Baseada em estudos de neurofisiologia e neurofisiopatologia humana, a reflexologia é uma técnica que estimula o organismo a encontrar o próprio equilíbrio por meio de toques, pressões e deslizamentos aplicados com os dedos e as mãos. Essa espécie de “massagem” é feita sobre pontos reflexos (que correspondem a órgãos e sistemas do nosso corpo), são distribuídos pelas orelhas, pés, mãos e na coluna vertebral. No entanto, no Brasil, a ferramenta mais utilizada é a reflexologia podal, que é feita nos pés.

A reflexologia é ferramenta de autocura que faz parte da MTC e, segundo a reflexoterapeuta Carla Ananda, “Funciona como uma excelente alternativa para ajudar no tratamento de doenças do corpo e da mente, aliviando dores e outros sintomas que deixam nosso organismo disfuncional e atrapalham nossa qualidade de vida”. Mas o melhor de tudo é que, com um pouco de conhecimento sobre o mapa dos pontos que estão localizados nos pés, você pode fazer pequenas aplicações em casa de forma rápida e eficiente.

“Apesar das semelhanças, no entanto, é bom ficar claro que reflexologia não é massagem. A massagem usa movimentos para relaxar, aliviar tensões e estimular a circulação sanguínea. Já a reflexologia pressiona os pontos que se relacionam com outros órgãos e sistemas para aliviar sintomas relacionados a eles”, conta a terapeuta. No entanto, assim como acontece com qualquer terapia alternativa, a reflexologia não substitui tratamentos médicos.

Quais são os benefícios?

Reflexologia
Foto: Ryan Hoyme

Confira alguns benefícios da reflexologia:

– Reduz ansiedade e estresse

– Alivia dores

– Estimula a circulação sanguínea

– Alivia os sintomas da TPM

– Melhora a digestão

– Corrige desequilíbrios hormonais

– Ajuda a melhorar a qualidade do sono

– Melhora o funcionamento do intestino

– Melhora a função renal

– Acelera o metabolismo

– Melhora o trato respiratório

– Promove bem-estar geral

Como aplicar a reflexologia em casa?

Mapa dos pés
Imagem: Reprodução/Internet/Reflexologia

É claro que a aplicação da reflexologia, quando feita por um profissional, é mais completa e eficiente. “Isso porque nós fazemos uma entrevista para entender as principais queixas da pessoa e, assim, fazemos um trabalho mais amplo, que pode incluir diversos pontos diferentes, trazendo o alívio de sintomas variados que podem estar relacionados ao mesmo problema final”, afirma Carla. Além disso, para conhecer e entender o mapa dos pés, é preciso estudo e dedicação. Mas você pode estimular seu pé em casa e, assim, conseguir alívio para alguns problemas simples, como dor de cabeça e cólica menstrual, por exemplo.

A reflexoterapeuta ensina: “Em primeiro lugar, sente-se em uma cadeira confortável e volte a sola do pé para cima de uma forma confortável. Com a ponta dos dedos, explore a planta do seu pé até sentir algum ponto que esteja doendo. Os pontos doloridos, normalmente, indicam quais partes do corpo estão precisando de tratamento. Assim que encontrá-los, pressione por alguns segundos e repita até a dor passar”. Além disso, você pode pressionar os pontos específicos ligados aos órgãos e sistemas do organismo observando o mapa dos pés. Faça por alguns segundos e repita até sentir o alívio dos sintomas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy